A solução pode ser bem mais simples. Começa em marketing para as FA, feito por quem sabe e não amadores e forçar que qualquer um que entre nas FA's tenha que começar por praça e ir subindo na carreira conforme a disponibilidade de concursos. Sendo que o mínimo obrigatório antes de concorrer a qualquer concurso são 2 anos como praça.
Se as pessoas atualmente tem mais competências académicas e podem concorrer a Sargentos ou Oficiais, porque raio é que vão estar a concorrer para praças? É assim tão difícil de perceber isto? Significa apenas que o sistema está desadequado à sociedade, força-se todos a passar por praça, oferecendo ainda formação para que possam completar o 12º ano/equivalente ou ainda ensino superior para que depois mais tarde possam ir concorrendo aos concursos.
Acabar com concursos para Sargentos e Oficiais abertos ao público, se o problema está na base, não se pode dar acesso direto ao topo.
Sistema voluntário/contrato atual não serve, as pessoas sabem que há um fim e por isso não querem levar um chuto no cu ao fim de 12 anos de serviço, querem poder continuar a subir na carreira, as FA não oferecem isto ao publico em geral, apenas a uma elite formada nas suas escolas/academias - só mudando esse paradigma é que se poderá ter ingresso de mais gente.