Invasão da Ucrânia

• 7611 Respostas
  • 550322 Visualizações
*

ricardonunes

• Investigador
  • 5124
  • Recebeu: 454 vez(es)
  • Enviou: 96 vez(es)
  • +384/-7251
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #7560 em: Novembro 21, 2024, 09:12:17 am »
Curioso, o alarme de ataque aéreo só começou a trabalhar depois das explosões...
Potius mori quam foedari

*

papatango

• Investigador
  • 7824
  • Recebeu: 1122 vez(es)
  • +5378/-1098
« Responder #7561 em: Novembro 21, 2024, 09:12:29 am »
O sonho de muitos por aqui prestes a concretizar-se

https://executivedigest.sapo.pt/noticias/se-o-conflito-na-ucrania-escalar-para-guerra-mundial-quem-sera-mobilizado-no-nosso-pais-os-primeiros-dias-explicados-por-um-tenente-general/

A questão do Portugal em guerra, provavelmente mereceria um tópico próprio.
A escolha será sempre nossa. Ou o tópico se chama Portugal em guerra, ou Portugal de joelhos.

A ideia de começar a chamar pessoas para as forças armadas é no minimo ridicula.
Não há armas nem munições para as forças que conseguimos ter com alguma prontidão , quanto mais para armar mais gente.

A nossa guerra, não será no chão porque estamos demasiado longe dos russos e o nosso contributo é minimo.
O que poderemos fazer está ao nível da Força Aérea.

Estaria também ao nível da marinha, mas essa pura e simplesmente não existe. O nosso problema não é a substituição das gloriosas fragatas Vasco da Gama...
(que ficaram obsoletas e de segunda linha pouco depois de compradas e só agora é que foram promovidas a super navios)

O nosso problema é que inicialmente os NPO deveriam ter sido doze, e desses só temos quatro e desses só dois é que estão armados. Colocar meios anti-navio mesmo em alguns dos poucos navios existentes  já deveria ter sido pensado como medida de emergência.

É uma questão de tempo até os russos cortarem cabos submarinos nas nossas águas e na ZEE.
Isso  comprovará a nossa incapacidade para defender tão grande ZEE.

Podiam-se ter feito mil coisas, relativamente baratas e simples. Agora, creio que já é tarde.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...

*

os_pero

• Perito
  • **
  • 466
  • Recebeu: 191 vez(es)
  • Enviou: 69 vez(es)
  • +798/-40
« Responder #7562 em: Novembro 21, 2024, 10:10:35 am »
Sim pois o observador noticia esta tarde que o Putin terá proposto a Trump a divisão da Ucrânia em 3. A oriente as regiões agora ocupadas integram Rússia . Ao centro um país satélite chamado  Ucrânia de Karkiv a Odessa incluído Kiev ( mesmo sistema da Bielorrússia) e  leste  entrega o resto a Romenos, húngaros e Polacos.

Quem divulgou foram fonte ucranianas.

Existe uma informação da qual eu não tenho a certeza da sua validade (pois até agora foram poucos os meios a reproduzir esta informação) de um Sr. chamado Borys Pinkus que diz que Biden informou Trump da autorização para Ucrânia atacar território Russo e que este concordou.

https://x.com/UkrReview/status/1859251529456234959
🇺🇸🤔 "Trump supported Biden's decision to grant Ukraine permission to strike deep into Russia," — Republican Club President Borys Pinkus

❗️"I have information that during their meeting, Biden shared and discussed his plan with Trump, after which he received a positive response. Trump's policy is peace based on strength," he said.

Pessoalmente tanto esta informação como a cima acho que não passa de propaganda.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 21892
  • Recebeu: 3607 vez(es)
  • Enviou: 2537 vez(es)
  • +2017/-3842
« Responder #7563 em: Novembro 21, 2024, 10:25:28 am »
Se o Trump realmente concordou, então o que está retratado acima é definitivamente propaganda russa.

Acho interessante colocarem no cenário países europeus. A vontade de colocar no mesmo patamar uma ditadura com aspirações expansionistas territoriais e países que são democracias liberais é no mínimo caricato e só faz sentido na cabeça de algumas pessoas (pró-Russia).
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

*

os_pero

• Perito
  • **
  • 466
  • +798/-40
« Responder #7564 em: Novembro 21, 2024, 10:32:24 am »
Ukrainian air force officially claims ICBM strike.

According to their daily air defense statement, the Ukrainian air force claims that the country was targeted by a Russian intercontinental ballistic missile (ICBM)

On the morning of November 21, 2024, between 05:00 and 07:00, Russian troops attacked the city of Dnipro (enterprises and critical infrastructure) with missiles of various types. In particular, an intercontinental ballistic missile was launched from the Astrakhan region of the Russian Federation, an Kh-47M2 "Kinzhal" aeroballistic missile from a MiG-31K fighter, seven Kh-101 cruise missiles from Tu-95MS strategic bombers (launch area - Volgograd region) from the Tambov region .

More footage from the strikes on Dnepropetrovsk.

Não sei se esse video é o correcto.

https://x.com/hoje_no/status/1859535631925248061
Vídeo de melhor qualidade mostrando o primeiro ataque com um ICBM (míssil balístico intercontinental) na história. Trata-se do RS-26 Rubezh, lançado de Astrakhan, no sul da Rússia, contra a região ucraniana de Dnipro. Apesar de originalmente projetado para transportar ogivas nucleares, o ataque russo realizado nesta manhã utilizou ogivas convencionais, em resposta aos ataques ucranianos com mísseis de longo alcance contra território russo.

*

ricardonunes

• Investigador
  • 5124
  • Recebeu: 454 vez(es)
  • Enviou: 96 vez(es)
  • +384/-7251
« Responder #7565 em: Novembro 21, 2024, 10:38:20 am »

Só quem lá estava é que sabe

E volto a recalcar o meu comentário anterior, só depois do ataque o sistema de alarme anti míssil começou a funcionar

« Última modificação: Novembro 21, 2024, 10:39:48 am por ricardonunes »
Potius mori quam foedari

*

papatango

• Investigador
  • 7824
  • +5378/-1098
« Responder #7566 em: Novembro 21, 2024, 10:47:54 am »
Se o Trump realmente concordou, então o que está retratado acima é definitivamente propaganda russa.

A questão nem tem seguramente a ver com o fato de Trump ter ou não conhecimento da situação, mas sim com a origem do post.
Eu já comecei a passar por cima dos posts do dito, porque ainda está para haver um caso em que o autor do post diga algo que seja verdade, ou se possa comprovar.

Eu não sei se o Trump aprovou ou não aprovou, o que sei, é que a informação é pública há vários dias e Trump ficou calado como um rato e ninguém disse nada de entre os apoiantes mais diretos de Trump.
(provavelmente porque ninguém tem a mais pequena ideia sobre o que fazer ou dizer, com medo de ser desautorizado por Trump)

Costuma-se dizer que quem cala consente.
E o silencio de Trump na sequencia das notícias sobre a autorização para o uso de mísseis é prova disto, e prova de que Trump não tem plano nenhum para a Ucrânia.

Os mapas, são uma versão do que os bloggers russos inventaram ainda em 2022 sobre a anexação da Ucrânia ocidental.
No mapa acima. Kherson ainda estava nas mãos do regime fascista da Moscovia.
A Moscóvia fecharia os olhos à anexação daqueles territórios pelos polacos - territórios polacos anexados pela URSS na sequencia da invasão conjunta da Polónia pelos nazistas alemães e comunistas russos.
E os hungaros, ficariam com a região correspondente às florestas e montanhas dos Carpatos ucranianos)

A Roménia não é vista nem achada neste assunto, já que nos planos russos, a Transnistria e partes da Moldova também passariam para o controlo do Czar.

Noto qye os sonhos molhados do Viktor Orban são uma das razões pelo seu apoio a Putin, já que este aceitaria que a Hungria voltasse a ocupar o setor das montanhas dos Cárpatos, que já pertenceram à Hungria, à Checoslováquia, à URSS e agora à Ucrânia.

Este é um dos problemas mais complicados desta guerra. Os setores extremistas de uns países, voltarem a achar que podem controlar os territórios dos outros.

-
« Última modificação: Novembro 21, 2024, 11:21:01 am por papatango »

*

papatango

• Investigador
  • 7824
  • +5378/-1098
« Responder #7567 em: Novembro 21, 2024, 11:27:47 am »

Sobre a questão dos avisos de ataque aéreo na Ucrânia,  ::)  ::) ::) 

O sistema de defesa anti-aérea da Ucrânia, tem uma ligação a uma app (creio até que mais que uma) que os ucranianos instalam no telemovel e muitas pessoas antes de ir a um lugar, se ocorreu um aviso por SMS, vão verificar qual é a rota prevista para os mísseis.
Há muita gente que deixou de ir para os abrigos por causa disso.

É comum, as sirenes locais de aviso de ataque não funcionarem em tempo útil.
A razão de começarem a funcionar depois do ataque tem uma explicação simples...

Se ocorrer uma qualquer explosão provocada por qualquer outra razão (explosão de gás, acidente industrial ou outro) a população vai ouvir o ruido, mas não vai reagir. Já quando se trata de um ataque aéreo, a população desavisada que nem sequer tinha acesso à app no telemovel, é informada de forma sonora, de que o ruido foi um ataque, e como é normal, deve esperar mais mísseis, pois os russos não costumam enviar apenas um míssil contra um alvo.

*

os_pero

• Perito
  • **
  • 466
  • +798/-40
« Responder #7568 em: Novembro 21, 2024, 11:32:39 am »

Só quem lá estava é que sabe

E volto a recalcar o meu comentário anterior, só depois do ataque o sistema de alarme anti míssil começou a funcionar

Não sei se é assim tão estranho, a Ucrânia não tem nenhum sistema capaz de destruir um ICBM, logo tenho as minhas dúvidas se tem algum sistema também capaz de detetar o seu lançamento. Agora percebe-se pk que ontem algumas embaixadas fecharam secalhar já se sabia da probabilidade deste ataque acontecer, e provavelmente (esperemos nós) os Americanos detetaram o seu lançamento, ou/e muito provavelmente até foram informados previamente. E não sei se houve algum alerta (através da aplicação que os Ucranianos tem) anterior ao primeiro impacto ou não, como o papatango disse acho que é normal os alertas sonoros só serem ativados depois da confirmação de que aquela zona está ou vai ser atacada.

*

os_pero

• Perito
  • **
  • 466
  • +798/-40
« Responder #7569 em: Novembro 21, 2024, 11:44:30 am »
Putin com este ICBM subiu a parada como os nossos amigos Brasileiros gostam de dizer.

Será bluff ou não? não sei quem estará disponível para pagar para ver. De qualquer forma se Putin ganhar com esta postura de um Pais nuclear poder invadir outro e quando as coisas começam a correr mal, começa a ameaçar com as armas nucleares, penso que vamos ver uma corrida ao armamento nuclear de países que até agora não viam isso como prioridade e que podem começar a achar que precisam de outras garantias.

Estará na altura de um programa de armamento nuclear conjunto Europeu?

*

speedy

• Membro
  • *
  • 270
  • Recebeu: 25 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +176/-1640
« Responder #7570 em: Novembro 21, 2024, 12:20:59 pm »
Putin com este ICBM subiu a parada como os nossos amigos Brasileiros gostam de dizer.

Será bluff ou não? não sei quem estará disponível para pagar para ver. De qualquer forma se Putin ganhar com esta postura de um Pais nuclear poder invadir outro e quando as coisas começam a correr mal, começa a ameaçar com as armas nucleares, penso que vamos ver uma corrida ao armamento nuclear de países que até agora não viam isso como prioridade e que podem começar a achar que precisam de outras garantias.

Para quê?

O que deve ser feito é um programa de não proliferação de armas nucleares. Como é evidente...

A Europa tem armas nucleares que chegam e sobrem para limpar a Rússia do mapa.

« Última modificação: Novembro 21, 2024, 12:26:20 pm por speedy »

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 21892
  • Recebeu: 3607 vez(es)
  • Enviou: 2537 vez(es)
  • +2017/-3842
« Responder #7571 em: Novembro 21, 2024, 12:21:36 pm »
Durante a habitual coletiva de imprensa, Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, foi interrompida por uma ligação. Do outro lado da linha, um homem pediu que ela não comentasse nada sobre o lançamento de um ICBM contra a Ucrânia. Como se pode perceber, a conversa foi ouvida por todos.

:arrow: https://x.com/hoje_no/status/1859546547786014974
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

*

papatango

• Investigador
  • 7824
  • +5378/-1098
« Responder #7572 em: Novembro 21, 2024, 12:28:22 pm »

NOTA

Eu por sistema não me dou ao trabalho de ver os videos publicados, especialmente quando são publicados por contas que todos conhecemos como trolls ou pro-russos que tentyam semear a confusão.

Dito isto, eu dei-me ao trabalho de ir ver o video.
Um atraso num alarme anti-aéreo não é nada de extraordinário e o sistema de alerta funcionar mal ou não funcionar não é nada de extraordinário.

Qual é o problema neste video ?

É simples: O sistema de alerta antiaéreo não se ouviu porque provavelmente nem existia naquele lugar.

O que o troll afirma que é estranho, resulta da ativação dos alarmes de carros, que se ativam com a pressão e vibração provocada pela explosão.
Na parte final do video o que se escuta são as sirenes de veículos de emergência.

Em nenhum lugar se escuta o ruido tradicional das sirenes de alerta de ataque aéreo

Aqui... exemplo de sirene de raid aéreo:
https://www.youtube.com/watch?v=o7XuXj0BVnk

Mais outro exemplo:
https://www.youtube.com/watch?v=dq-cTtOiK24

Alguém ouve este ruido no video postado pelo troll russo ?
« Última modificação: Novembro 21, 2024, 12:29:40 pm por papatango »

*

os_pero

• Perito
  • **
  • 466
  • +798/-40
« Responder #7573 em: Novembro 21, 2024, 12:44:12 pm »

Para quê?

O que deve ser feito é um programa de não proliferação de armas nucleares. Como é evidente...

A Europa tem armas nucleares que chegam e sobrem para limpar a Rússia do mapa.

A Europa ou a França? E ignorando a NATO (que depende de muita politica) estaria disposta a França a arriscar a sua população num conflito nuclear para defender uma Polónia ou Bulgária?

E se em tempos de paz tal programa nunca foi possível não acha que agora que a Rússia está prestes a demonstrar que uma Potencia nuclear pode fazer o que bem lhe apetece, inclusive invadir países e caso as suas pretensões expansionistas corram mal pode ameaçar com o uso de armamento nuclear para conseguir o que quer. Acha que países que ao lados destas potencias se poderem não vão ter armamento nuclear agora? É que já vimos que garantias de segurança contra grandes potencias não funcionam.
« Última modificação: Novembro 21, 2024, 12:52:34 pm por os_pero »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Fil53

*

papatango

• Investigador
  • 7824
  • +5378/-1098
« Responder #7574 em: Novembro 21, 2024, 12:46:36 pm »

https://x.com/hoje_no/status/1859535631925248061
Vídeo de melhor qualidade mostrando o primeiro ataque com um ICBM (míssil balístico intercontinental) na história. Trata-se do RS-26 Rubezh, lançado de Astrakhan, no sul da Rússia, contra a região ucraniana de Dnipro. Apesar de originalmente projetado para transportar ogivas nucleares, o ataque russo realizado nesta manhã utilizou ogivas convencionais, em resposta aos ataques ucranianos com mísseis de longo alcance contra território russo.

Por partes. No primeiro video, (onde o troll escuta os alarmes dos carros e diz que é o sistema de alerta antiaéreo ucraniano    :mrgreen: :mrgreen:   ), não há qualquer dúvida de que se trata de mísseis de cruzeiro. Ouvimos o ruido do motor

Um ICBM não se ouve. Só se ouve quando rebenta.

As imagens do Hoje no mundo militar, ou muito me engano,. mas mesmo muito,  são apenas explosões de foguetes de artilharia de um sistema tipo BM-21 pois há multiplas explosões sobre o alvo, e todas elas demasiado pequenas para terem alguma coisa a ver com um ICBM modificado para transportar explosivos.