Modernização dos Lynx Mk95A

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Drecas

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #480 em: Janeiro 15, 2025, 03:24:49 pm »
Amigos britânicos têm-me perguntado nestas últimas semanas se existe um fundo de verdade no interesse da Marinha Portuguesa no AW159 Wildcat. Segundo os mesmos, estará a circular na Leonardo em Yeovil que "os portugueses poderão estar interessados na aquisição de entre 3 a 5 Wildcat ex-Royal Navy".

Na constituição está escrito que tem de ser tudo em segunda mão?  ::)
 

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sivispacem

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #481 em: Janeiro 15, 2025, 03:26:31 pm »
Amigos britânicos têm-me perguntado nestas últimas semanas se existe um fundo de verdade no interesse da Marinha Portuguesa no AW159 Wildcat. Segundo os mesmos, estará a circular na Leonardo em Yeovil que "os portugueses poderão estar interessados na aquisição de entre 3 a 5 Wildcat ex-Royal Navy".

Na constituição está escrito que tem de ser tudo em segunda mão?  ::)

Não.

Mas com as verbas disponibilizadas quase tudo tem de ser em 2ª ou 3ª mão. Doações também se aceitam mas isso cada vez é mais raro.....  :D
Cumprimentos,
 

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tenente

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #482 em: Janeiro 15, 2025, 06:14:29 pm »
Amigos britânicos têm-me perguntado nestas últimas semanas se existe um fundo de verdade no interesse da Marinha Portuguesa no AW159 Wildcat. Segundo os mesmos, estará a circular na Leonardo em Yeovil que "os portugueses poderão estar interessados na aquisição de entre 3 a 5 Wildcat ex-Royal Navy".

Na constituição está escrito que tem de ser tudo em segunda mão?  ::)

Não.

Mas com as verbas disponibilizadas quase tudo tem de ser em 2ª ou 3ª mão. Doações também se aceitam mas isso cada vez é mais raro.....  :D

Existe pelo menos uma excepção mesmo tendo como dizes " verbas disponibilizadas " que como acontece face às necessidades das FFAA, essas verbas são, geralmente exíguas para as aquisições exceptuando uma marca que dá pelo nome de Embraer.

Para essa marca há sempre verba e até mesmo sem ter sido previamente orçamentada, portanto quando se alega que não há disponibilidade orçamental, essa alegação exclui a Embraer permitindo que se continue a estoirar o que se já estoirou quando a FAP necessita  de upgrades em pelo menos quatro frotas de aeronaves de mais uma dezena de helis médios, e de adquirir armamento em quantidade para os F's.

Desculpem o OT.

Quanto à hipótese da aquisição dos 159, essa provável compra poderá, quanto a mim deveria, ocorrer, pois os lynx mesmo com o MLUZINHO, continuam, à semelhança da quase totalidade dos equipamentos e armamentos Nacionais, praticamente obsoletos.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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sivispacem

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #483 em: Janeiro 15, 2025, 06:58:39 pm »
Amigos britânicos têm-me perguntado nestas últimas semanas se existe um fundo de verdade no interesse da Marinha Portuguesa no AW159 Wildcat. Segundo os mesmos, estará a circular na Leonardo em Yeovil que "os portugueses poderão estar interessados na aquisição de entre 3 a 5 Wildcat ex-Royal Navy".

Na constituição está escrito que tem de ser tudo em segunda mão?  ::)

Não.

Mas com as verbas disponibilizadas quase tudo tem de ser em 2ª ou 3ª mão. Doações também se aceitam mas isso cada vez é mais raro.....  :D

Existe pelo menos uma excepção mesmo tendo como dizes " verbas disponibilizadas " que como acontece face às necessidades das FFAA, essas verbas são, geralmente exíguas para as aquisições exceptuando uma marca que dá pelo nome de Embraer.

Para essa marca há sempre verba e até mesmo sem ter sido previamente orçamentada, portanto quando se alega que não há disponibilidade orçamental, essa alegação exclui a Embraer permitindo que se continue a estoirar o que se já estoirou quando a FAP necessita  de upgrades em pelo menos quatro frotas de aeronaves de mais uma dezena de helis médios, e de adquirir armamento em quantidade para os F's.

Desculpem o OT.

Quanto à hipótese da aquisição dos 159, essa provável compra poderá, quanto a mim deveria, ocorrer, pois os lynx mesmo com o MLUZINHO, continuam, à semelhança da quase totalidade dos equipamentos e armamentos Nacionais, praticamente obsoletos.

Abraços

Pois, a EMBRAER tem bar aberto por cá. Por isso disse "quase tudo tem de ser em 2ª ou 3ª mão".

Mas se se comprarem os 159 - e também acho muito bem - que não tenham já 20 anos em cima do pelo. Mas mais uma vez se comprova que a política de investimentos da Defesa deixa bastante a desejar. Para que é que se fez este MLUzinho, que até nem demorou tão pouco tempo quanto isso?
Cumprimentos,
 

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Subsea7

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #484 em: Janeiro 15, 2025, 09:37:36 pm »
Boa noite,
Como disse aqui a Marinha tem interesse no SH-60 e AW-159...
Cps,
 
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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #485 em: Janeiro 15, 2025, 10:08:50 pm »
Boa noite,
Como disse aqui a Marinha tem interesse no SH-60 e AW-159...
Cps,

Sendo que, a concretizar-se a aquisição de AW-159, não teriam de reforçar a plataforma para helicóptero das BD (creio)
Cumprimentos,
 

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saabGripen

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #486 em: Janeiro 15, 2025, 11:02:56 pm »

Para todos os efeitos, os nossos Lynx não são Wildcats?

Os motores são os mesmos.
Os glass cockpits devem ser do mesmo nível.
Só falta o armamento e sistema EO.

Um Wildcat "despido" e um dos nossos modernizados "despido" é a mesma coisa.

A cauda de um Wildcat não dobra.
E a dos nossos modernizados? Dobra?
 

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Charlie Jaguar

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #487 em: Janeiro 16, 2025, 09:21:52 am »

Para todos os efeitos, os nossos Lynx não são Wildcats?

Os motores são os mesmos.
Os glass cockpits devem ser do mesmo nível.
Só falta o armamento e sistema EO.

Um Wildcat "despido" e um dos nossos modernizados "despido" é a mesma coisa.

A cauda de um Wildcat não dobra.
E a dos nossos modernizados? Dobra?

A sério que esses são os teus argumentos? Parece uma composição da primária.

Embora possa ser considerado obviamente um desenvolvimento do Lynx, o Wildcat tem apenas 5% de semelhança com o Super Lynx 300. Mas numa coisa dou-te razão: caso haja mesmo um interesse real da Marinha na aquisição de algumas células, muito provavelmente para uso nas fragatas, os aparelhos certamente virão "despidos" ou apenas com provisões para a utilização da M3M. Já o FLIR é que terá mesmo de vir porque é de origem.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #488 em: Janeiro 16, 2025, 04:45:45 pm »

Para todos os efeitos, os nossos Lynx não são Wildcats?

Os motores são os mesmos.
Os glass cockpits devem ser do mesmo nível.
Só falta o armamento e sistema EO.

Um Wildcat "despido" e um dos nossos modernizados "despido" é a mesma coisa.

A cauda de um Wildcat não dobra.
E a dos nossos modernizados? Dobra?

A sério que esses são os teus argumentos? Parece uma composição da primária.

Embora possa ser considerado obviamente um desenvolvimento do Lynx, o Wildcat tem apenas 5% de semelhança com o Super Lynx 300. Mas numa coisa dou-te razão: caso haja mesmo um interesse real da Marinha na aquisição de algumas células, muito provavelmente para uso nas fragatas, os aparelhos certamente virão "despidos" ou apenas com provisões para a utilização da M3M. Já o FLIR é que terá mesmo de vir porque é de origem.

Olha que isto são meninos para retirarem o FLIR, poupando mais umas coroas  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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saabGripen

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #489 em: Janeiro 16, 2025, 08:21:42 pm »

Para todos os efeitos, os nossos Lynx não são Wildcats?

Os motores são os mesmos.
Os glass cockpits devem ser do mesmo nível.
Só falta o armamento e sistema EO.

Um Wildcat "despido" e um dos nossos modernizados "despido" é a mesma coisa.

A cauda de um Wildcat não dobra.
E a dos nossos modernizados? Dobra?

A sério que esses são os teus argumentos? Parece uma composição da primária.

Embora possa ser considerado obviamente um desenvolvimento do Lynx, o Wildcat tem apenas 5% de semelhança com o Super Lynx 300. Mas numa coisa dou-te razão: caso haja mesmo um interesse real da Marinha na aquisição de algumas células, muito provavelmente para uso nas fragatas, os aparelhos certamente virão "despidos" ou apenas com provisões para a utilização da M3M. Já o FLIR é que terá mesmo de vir porque é de origem.


Boa noite Sr. Charlie Jaguar,

É sempre um prazer trocar ideias com Vxa.

As alterações aos nossos Lynx consitem, mais ou menos nisto;

The upgraded aircraft provides the Portuguese Navy with significant capability enhancements from the original Mk95 aircraft with the introduction of AW159 technology.
The upgrade includes the installation of LHTEC CTS800-4N engines, a new glass cockpit with integrated display units, a tactical processor, upgrades to the avionics suite and a new electrically powered rescue hoist.
The MLU program upgrades enhance in-service Lynx aircraft through the introduction of structural enhancements and modern systems driving increased reliability and capability. At the heart of the MLU is a new avionics core, based on the AW159, including new Integrated Display Units as well as a Tactical Processor, which integrates the new and legacy mission systems to provide a greater level of service capability to its customer base. This is part of Leonardo’s ‘Be Tomorrow 2030’ strategy.


Se não se importa Sr. Charlie Jaguar, gostaria que nos explicasse a todos como estas alterações resultam no "gap" de 95% que diz existir entre uma coisa e outra. Está a falar de parafusos e chapa? Dos pneus?

E o que é infantil naquilo que afirmei?

Posso explicar o "dobrar a cauda" caso não tenha entendido.
Não se trata das brincadeiras do seu amigo Subsea7.    :G-beer2:  (CJ e Ss7 a beber cerveja)
O que afirmo sobre o Wildcat é verdade, mas não sei se, depois dos trabalhos de modernização, os nossos Lynx mantêm a capacidade de a dobrar para ocupar menos espaço no hangar do navio.

É tudo por agora.

                                                                       aceite um  ::)  amigo
« Última modificação: Janeiro 16, 2025, 08:26:20 pm por saabGripen »
 

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #490 em: Fevereiro 06, 2025, 05:46:14 pm »
 

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #491 em: Fevereiro 11, 2025, 11:52:31 am »
Tendo em conta a brutal falta de resposta na imensa área marítima a incursão de submarinos, ter gasto 200 milhões em avionetas e ignorar a vertente ASW é esclarecedora. Ficamos pelo P3
Ainda não percebi bem porque dizem que as fragatas são ASW. Pelo sonar e uns torpedos antigos? a sério? Até as João Belo tinham

Entretanto repito o que disse o Tenente agora e eu já tenho dito. Ficam por fazer os importantes MLUs aos meios existentes, que parecem querem usar até caírem de podre mantendo a configuração original e básica.
No caso obvio dos C295, para poderem seguir o exemplo dos C130
 
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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #492 em: Fevereiro 11, 2025, 10:42:33 pm »
 

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mafets

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« Última modificação: Fevereiro 12, 2025, 10:45:45 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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