País cheio de dinheiro.
A opção Alcochete também permitirá, a longo prazo, encerrar a Portela, e sem ter a necessidade de ligar o aeroporto (Beja e/ou Leiria) a Lisboa com um TGV altamente dispendioso. O TGV é por si só um projecto megalómano, num país onde não se justifica, pelo menos até surgir uma prova concreta de que é rentável.
O Aeroporto de Beja não está "feito". É uma base aérea com algumas infraestruturas aeroportuárias, mas cuja capacidade não equivale à de um aeroporto principal. Transformar num aeroporto completo, não seria de graça, tal como não seria de graça transferir toda a estrutura da FAP para outro local.
Para a transformara BA11 em Aeroporto substituto do de LIS, temos de investir entre os 5.000/6.000 Milhões.
A actual plataforma de estacionamento da base, não consegue parquear 35 aeronaves N/B e W/B, quando no minimo, terá que ter capacidade de estacionar 100 aeronaves, actualmente o AHD possui 65 stands, que já não são suficientes para processar as aeronaves que transportam os cerca de 30 milhões pax/ano.
O actual terminal de pax, se é que o podemos chamar de terminal, consegue em simultâneo receber cerca de 300 pax/hora.
Actualmente em LIS a capacidade ronda os 6000 pax/hora o que já é curto, o indicado para o novo aeroporto será qq coisa como 10.000 pax/hora, só trinta e três vezes a capacidade de Beja......
Será preferivel construir um terminal de chegadas e um só para partidas com as pistas dedicadas também para AA e AD respectivamente, o terminal de partidas terá que possuir um minimo de 150 balcões de chk-in, e o das chegadas terá que no minimo possuir 22/25 tapetes de bagagens.
O terminal de bagagens de Beja, é outra amostra de terminal, apenas tem capacidade para processar o volume de bagagens correspondente aos tais 300pax/hora.
Terão que ser construidos dois terminais tanto o das chegadas como o das partidas, com uma capacidade inicial de + de 6000 bags/hora.
Como comparação para termos uma ideia dos custos envolvidos em BEJA, quando foi efectuada uma expansãozinha no terminal de bagagens partidas LIS, aka TBP, o investimento foi igual á construção dos terminais de pax e bagagens de BEJA, há quase vinte anos gastamos cerca de 33 milhões, coisa pouca.
Quanto á MNT será bom recordar que em LIS a TAP tem seis hangares, para os seus trabalhos de mnt nas aeronaves, em Beja seria necessário construir uns quantos hangares para albergar um numero apreciável de aeronaves, portanto mais umas centenas de milhões em infraestruturas.
Será necessário construir uma segunda pista paralela á actual e com uma distância lateral minima de 1015m em relação á pista existente.
Só a construção da segunda pista com um PCN suficiente para receber acfts de + 300 Tons pista essa com 4.000 X 70 custará muitas centenas de milhões.
Não esquecer que seria necessário construir uma nova torre de controlo a da FAP, bem a da FAP dá para eles e pouco mais, nem a NAV aceitaria trabalhar naquele cúbiculo.
Posto isto, será que devemos investir uns 6.000 milhões em Beja ?
Haverá retorno desse investimento?
As companhias querem voar para Beja?
Tem pax suficientes para voar para esse destino quando o procurado é LIS ??
Os que alegam que o Aeroporto de Beja está pronto não fazem a miníma ideia do que falam nem conhecem as exigência do dia a dia de um Aeroporto e seus operadores.
Só o facto de deslocar para Beja os milhares de trabalhadores diários do AHD, antes da crise seriamos por alto cerca de 27.000, são números de uma magnitude enorme para um País como o nosso, basta começar só pelos milhares de tripulantes que a TAP tem todos a caminho da base da Companhia que seria em Beja, adicionemos a segurança, a MNT, os Agentes de Handling, o staff do Aeroporto, o pessoal da NAV, da METEO, o GOC, os Socorros, enfim, fico-me por aqui.
Continuem a sonhar.
Abraços