Pode ser uma mota versão de combate. Assim já é um meio militar, apto para operações convencionais, e adaptado para a exclusividade da guerra da Ucrânia.
Saudações
P.S. Os EUA sempre fizeram isso, inclusive com meios civis (assim como outras nações). Ou adaptavam ou compravam.
https://armedforcesconnect.org/2021/10/06/the-true-story-of-how-army-paratroopers-traded-dip-for-a-toyota-gun-truck-used-to-secure-the-kabul-airport/
The Toyota Land Cruiser at Hamid Karzai International Airport. (Courtesy of U.S. Army)
P.S.2 https://www.rtp.pt/noticias/mundo/secreta-de-kiev-anuncia-destruicao-de-mais-um-navio-russo-na-crimeia_n1577483
"Em 06 de junho de 2024, a unidade especial 9 do GUR atingiu com sucesso um rebocador russo 498 Saturn ou Proteus na costa da Crimeia temporariamente ocupada", afirmou em comunicado a "secreta" ucraniana, que usa os dois nomes pelos quais é conhecido este tipo de embarcações.
P.S.3 - Supostamente a Nato estava apostada em introduzir para já só o F16. Por isso o Gripen estavam em espera.
https://www.msn.com/en-us/news/world/sweden-delays-gripen-jets-to-ukraine-how-does-fighter-compare-to-f-16/ar-BB1ncKdt?ocid=BingNewsSerp
Swedish officials say the pause in delivery of Gripen jets is only meant to ensure that the planned delivery of F-16 jets to Ukraine proceeds smoothly.
Claro, mas são sempre casos isolados. No caso russo faz parte da doutrina.
Pois, a decisão do Macron parece ter sido mais ou menos repentina. Mas eu já disse há coisa de 1 ano, que os Mirage 2000 podiam ser uma solução interessante, para desenrascar.
Não sei se os suecos adiaram a oferta de caças Gripen por essas razões mencionadas, ou se terá a ver com preocupações de um conflito se suceder, e de não terem caças suficientes, ou se terá a ver com um possível negócio de venda dos Gripen (C/D usados?) para as Filipinas por exemplo.
A questão logística é importante, mas vou ter que mencionar que a Ucrânia operava no início da guerra
4 modelos de avião de combate entre Su-24, Su-25, Su-27 e Mig-29.
Não seria inconcebível se eventualmente víssemos uma transição dos 4 modelos soviéticos, para 3/4 modelos ocidentais. Enquanto a Ucrânia ainda tiver alguns daqueles caças, é difícil vislumbrar a adição de outros modelos ocidentais além do F-16 e eventualmente Mirage 2000.
A partir do momento em que os números de Sukhois e Migs se aproximarem do zero, e sabendo que o nº de F-16 disponíveis não é infinito, não me admirava de ver propostas do género:
-Panavia Tornado, incluindo ECR, para o lugar dos Su-24 (excelente plataforma para lançamento dos Taurus/StormShadow). Hornets em alternativa.
-A-10 para o lugar dos Su-25 (CAS)
-Typhoon Tranche 1 capacitados para AMRAAM e Meteor para o lugar dos Su-27 (interceptores primários).
-Mig-29 a serem substituídos pelos F-16 (Multirole).
Os Mirage 2000 e Gripen poderão ter uma função similar aos F-16, apesar de me parecer mais um caso do Mirage replicar as funções de interceptor, e o Gripen de Multirole.
Podíamos ainda mencionar a substituição dos L-39, por uma aeronave mais moderna e capaz.