Deviam isso sim, em paralelo com os vistos gold, fazer o mesmo para as empresas, tal e qual como faz a Holanda e irmos esfregar isso na cara dos Holandeses (quando conseguíssemos sacar de lá as nossas maiores empresas).
E como? O PR mandar reunir com os empresários?
Os grandes empresários, que empregam milhares de pessoas, cheiram as patranhas a km! Basta falarem com os políticos no fim, para fecharem o acordo, beberem umas Murganheiras Czar......
Fazia de 2 formas, ou através de taxas de imposto quase eternas (em vez de mudarem de ano para ano). Até podia manter o IRC nos 21% e 17% para o interior, e no máximo 5% de IRC/IRS na distribuição de lucros. Ou seja, se uma grande empresa lucrar mas não distribuír nada, paga 21%/17%, se distribuír dividendos aos sócios, esse montante distribuído, paga um adicional que varia entre 1 e 5%.
Mas a forma que eu acredito mais, chamarem todas as empresas sediadas lá fora e propor um contrato escrito por 50 anos, a garantir que as taxas de rendimentos para essa empresa são 17%/21% e o lucro distribuído aos accionistas pagam um adicional máximo de 5% (ou 2%..... sempre é mais que não ganhar nenhum e ganhar a Holanda).
Acredito que com um contrato quase vitalício que informe claramente as empresas (principalmente as grandes nacionais e até estrangeiras), passavam a olhar com seriedade para nós!
Porque a pior coisa que se pode fazer a uma empresa é mudarem os impostos todos os anos!!!!! Quem investe sabe fazer contas e gosta de prever como vai ser o seu investimento no futuro e a rentabilidade (ninguém dá dinheiro a ninguém).
Estou plenamente convencido que contratos fiscais com as empresas para uns 50 anos, faziam encher os cofres às Finanças, porque estaríamos em clara vantagem em relação aos países nórdicos que têem taxas de impostos muito mais pesadas que nós!!!!!!
E no fim metia os políticos a anunciarem as boas novas com pompa e circunstância, como sabem fazer!!!!!!
Estou convencido que punhamos grandes empresas mundiais a fazer contas