Primeiro avião português (2025)

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #45 em: Outubro 11, 2024, 10:41:56 am »
                                                              Foi impigido.

Psst, é impingido, do verbo impingir...


Impingir do Verbo Brasil

Presente : eles impingem
Pretérito perfeito: eles impingiram
Futuro do perfeito: eles impingirão
« Última modificação: Outubro 11, 2024, 10:48:06 am por Pescador »
 

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Pescador

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #46 em: Outubro 11, 2024, 10:43:19 am »
Segundo sei, a FAP não tem qualquer interesse no Aviocar 2.0, nem neste momento, nem para o futuro. A não ser que lhe venha a ser impingido por ser de interesse nacional, claro. ::)

Não sei até que ponto um turboprop ligeiro, com alguma capacidade de carga e STOL, não seria mas era bom para o Exército. Tanto para uso geral, como para ISR por exemplo.


                                                              Foi impigido.

                                                                      PRR oblige.

Os tempos são outros.
O dinheiro já está deste lado.
Agora o LUS222 tem que ter um cliente de lançamento.                                                                                             
Usem-no.

E concordo com o Sr. ChalieJaguar.
LUS222 e Super Tucanos (esta ideia é do Pescador) para o Exército.

A "ideia" é, como qualquer português natural entende, de usar o sarcasmo
 

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saabGripen

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #47 em: Outubro 11, 2024, 07:28:29 pm »
Citação de: JohnM

TEKEVER ARX:
Outro produto que faz parte da agenda mobilizadora é um drone de grandes dimensões, com 12 metros de envergadura de asas, que será produzido pela Tekever.
“Quando começar a ser produzido será necessária uma nova linha, muito mais gente, quase uma nova fábrica”, antecipa, contabilizando a criação de 160 postos de trabalho para apenas um turno.

Como a minha família é toda de Ponte de Sôr e ainda temos a casa dos meus avós maternos numa aldeia vizinha, espero sempre que tudo corra pelo melhor, lol… passei umas infância e adolescência muito felizes em Ponte de Sôr 😊

Ab

Estou a planear lá ir para assistir à apresentação do ARX,  já com um PMD de 600kgs, uma autonomia de 24+ hrs e um payload de 150 kgs a Tekever está a entrar no mercado dos drones de um patamar bem superior.

Abraços

Não me parece que vai ver o ARX.
Apenas uma asa (ver novamente o Facebook deles).
 

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ricardonunes

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #48 em: Outubro 12, 2024, 03:12:13 pm »
Curiosa esta maquete apresentada no Portugal Air Summit 2024

Potius mori quam foedari
 

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MMaria

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #49 em: Outubro 12, 2024, 05:00:42 pm »
                                                              Foi impigido.

Psst, é impingido, do verbo impingir...

Impingir do Verbo Brasil

Presente : eles impingem
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Está na voz passiva, por isso o auxiliar ser. Pretérito Perfeito Simples: (ele) foi impingido
Brasil não é verbo, é um substantivo próprio.

Sds
"...Eu posso estar completamente enganado.
Eu posso estar correndo, pro lado errado.

Mas a dúvida é o preço da pureza.
E é inútil ter certeza..."


Engenheiros - Infinita highway.
 

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ricardonunes

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #50 em: Outubro 12, 2024, 05:38:01 pm »
                                                              Foi impigido.

Psst, é impingido, do verbo impingir...

Impingir do Verbo Brasil

Presente : eles impingem
Pretérito perfeito: eles impingiram
Futuro do perfeito: eles impingirão

Está na voz passiva, por isso o auxiliar ser. Pretérito Perfeito Simples: (ele) foi impingido
Brasil não é verbo, é um substantivo próprio.

Sds

Mais uns anos e o Brasileiro passa a ser língua oficial do Brasil.... e o problema está resolvido
 

Potius mori quam foedari
 
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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #51 em: Outubro 12, 2024, 10:11:31 pm »
Curiosa esta maquete apresentada no Portugal Air Summit 2024




A FAP não quer este Aparelho Voador.
Não é "Stealth".
Não o pediu.
Não tem qualquer missão para ele.

O que é que isto significa?

Vai o ter, tão certo como Portugal ter acabado de vencer a Polónia.
« Última modificação: Outubro 12, 2024, 10:13:17 pm por saabGripen »
 
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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #52 em: Outubro 13, 2024, 01:09:17 am »
Curiosa esta maquete apresentada no Portugal Air Summit 2024



 

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #53 em: Outubro 13, 2024, 09:32:03 am »
Olhe que náo!
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #54 em: Outubro 13, 2024, 10:38:41 am »
Curiosa esta maquete apresentada no Portugal Air Summit 2024




A FAP não quer este Aparelho Voador.
Não é "Stealth".
Não o pediu.
Não tem qualquer missão para ele.

O que é que isto significa?

Vai o ter, tão certo como Portugal ter acabado de vencer a Polónia.

Vai ter, vai. Apenas o número a adquirir ainda é naturalmente uma incógnita.  :N-icon-Axe:

A FAP é uma porreiraça, sempre com o jargão "fazer parte da solução e não do problema".  ::)

Deverá ser então uma aeronave para, no fundo, cumprir as mesmas missões que eram anteriormente atribuídas ao CASA C-212 Aviocar (que aparentemente não foram completamente preenchidas com a aquisição do C-295M, a que se juntam os conhecidos problemas de disponibilidade da frota), à excepção da vigilância marítima e fiscalização pesqueira. No PAS24 falou-se em algo como ligação/transporte leve, lançamento de páraquedistas, possivelmente MEDEVAC no Continente e ilhas, fotografia aérea, etc. etc.
« Última modificação: Outubro 13, 2024, 10:39:45 am por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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saabGripen

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #55 em: Outubro 13, 2024, 12:08:39 pm »
Curiosa esta maquete apresentada no Portugal Air Summit 2024




A FAP não quer este Aparelho Voador.
Não é "Stealth".
Não o pediu.
Não tem qualquer missão para ele.

O que é que isto significa?

Vai o ter, tão certo como Portugal ter acabado de vencer a Polónia.

Vai ter, vai. Apenas o número a adquirir ainda é naturalmente uma incógnita.  :N-icon-Axe:

A FAP é uma porreiraça, sempre com o jargão "fazer parte da solução e não do problema".  ::)

Deverá ser então uma aeronave para, no fundo, cumprir as mesmas missões que eram anteriormente atribuídas ao CASA C-212 Aviocar (que aparentemente não foram completamente preenchidas com a aquisição do C-295M, a que se juntam os conhecidos problemas de disponibilidade da frota), à excepção da vigilância marítima e fiscalização pesqueira. No PAS24 falou-se em algo como ligação/transporte leve, lançamento de páraquedistas, possivelmente MEDEVAC no Continente e ilhas, fotografia aérea, etc. etc.

Então, eu diria que o CEMFA tem aí um bom argumento para pedir a revisão da Lei de Programação Militar em 2025 (na informação sobre o OE 2025 fala-se apenas em "eventualmente...").
O projecto do LUS222 é, ao mesmo tempo, uma oportunidade para por a trabalhar aquele centro de Desenvolvimento Técnológico que a FAP inaugurou outro dia. Aquele que foi tão bem divulgado que já não faço ideia como se chama - e que foi pago, penso eu, pelo AERO-NEXT do PRR (mesmo que financiou o LUS222.

E assim aproveitava para meter lá (na LPM) qualquer coisinha sobre "Futuro Caça".

É que, se o CEMFA apresentar a FAP como parceiro no desenvolvimento do primeiro avião português, tem mais força para pedir F-35.

Finalmente, e com todo o respeito pelo colega de Forum, penso que nada disso vai acontecer, porque a mentalidade do CEMFA e de toda a FAP está exemplificada aqui nas palávras do CharlieJaguar (e nos emojis).

Quem não chora não mama.
Mas hoje a forma de chorar é muito diferente.
Vocês sabem de quem estou a falar.
« Última modificação: Outubro 13, 2024, 12:11:03 pm por saabGripen »
 

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Subsea7

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #56 em: Outubro 13, 2024, 03:16:07 pm »
A FAP já veio dizer que não quer esse avião na frota.
Cps,
 
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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #57 em: Outubro 13, 2024, 04:17:20 pm »
A FAP já veio dizer que não quer esse avião na frota.
Cps,

Acho muito bem! Que se mantenha firme nessa decisão e a ANPC, o INEM, os governos regionais e/ou o Ministério da Saúde que os comprem para as suas diferentes necessidades.
As FA's não podem transformar-se no repositório de todas as funções do Estado que impliquem 'serviço público' senão qualquer dia até se lhe vai pedir que assegurem as liçações aéreas entre o Continente e as RA's ou que sejam bombeiros, sei lá...
Cumprimentos,
 
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nelson38899

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #58 em: Outubro 13, 2024, 05:43:48 pm »
A FAP já veio dizer que não quer esse avião na frota.
Cps,

O que me disseram é que só se está à espera que o PS volte ao poder, para esse menino fazer parte do inventário da FAP.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Subsea7

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #59 em: Outubro 13, 2024, 06:50:18 pm »
A FAP já veio dizer que não quer esse avião na frota.
Cps,

O que me disseram é que só se está à espera que o PS volte ao poder, para esse menino fazer parte do inventário da FAP.

Nem assim, mais depressa vai para a TAP.