Míssil anticarro MSS 1.2 AC

• 11 Respostas
  • 3097 Visualizações
*

Vitor Santos

• Moderador Global
  • 7228
  • Recebeu: 1144 vez(es)
  • Enviou: 539 vez(es)
  • +9094/-10242

*

Vitor Santos

• Moderador Global
  • 7228
  • +9094/-10242
Re: Míssil anticarro MSS 1.2 AC
« Responder #1 em: Março 20, 2020, 03:55:32 pm »

*

Vitor Santos

• Moderador Global
  • 7228
  • +9094/-10242
« Responder #2 em: Abril 06, 2022, 03:01:37 pm »
Centro de Avaliações do Exército apoia disparo do MSS 1.2 AC

O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) apoiou, em 24 de março, o disparo do Sistema Míssil Superfície-Superfície 1.2 Anticarro (MSS 1.2 AC), executado pelo Centro Tecnológico do Exército (CTEx).

O equipamento é composto pela munição (míssil e tubo lançador) acoplada a uma unidade de tiro para mira e disparo, que compõem um conjunto leve, de fácil transporte e de rápida entrada ou saída de posição. Os parâmetros intrínsecos do sistema no terreno foram testados com base nos requisitos do Exército Brasileiro.

O MSS 1.2 AC é um sistema de armas para lançamento de míssil superfície-superfície, anticarro, de médio alcance, guiado a laser, para uso por tropas em solo ou em viatura. Ele provê maior portabilidade, flexibilidade e precisão no combate contra veículos blindados, por intermédio da implementação de alta tecnologia pela base industrial de defesa e segurança, em conjunto com o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército.

Participaram do evento o Chefe do CTEx, general de brigada Armando Morado Ferreira, o chefe do CAEx, general de brigada Alexandre Martins Castilho, engenheiros e técnicos da empresa SIATT Engenharia, responsável pela fabricação do sistema desenvolvido pelo CTEx,  militares da Marinha do Brasil, e militares do CTEx e da Seção de Testes da Divisão de Avaliação de Material do CAEx.

:arrow:  https://tecnodefesa.com.br/centro-de-avaliacoes-do-exercito-apoia-tiro-de-missil-anticarro-mss-1-2-ac/
« Última modificação: Abril 06, 2022, 03:02:35 pm por Vitor Santos »

*

Vitor Santos

• Moderador Global
  • 7228
  • +9094/-10242
« Responder #3 em: Março 07, 2023, 04:54:59 pm »
Centro de Avaliações do Exército apoia Centro Tecnológico nos testes de engenharia do Míssil Superfície-Superfície 1.2 Anticarro

Rio de Janeiro (RJ) – O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) – “Campo de Provas da Marambaia/ 1948” - apoiou o Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e a empresa SIATT – Engenharia, Indústria e Comércio Ltda, durante a etapa de testes de engenharia do Sistema Míssil Superfície-Superfície 1.2 Anticarro (MSS 1.2 AC), realizada entre os dias 6 e 9 de fevereiro.

A citada campanha de lançamento, que contou com a presença de engenheiros e técnicos, militares e civis, teve por finalidade verificar a efetividade dos aperfeiçoamentos implementados no Sistema de Armas MSS 1.2 AC, cujo ensaio consiste em um lançamento de míssil telemétrico, contra um alvo posicionado a dois mil metros.

A instrumentação da atividade compreende dois sistemas de telemetria: um na Banda L, e o outro, na banda S. Esta possui duas estações em redundância, que permitem o acompanhamento dos diversos componentes e subsistemas do míssil em tempo real, durante o lançamento e após o término do voo.

Para incremento da verificação da trajetografia do míssil, além da telemetria do sistema, os testes são apoiados por um conjunto de câmeras e drones, de forma que o ensaio permita validar a configuração atual do sistema, para que seja implementada nos demais exemplares que serão utilizados posteriormente na continuidade da subfase técnica da “Avaliação do Lote Piloto”.

O sucesso do teste ratifica a capacidade do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação de, juntamente com a Base Industrial de Defesa e Segurança, desenvolver produtos nacionais através do emprego de alta tecnologia, provendo à Força Terrestre maior portabilidade, flexibilidade e precisão no combate contra veículos blindados, por meio de um sistema de armas para lançamento de míssil superfície-superfície, anticarro, de médio alcance e guiado a laser, para uso por tropas em solo ou em viatura.

:arrow: http://www.caex.eb.mil.br/

*

MMaria

• Analista
  • 644
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • Enviou: 241 vez(es)
  • +24/-789
« Responder #4 em: Dezembro 18, 2023, 08:50:04 pm »
Olás.

O Exército a transferir 'algumas dezenas' misseis MSS 1.2 para a região fronteiriça à Venezuela.

Exército manda dezenas de mísseis para defesa de Roraima contra ameaça blindada
...
O MSS 1.2 AC é uma solução para a defesa de Roraima no momento em que os estoques mundiais desse tipo de armamento estão sendo consumidos na Ucrânia, como o Javelin americano, que ajudou a deter os blindados russos no primeiro ano da guerra.
...
https://www.estadao.com.br/politica/marcelo-godoy/exercito-manda-dezenas-de-misseis-para-defesa-de-roraima-para-enfrentar-ameacas/
"...Eu posso estar completamente enganado.
Eu posso estar correndo, pro lado errado.

Mas a dúvida é o preço da pureza.
E é inútil ter certeza..."

Engenheiros - Infinita highway.

*

Vitor Santos

• Moderador Global
  • 7228
  • +9094/-10242
« Responder #5 em: Maio 28, 2024, 06:39:39 pm »
Míssil Anticarro é testado no Centro de Avaliações do Exército

Rio de Janeiro (RJ) – O Centro de Avaliações do Exército (CAEx), localizado em Guaratiba (RJ), realizou, em 22 de maio do corrente, o teste de lançamento para avaliação técnica do Míssil Superfície-Superfície 1.2 Anticarro (MSS 1.2 AC). O teste verificou a segurança no emprego do material e o cumprimento dos requisitos técnicos projetados, além de ratificar os quesitos de segurança e eficácia. Na ocasião, o míssil foi lançado contra um alvo com blindagem e, para averiguar o êxito do teste, foi utilizado um conjunto de câmeras e drones que registraram sua trajetografia.

O teste foi executado por engenheiros e técnicos, militares e civis, cuja atividade foi conduzida pelo Chefe do CAEx, General de Brigada João Paulo Zago.

O Míssil MSS 1.2 Anticarro é equipado com sistema de visão noturna infravermelho que permite seu emprego em condições de pouca visibilidade. Seu peso também favorece a utilização por tropas aeroterrestres e aeromóveis. Essas características conferem versatilidade ao aramamento, que pode ser empregado em operações militares contra diversos tipos de ameaças, como veículos blindados, construções fortificadas, depósitos de combustível e munição, embarcações e até contra helicópteros pairando à baixa altura.

A evolução do Míssil MSS 1.2 Anticarro até a sua versão atual é resultado do projeto elaborado pela Seção de Mísseis e Foguetes do Centro Tecnológico do Exército em parceria com a empresa SIATT Engenharia, Indústria e Comércio.

O desenvolvimento do Míssil MSS 1.2 Anticarro pelo Exército Brasileiro insere-se no escopo da Ciência, Tecnologia e da Inovação e coopera com o desenvolvimento nacional. Entre os principais benefícios sociais do projeto, estão a geração de empregos e o fortalecimento da Base Industrial de Defesa, além da projeção internacional do Brasil pela geração de novas capacidades militares.

:arrow: https://www.eb.mil.br/web/noticias/w/missil-anticarro-e-testado-pelo-exercito

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: MMaria

*

MMaria

• Analista
  • 644
  • +24/-789
« Responder #6 em: Junho 09, 2024, 04:42:43 pm »
Olás.

Seguem os disparos do MSS AC, por tropas dos BIS de Roraima, PQD do Rio, Infantaria Leve de SP e dos Fuzileiros Navais.

Os testes estão sendo conduzidos para avaliar a eficácia e a precisão do míssil contra alvos móveis e fixos, totalizando 21 disparos, a serem realizados por tropas do Exército Brasileiro de diversas naturezas.
...
O MSS 1.2 é um armamento orgânico do pelotão anti-carro das unidades de Infantaria e Cavalaria, tendo como principal missão a destruição dos blindados inimigos, podendo também ser utilizado contra outros alvos compensadores, como: concentração de viaturas, construções fortificadas, depósitos de combustível e munição, embarcações blindadas e helicópteros voando à baixa altura.

...

https://www.forte.jor.br/2024/06/08/exercito-brasileiro-avanca-em-nova-fase-de-testes-de-missil-anticarro/

Sds!

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Vitor Santos

*

MMaria

• Analista
  • 644
  • +24/-789
« Responder #7 em: Setembro 10, 2024, 01:53:45 am »

*

MMaria

• Analista
  • 644
  • +24/-789
« Responder #8 em: Setembro 27, 2024, 10:34:44 am »
O 'novo' Cascavel com lançador duplo de MSS 1.2 AC, míssil agora batizado de Max em homenagem ao Sarg. Max Wolff, herói da FEB.

Sds

*

Vitor Santos

• Moderador Global
  • 7228
  • +9094/-10242
« Responder #9 em: Outubro 01, 2024, 11:54:53 am »
Exército apresenta o MAX 1.2 AC no Cascavel NG

Essa semana, o Exército Brasileiro (EB), divulgou a realização de uma série de testes com as viaturas Centauro II e Cascavel NG, no Centro de Avaliações do Exército (CAEx), no Rio de Janeiro.

Um dos pontos que chamou a atenção foi o Cascavel NG equipado com o lançador do Míssil Anticarro MSS 1.2 AC, desenvolvido em parceria com a empresa brasileira SIATT, que hoje faz parte do EDGE Group, dos Emirados Árabes Unidos.

Nessa oportunidade, o EB também divulgou que o míssil foi batizado de MAX, em homenagem ao Sargento Max Wolf,  herói da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial que morreu combate em 12/04/45, na região de Montese.

O MAX 1.2 AC é um armamento orgânico do pelotão anti-carro das unidades de Infantaria e Cavalaria, tendo como principal missão a destruição dos blindados inimigos, podendo também ser utilizado contra outros alvos, tais como concentração de viaturas, construções fortificadas, depósitos de combustível e munição, embarcações blindadas e helicópteros voando à baixa altura.

O Míssil MAX 1.2 Anticarro é equipado com sistema de visão noturna infravermelho que permite seu emprego em condições de pouca visibilidade.

Seu peso também favorece a utilização por tropas aeroterrestres e aeromóveis. Essas características conferem versatilidade ao armamento, que pode ser empregado em operações militares contra diversos tipos de ameaças.

Os testes operacionais confirmaram a eficácia e a adequabilidade do míssil em seu emprego típico contra alvos e operado por combatentes de tropa com dotação de Míssil Anti-Carro (MAC).

O MAX 1.2 AC tem alcance de até 2.000 m contra viaturas blindadas. Suas principais características são:

Precisão;
Mobilidade;
Facilidade de utilização e
Alta letalidade.

:arrow:  https://www.defesaaereanaval.com.br/exercito/exercito-apresenta-o-max-1-2-ac-no-cascavel-ng

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: MMaria

*

MMaria

• Analista
  • 644
  • +24/-789
« Responder #10 em: Outubro 03, 2024, 07:00:44 pm »

*

MMaria

• Analista
  • 644
  • +24/-789
« Responder #11 em: Outubro 22, 2024, 02:34:34 am »