Tens razão oh sG, epá temos um CEMA que é um autêntico visionário, que pensa em variáveis de uma forma inigualável no mundo dos "Cadernos de Encargos/Requests for Proposals".
Como todos sabemos, todos os outros países fazem concursos com medidas ultra específicas para a aquisição de navios para as suas Marinhas. O caso grego é um exemplo disso, os candidatos eram todos forçados a propor fragatas com dimensões específicas! - Ah não, não foi o caso... os candidatos propõem o que podem/têm, seguindo requisitos que têm por hábito ser mais ou menos amplos. Existem aspectos que são muito mais estritos no caderno de encargos, as dimensões/deslocamento dos navios não costumam ser.
"Ok, mas o exemplo grego é excepção, os outros todos são muito restritivos."
Tens razão pá, estava-me a esquecer do concurso australiano para as corvetas/fragatas, em que no mesmo concurso, os candidatos foram todos forçados a propor navios com exactamente as mesmas dimensões e deslocamento. Ah, espera, também não, havendo propostas para todos os gostos.
Deixa de ser bullshitter rapaz. Estás a tentar escavar pretextos para engrandecer (e dar graxa) o CEMA onde eles não existem. Não há aqui jogada "big brain" nenhuma. Um caderno de encargo tem critérios e pronto.