Primeiro avião português (2025)

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tenente

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #30 em: Dezembro 07, 2023, 06:13:38 am »
Contentor deste tipo?

https://en.wikipedia.org/wiki/Unit_load_device

Claramente não é nada de inédito. No máximo, o que poderá ser "inédito", ou superior à concorrência em aeronaves daquela dimensão e capacidades, é o volume interno da cabine e o acesso a esta, não só para o contentor, mas para tudo o resto.

Que há potencial de mercado, já se sabe que sim, pois poderá substituir aeronaves civis e militares em muitos países. Mas para isso, é preciso provar o seu valor e ter um preço competitivo. Para provar o seu valor, será necessário encomendas internas, e o mercado civil por si só poderá não chegar, e portanto se querem que a FAP compre alguns, convém que sirva para algo mais do que meramente transporte.

Nesse mesmo artigo no início do tópico, é dado o exemplo da FAB, com os seus Bandeirante. Mas a FAB não é um cliente garantido, nem de perto nem de longe, já que poderá haver pressões internas para que se compre algo feito no Brasil.

Não Dc, os ULD's desse tipo, AKE e afins são standart para os NB/WB da aviação comercial, as dimensões não são compatíveis com a capacidade interna dessa nova aeronave, wue devido as suas dimensões poderá nem poder receber qq tipo/modelo de ULD existente!

Para esse tipo de aeronaves, quando adptadas, e o MD, Permite, são utilizadas paletes do tipo que por exemplo, os C295, podem usar quando tem a versão contentorizada.

Abraços
« Última modificação: Dezembro 07, 2023, 06:28:10 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #31 em: Dezembro 07, 2023, 09:58:16 am »
Contentor deste tipo?

https://en.wikipedia.org/wiki/Unit_load_device

Claramente não é nada de inédito. No máximo, o que poderá ser "inédito", ou superior à concorrência em aeronaves daquela dimensão e capacidades, é o volume interno da cabine e o acesso a esta, não só para o contentor, mas para tudo o resto.

Que há potencial de mercado, já se sabe que sim, pois poderá substituir aeronaves civis e militares em muitos países. Mas para isso, é preciso provar o seu valor e ter um preço competitivo. Para provar o seu valor, será necessário encomendas internas, e o mercado civil por si só poderá não chegar, e portanto se querem que a FAP compre alguns, convém que sirva para algo mais do que meramente transporte.

Nesse mesmo artigo no início do tópico, é dado o exemplo da FAB, com os seus Bandeirante. Mas a FAB não é um cliente garantido, nem de perto nem de longe, já que poderá haver pressões internas para que se compre algo feito no Brasil.

Não Dc, os ULD's desse tipo, AKE e afins são standart para os NB/WB da aviação comercial, as dimensões não são compatíveis com a capacidade interna dessa nova aeronave, wue devido as suas dimensões poderá nem poder receber qq tipo/modelo de ULD existente!

Para esse tipo de aeronaves, quando adptadas, e o MD, Permite, são utilizadas paletes do tipo que por exemplo, os C295, podem usar quando tem a versão contentorizada.

Abraços

Vou INSISTIR.

Quando o projecto foi apresentado, foi referido que o aparelho seria capaz de transportar contentores standard.
Os desenhos que aparecem no início deste tópico mostram um contentor a ser carregado (se está á escala correcta, não sei), não uma palete.
Se nos diz que "estes aparelhos (deste tamanho)", em geral, não conseguem acomodar estes contentores - então: se este pode, estamos perante uma vantagem significativa em termos comerciais.

Falta a confirmação.
« Última modificação: Dezembro 07, 2023, 10:05:33 am por saabGripen »
 

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MMaria

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #32 em: Dezembro 07, 2023, 09:03:04 pm »
Olás.

Caso seja o ATL-100 na página do projeto tem algumas informações básicas.




http://desaer.com.br/

Sds!
"...Eu posso estar completamente enganado.
Eu posso estar correndo, pro lado errado.

Mas a dúvida é o preço da pureza.
E é inútil ter certeza..."


Engenheiros - Infinita highway.
 

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #33 em: Dezembro 08, 2023, 12:57:16 am »

E aqui podem ver o que é um LD3:

https://simple.wikipedia.org/wiki/Unit_load_device

E comparar com a imágem do avião no início do tópico
 

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papatango

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #34 em: Dezembro 08, 2023, 12:54:50 pm »
Não consegui entender que características tem esta aeronave.

Nenhum avião é construido de fio a pavio em país algum.
Já tive discussões com brasileiros a defenderem a glória eterna da grandiosa Embraer, explicando que o mais importante dos aviões são os motores, as asas, o trem de aterragem e muito importante, os aviónicos ou sistemas de navegação.

Logo, esta aeronave não terá motores nem trem de aterragem fabricado em Portugal.
Como eu não conheço nenhum fabricante de sistemas de navegação aeronáutica em Portugal, fico com a impressão de que ou estão a pensar colocar um smartphone no cockpit e guiar o avião utilizando o smartphone, ou então também vão ter que comprar os sistemas de navegação, sem os quais nenhum avião será certificado para voar, nem no Burkina-Faso.

Este tipo de sistemas, é imprescindivel por exemplo para voos inter ilhas. Há muito tempo que não se voa à vista ...

Sabemos que não há motor, mas não sabemos que motor seria colocado. Por isso, não sabemos qual a autonomia da aeronave vazia, e não sabemos que porção de terreno consegue cobrir com a carga máxima prevista.


A título de curiosidade, o primeiro avião produzido em Portugal, sob licença, foi o Tiger-Moth na década de 1930.
Foi fabricado pelas OGMA em mais de 140 unidades.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 
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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #35 em: Setembro 29, 2024, 12:11:40 pm »
Segundo sei, a FAP não tem qualquer interesse no Aviocar 2.0, nem neste momento, nem para o futuro. A não ser que lhe venha a ser impingido por ser de interesse nacional, claro. ::)

Não sei até que ponto um turboprop ligeiro, com alguma capacidade de carga e STOL, não seria mas era bom para o Exército. Tanto para uso geral, como para ISR por exemplo.


                                                              Foi impigido.

                                                                      PRR oblige.

Os tempos são outros.
O dinheiro já está deste lado.
Agora o LUS222 tem que ter um cliente de lançamento.                                                                                             
Usem-no.

E concordo com o Sr. ChalieJaguar.
LUS222 e Super Tucanos (esta ideia é do Pescador) para o Exército.
« Última modificação: Setembro 29, 2024, 12:17:13 pm por saabGripen »
 

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Charlie Jaguar

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #36 em: Setembro 29, 2024, 12:17:22 pm »
                                                              Foi impigido.

Psst, é impingido, do verbo impingir...
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #37 em: Setembro 29, 2024, 04:20:25 pm »
                                                              Foi impigido.

Psst, é impingido, do verbo impingir...

Obrigado.
Não sou de letras.
Mas não axas que estar sempre a corrigir a ortografia de outros homens é um bocad...
... esquece - não se fala mais no assunto i-m-p-i-n-g-i-d-o ... impingido ... do verbo impingir.

copy that.

Como em;
"O LUS222 vai ser impingido á FAP e, segundo o CEMFA, a FAP vai gostar."
"O KC-390 foi impigido á FAP"
"O ST está prestes a ser i-m-p-i-n-g-i-d-o"
"Operar helicópteros de combate a incêndios foi impingido á FAP pelo António Costa"

Com tanto material impingido de fora, eu até aceito a ideia de a FAP querer impingir F-35s a si própria e a todo o Povo Português. Isto já que, tendo a obrigação de perceber um bocadinho sobre a sua própria defesa e, na realidade, não percebendo merda nenhuma, esse Povo terá com O Grande Impingimento o que merece.

Com isto, prometo aqui solenemente não mais falar mal do F-35, antes pelo contrário.

Mas vou falar bem do LUS222, do AR-X, da BIMBY, dos NPO3, dos NPC... visto representarem para mim um futuro melhor para Portugal.

Bravo
Echo
November
Foxtrot
...

gripen out
« Última modificação: Setembro 29, 2024, 04:39:40 pm por saabGripen »
 

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sivispacem

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #38 em: Setembro 29, 2024, 05:56:39 pm »
Não consegui entender que características tem esta aeronave.

Nenhum avião é construido de fio a pavio em país algum.
Já tive discussões com brasileiros a defenderem a glória eterna da grandiosa Embraer, explicando que o mais importante dos aviões são os motores, as asas, o trem de aterragem e muito importante, os aviónicos ou sistemas de navegação.

Logo, esta aeronave não terá motores nem trem de aterragem fabricado em Portugal.
Como eu não conheço nenhum fabricante de sistemas de navegação aeronáutica em Portugal, fico com a impressão de que ou estão a pensar colocar um smartphone no cockpit e guiar o avião utilizando o smartphone, ou então também vão ter que comprar os sistemas de navegação, sem os quais nenhum avião será certificado para voar, nem no Burkina-Faso.

Este tipo de sistemas, é imprescindivel por exemplo para voos inter ilhas. Há muito tempo que não se voa à vista ...

Sabemos que não há motor, mas não sabemos que motor seria colocado. Por isso, não sabemos qual a autonomia da aeronave vazia, e não sabemos que porção de terreno consegue cobrir com a carga máxima prevista.


A título de curiosidade, o primeiro avião produzido em Portugal, sob licença, foi o Tiger-Moth na década de 1930.
Foi fabricado pelas OGMA em mais de 140 unidades.


Querem um cliente nacional de saída?? Vendam-no ao Ministério da Saúde e aos GOvernos regionais, para evacuações aeromédicas e inter-ilhas.
À partida teriam uns 12 assegurados. Se quiserem mais 2 ou 3 vendas adquiram-nos para S. Tomé 
Cumprimentos,
 
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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #39 em: Setembro 29, 2024, 06:02:46 pm »
                                                              Foi impigido.

Psst, é impingido, do verbo impingir...

Obrigado.
Não sou de letras.
Mas não axas que estar sempre a corrigir a ortografia de outros homens é um bocad...
... esquece - não se fala mais no assunto i-m-p-i-n-g-i-d-o ... impingido ... do verbo impingir.

copy that.

Não tens de quê. Sem erros ortográficos a tua mensagem será melhor entendida e tida em conta, seja ela qual for. Não percebes isso, pensas que estou sempre a implicar, mas não é o caso.

Não tem problema se o Lus222 for impingido à FAP, afinal desde que o "puxa-empurra" do FTB-337G foi abatido que deixou de haver aeronave para entregar o correio pelas bases aéreas a meio da tarde, e assim sempre passa a ser de grande utilidade sobretudo nas alturas festivas. :mrgreen:

OT:

Podes falar bem ou mal do que quiseres, desde que o faças dentro dos limites da educação. Também eu há muitos anos desconfiava do F-35 dado o seu historial de problemas e avultado preço, sendo mesmo adepto do Saab Gripen (vês, isso não sabias tu!). Todavia, depois de muito ler, pesquisar e ouvir, percebi o meu erro e dei a mão à palmatória relativamente ao Lightning II. É a escolha acertada para substituto do F-16M também por cá, mas não é perfeita.

Agora relativamente ao Benfica, podes escrever ou insinuar o que quiseres pois quem ficará mal na fotografia serás tu. Em 20 anos de Fórum Defesa, e outros tantos noutros fóruns desta vida, nunca me meti com os clubes (ou credos, raça, orientação sexual, política, etc) de ninguém a não ser a brincar. Não me afeta absolutamente nada se escreveres claramente que o "Benfica É Merda" em vez de te pores com brincadeirazinhas de military slang. Quem fica a perder és tu, tanto a nível de credibilidade como de seriedade, e nunca penses que eu não gosto do contraditório porque não é verdade. Isto já sem falar que aqui somos todos adultos, e coisas como esta não passam claramente de criancices escusadas.

Ah, e parabéns à tua filha. Espero que esteja a ter um excelente dia na tua companhia e da tua família.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #40 em: Setembro 29, 2024, 07:33:48 pm »
                                                              Foi impigido.

Psst, é impingido, do verbo impingir...

Obrigado.
Não sou de letras.
Mas não axas que estar sempre a corrigir a ortografia de outros homens é um bocad...
... esquece - não se fala mais no assunto i-m-p-i-n-g-i-d-o ... impingido ... do verbo impingir.

copy that.

Não tens de quê. Sem erros ortográficos a tua mensagem será melhor entendida e tida em conta, seja ela qual for. Não percebes isso, pensas que estou sempre a implicar, mas não é o caso.

Não tem problema se o Lus222 for impingido à FAP, afinal desde que o "puxa-empurra" do FTB-337G foi abatido que deixou de haver aeronave para entregar o correio pelas bases aéreas a meio da tarde, e assim sempre passa a ser de grande utilidade sobretudo nas alturas festivas. :mrgreen:

OT:

Podes falar bem ou mal do que quiseres, desde que o faças dentro dos limites da educação. Também eu há muitos anos desconfiava do F-35 dado o seu historial de problemas e avultado preço, sendo mesmo adepto do Saab Gripen (vês, isso não sabias tu!). Todavia, depois de muito ler, pesquisar e ouvir, percebi o meu erro e dei a mão à palmatória relativamente ao Lightning II. É a escolha acertada para substituto do F-16M também por cá, mas não é perfeita.

Agora relativamente ao Benfica, podes escrever ou insinuar o que quiseres pois quem ficará mal na fotografia serás tu. Em 20 anos de Fórum Defesa, e outros tantos noutros fóruns desta vida, nunca me meti com os clubes (ou credos, raça, orientação sexual, política, etc) de ninguém a não ser a brincar. Não me afeta absolutamente nada se escreveres claramente que o "Benfica É Merda" em vez de te pores com brincadeirazinhas de military slang. Quem fica a perder és tu, tanto a nível de credibilidade como de seriedade, e nunca penses que eu não gosto do contraditório porque não é verdade. Isto já sem falar que aqui somos todos adultos, e coisas como esta não passam claramente de criancices escusadas.

Ah, e parabéns à tua filha. Espero que esteja a ter um excelente dia na tua companhia e da tua família.


Numa resposta ao que escreves, o mais importante para mim é agradecer sinceramente a ultima linha.
Posso dizer que, de facto, não trabalho em nenhuma empresa que é mencionada aqui no Forum, mas a minha filha sim (numa das portuguesas...), com muito orgulho meu.

"...a nível de credibilidade como de seriedade..."
Lamento mas não consigo ser as duas coisas ao mesmo tempo. Não sou perfeito.
Tento ser credível - até porque tenho conhecimentos para isso - mas bué brincalhão.
Sou uma presença "nada militar" no forum defesa.

Benfica?
Eu?
Qual Benfica?

F-35
É sim um aparelho fantástico.
Pelo Stealth: assim-assim
Uma coisa que estranho é a ausência de histórias.
"Estavamos a fazer uma patrulha sobre a lituânia, com os radares em search-mode. Quando vimos dois pontos a aproximarem-se... de frente ... só tivemos tempo para dizer what-the-fuuu, quando dois F-35 passam por nós, sem que nunca tenhamos ..."

Estás a perceber?
Não há histórias de pilotos militares, de ex-militares, de pilotos civis... nada.
No entanto não faltam histórias de SEAL Team 6 e de Delta Force ect. ect.
Algo não bate certo.
Posso dizer mais acerca de Chineses e STARLINK mas fico-me por aqui.

Agora Sensor Fusion... Networking...
Isso é outra coisa
Assim as FFAA portuguesas tenham habilidade (porque dinheiro é pouco) para ter o que fundir e meter na NET.

Puxa Empurra
Em 1983 o meu pai resolveu regressar a Portugal depois de eu ter crescido nos EEUU. Eu tinha 16 anos.
Ele tinha-me comprado uma CANON AE1 Program.
Aterramos em Lisboa e fomos de avião para o Porto.
Esperávamos lá por uma ligação nas Linhas Aéreas Regionais para Vila Real.
O Aeroporto estava vazio.
Aterra um Puxa -Empurra - pintura camuflada -- penso que era Multicam (brincalhão).
Eu consigo abrir uma porta, saio para a "pista" para tirar uma foto.
Sou preso pela GNR.
O meu pai tem que convencer o Cabo de que eu não sou um jornalista.
Estranho muito a forma "humilde e rebaixada com que o meu pai fala com o guarda - acrescentando que é militar - na reserva - da Força Aérea".
O meu "encontro" com o Portugal de 1983 de que passava a ser residente e cidadão.

Hoje foi um bom dia, obrigado mais uma vez.
 

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saabGripen

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #41 em: Outubro 10, 2024, 08:02:59 pm »
Notícias que deverão sair no EXPRESSO daqui a duas ou três semanas...

https://eco.sapo.pt/2024/10/10/ponte-de-sor-disputa-producao-do-primeiro-aviao-hibrido-de-passageiros/

1)
Suecos:
Ponte de Sor quer fazer “aterrar” no aeródromo do concelho a produção do primeiro avião híbrido de passageiros do mundo, desenvolvido pela sueca Heart Aerospace. A empresa confirma que o município alentejano é uma das localizações em estudo. Investimento daria ainda maior projeção ao cluster aeronáutico, que passou de 30 postos de trabalho para 447 numa década.

2)
CEiiA:
...a Aero.Next Portugal, que inclui a produção do primeiro avião português, o LUS 222...
A linha de montagem será localizada no aeródromo de Ponte de Sor. “O projeto da fábrica está praticamente pronto. Propõem-se a entregar na Câmara dentro de meses e o espaço no aeródromo já está reservado“

3)
TEKEVER ARX:
Outro produto que faz parte da agenda mobilizadora é um drone de grandes dimensões, com 12 metros de envergadura de asas, que será produzido pela Tekever.
“Quando começar a ser produzido será necessária uma nova linha, muito mais gente, quase uma nova fábrica”, antecipa, contabilizando a criação de 160 postos de trabalho para apenas um turno.

4)
RADAR:
Pelo concelho de Ponte de Sor passam ainda duas agendas da área espacial. A Neuraspace, uma empresa de monitorização de lixo espacial com recurso a inteligência artificial sedeada em Coimbra, pretende instalar no aeródromo um radar de grandes dimensões, “que ocupa quase o tamanho de um campo de futebol”.

5)
...


« Última modificação: Outubro 10, 2024, 08:03:59 pm por saabGripen »
 

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JohnM

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #42 em: Outubro 11, 2024, 04:39:05 am »
Notícias que deverão sair no EXPRESSO daqui a duas ou três semanas...

https://eco.sapo.pt/2024/10/10/ponte-de-sor-disputa-producao-do-primeiro-aviao-hibrido-de-passageiros/

1)
Suecos:
Ponte de Sor quer fazer “aterrar” no aeródromo do concelho a produção do primeiro avião híbrido de passageiros do mundo, desenvolvido pela sueca Heart Aerospace. A empresa confirma que o município alentejano é uma das localizações em estudo. Investimento daria ainda maior projeção ao cluster aeronáutico, que passou de 30 postos de trabalho para 447 numa década.

2)
CEiiA:
...a Aero.Next Portugal, que inclui a produção do primeiro avião português, o LUS 222...
A linha de montagem será localizada no aeródromo de Ponte de Sor. “O projeto da fábrica está praticamente pronto. Propõem-se a entregar na Câmara dentro de meses e o espaço no aeródromo já está reservado“

3)
TEKEVER ARX:
Outro produto que faz parte da agenda mobilizadora é um drone de grandes dimensões, com 12 metros de envergadura de asas, que será produzido pela Tekever.
“Quando começar a ser produzido será necessária uma nova linha, muito mais gente, quase uma nova fábrica”, antecipa, contabilizando a criação de 160 postos de trabalho para apenas um turno.

4)
RADAR:
Pelo concelho de Ponte de Sor passam ainda duas agendas da área espacial. A Neuraspace, uma empresa de monitorização de lixo espacial com recurso a inteligência artificial sedeada em Coimbra, pretende instalar no aeródromo um radar de grandes dimensões, “que ocupa quase o tamanho de um campo de futebol”.

5)
...
Como a minha família é toda de Ponte de Sôr e ainda temos a casa dos meus avós maternos numa aldeia vizinha, espero sempre que tudo corra pelo melhor, lol… passei umas infância e adolescência muito felizes em Ponte de Sôr 😊

Ab
« Última modificação: Outubro 11, 2024, 04:39:48 am por JohnM »
 

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #43 em: Outubro 11, 2024, 05:53:51 am »
Citação de: JohnM

TEKEVER ARX:
Outro produto que faz parte da agenda mobilizadora é um drone de grandes dimensões, com 12 metros de envergadura de asas, que será produzido pela Tekever.
“Quando começar a ser produzido será necessária uma nova linha, muito mais gente, quase uma nova fábrica”, antecipa, contabilizando a criação de 160 postos de trabalho para apenas um turno.

Como a minha família é toda de Ponte de Sôr e ainda temos a casa dos meus avós maternos numa aldeia vizinha, espero sempre que tudo corra pelo melhor, lol… passei umas infância e adolescência muito felizes em Ponte de Sôr 😊

Ab

Estou a planear lá ir para assistir à apresentação do ARX,  já com um PMD de 600kgs, uma autonomia de 24+ hrs e um payload de 150 kgs a Tekever está a entrar no mercado dos drones de um patamar bem superior.

Abraços
« Última modificação: Outubro 11, 2024, 05:54:54 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #44 em: Outubro 11, 2024, 10:22:26 am »
O ideal para um Smokejumper Aircraft...er, como era o outro que vendemos duas unidades...  :mrgreen:



https://wfca.com/wildfire-articles/firefighting-planes-an-in-depth-guide/

Saudações  :mrgreen:

P.s 1 Um punhado deles para a esquadra dos fogos e mais verbas do PRR garantidas.  :mrgreen:



P.S. 2 - Como está a historia do MCR Biplace?

https://desastresaereosnews.blogspot.com/2008/12/avio-portugus-custa-100-mil-euros.html

Citar
"Desde que nos instalámos no Alentejo já produzimos 306 aviões, mas este é o primeiro cem por cento português", referiu ao CM David Chaumet, director operacional da empresa do grupo francês que produz aviões ultraligeiros e em kit. "Os kits são destinados aos clientes que gostam de montar o seu próprio avião. Custam entre 60 e 70 mil euros", frisou.


 

















"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/