Sim, 29 anos sem acidentes de grande dimensão, porque de menor dimensão e incidentes de vária ordem todas as aeronaves sofrem, e a frota de Super Lynx a isso não foi obviamente alheia.
Faz-me lembrar a conversa que tive há alguns anos com um controlador a operar na torre do Montijo: disse-me que eu não fazia ideia da quantidade de incidentes que ocorrem todos os dias devido a múltiplos factores, e deu como exemplo o sucedido poucas semanas antes com um F-16AM que estava em treino ar-solo no CTA. O caça sofreu um
bird strike com alguma severidade, que por pouco não arrancou o pilone e tanque de combustível da estação 6, tendo imediatamente o piloto declarado emergência e pedido para aterrar na pista 26 da BA6 com o auxílio da barreira de retenção.
Como a "base aérea do Samouco" não dispõe desse sistema, o dito controlador disse-lhe ia tratar disso enquanto activava os OPSAS
, tendo o F-16 acabado por efectuar uma aterragem perfeitamente normal sem qualquer necessidade de ser parado pelo cabo de aço. Após uma estadia de dois dias para reparações, regressou sem problemas a Monte Real. Dito isto, de facto quase 3 décadas sem qualquer acidente grave ou perda da aeronave é notável, apesar de muita gaivota e cagarra tenham por vezes acabado em hambúrguer.