Epá, isto é o que dá um tipo estar 5 horas atrasado… chega aqui e tem mais de 2 páginas de comentários… lol
Relativamente à questão das Meko A200, é bom perceber que só tem mais 10m e 400 tons que as EPC. Tem mais alcance, e isso é meritório, mas vale a diferença de preço e o facto de as termos que pagar por inteiro? Querem duas Meko A200PN ou 4 EPC-PN pelo mesmo preço ou mais baratas? Para podermos mandar uma fragata quando o Rei faz anos para fora de àrea, fazer umas visitas a África ou a Timor? Porque se fôr para fora de área em situação de conflito, NUNCA iremos sózinhos e sim integrados numa qualquer força-tarefa com AORs próprios... Acho engraçado que alguém que tem 3 Opel Vectra de 1990 a cair aos bocados, não quer 4 Clios Full extras por metade do preço, porque quer á viva força 2 Mégane versão básica... se não querem que a Marinha perca a sua capacidade de combate em 2030 (exceto as BD e os SSK), a única hipótese comprando novo é a EPC, e só se fôr muito bem subsidiada (no mínimo a 50%)... Acho que as VdG deviam ser sustituidas por 3 T26 (as melhores fragatas SW do mundo)? Acho... Tb acho que as hipóteses de isso acontecer são mais ou menos as mesmas de o Tim Cook me passar o dinheiro todo dele para as mãos...
Quanto à questão, acho que foi do Red Baron, de as VdG serem fragatas ASW e as EPC não, as VdG são um desenho com 30 anos, enquanto as EPC são um desenho novo, com motores elétricos auxiliares para operação silenciosa e tem sonar rebocado e/ou VDS. O que é que a VdG tem? Um sonar de casco ativo de 1990... o potencial ASW de uma e outra não é sequer comparável...
Ab
João