Já vimos creio, 3 tipos de ré, uma pertence ao de 7 mil ton e duas diferentes ao de 9 mil. Não estou errado?
Qual afinal o modelo escolhido?
O NRP D. João II é um navio hidrográfico, como tal tem uma grua de 30 toneladas, o que estas variantes do nosso projecto não têm.
O nosso PNM deverá (estou a supor) ser uma versão muito costumizada do MPSS 7000
As versões aparesentadas pela Damen são as que eles padronizaram para aquilo que acham melhor para os seus potenciais clientes. Versões essas que depois são adapatadas aos requisitos dos clientes.
Porque que acho que nós vamos ter uma versão costomizada?
(vou supor que será o projecto mais recente/"final" do PNM é o que vem na revista da Marinha de Fevereiro)
- Segundo a resvista da marinha o PNM tem 107*20 m algo semelhante ao MPSS7000
- Nos projectos apresentados referem que o PNM vai ter uma rampa ro-ro, algo que não aparece nas versãos publicas da Damen
- O PNM vem com a Grua de 30 T algo que seria exclusivo do MPSS 9000
- Os modelo de 7000 e 9000 da Damen tem 8 e 9 posições para drones contudo o nosso por causa da grua de 30 T só tem 7 posições
- O nosso PNM tem uma rampa a popa para segundo a marinha operação de USV/UUV (na descrição geral referem só rampa para embarcações) algo parecio só está disponivel no MPSS9000
- Os compartimentos laterais do PNM são completamente diferentes dos projectos da Damen MPSS 7000/9000
- O PNM aparece um "Patilhão para Sensores (Drop Keel)" algo que não aparece nos outros projectos da Damen (pode simplesmente não estar destacado e tb estar incluido no projecto da Damen, mas ...)