Primeiro avião português (2025)

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saabGripen

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #60 em: Outubro 13, 2024, 07:30:19 pm »
Chamem-me antiquado.
Mas eu sou daqueles com a opinião que a FAP faz o que lhe mendam.
E neste caso, não vejo PSs e PSDs mandarem coisas diferentes.

Nos tempos Woke em que vivemos, se altos dirigentes da FAP não querem cumprir uma ordem, fazem uma greve de fome á frente da AR, dentro de uma tenda de campismo.

Isso, ou organizam uma revolução.
Ou uma coisa ou outra.

Também sou daqueles que pensam que LUS222, ARX, NPOs, NPCs, Fardas, Botas e Equipamentos de Combate, Rádios, Satélites e tudo o resto que é ou pode ser produzido aqui - são o futuro de Portugal e das nossas FFAA. São investimento.
« Última modificação: Outubro 13, 2024, 10:38:30 pm por saabGripen »
 
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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #61 em: Outubro 13, 2024, 07:37:37 pm »

Chamem-me antiquado.
Mas eu sou daqueles com a opinião que a FAP faz o que lhe mendam.
E neste caso, não vejo PSs e PSDs mandarem coisasdiferentes.

Nos tempos Woke em que vivemos, de altos dirigentes da FAP não querem cumprir uma ordem, fazem uma greve de fome á frente da AR, dentro de uma tenda de campismo.

Isso, ou organizam uma revolução.
Ou uma coisa ou outra.

Também sou daqueles que pensam que LUS222, ARX, NPOs, NPCs, Fardas, Botas e Equipamentos de Combate, Rádios, Satélites e tudo o resto que é ou pode ser produzido aqui - são o futuro de Portugal e das nossas FFAA. São investimento.
É isso, as FA ao serviço das indústrias de defesa... Quando for para a guerra a sério, morre-se em nome dessas empresas e com as suas invenções "woke".
 
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saabGripen

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #62 em: Outubro 13, 2024, 10:37:38 pm »

Chamem-me antiquado.
Mas eu sou daqueles com a opinião que a FAP faz o que lhe mendam.
E neste caso, não vejo PSs e PSDs mandarem coisasdiferentes.

Nos tempos Woke em que vivemos, de altos dirigentes da FAP não querem cumprir uma ordem, fazem uma greve de fome á frente da AR, dentro de uma tenda de campismo.

Isso, ou organizam uma revolução.
Ou uma coisa ou outra.

Também sou daqueles que pensam que LUS222, ARX, NPOs, NPCs, Fardas, Botas e Equipamentos de Combate, Rádios, Satélites e tudo o resto que é ou pode ser produzido aqui - são o futuro de Portugal e das nossas FFAA. São investimento.
É isso, as FA ao serviço das indústrias de defesa... Quando for para a guerra a sério, morre-se em nome dessas empresas e com as suas invenções "woke".

Calma gustavo!

Sabias que a Itália encomendou recentemente mais F-35?
Mas, ao mesmo tempo, encomendou 24 Eurofighter Tranche4 para substituir outros tantos Tranche1.
Sabes porquê?
É isso gustavo.
Por causa da indústria de defesa italiana.
Eles têm.
Era bué fixe nós termos também, não?

Claro que os Eurofighters novos devem ser para operar em África.
Em cenários de muito baixa intensidade, claro.
Não prestam para mais nada.

P.s.

Se, aquando da futura invasão da Crimeia pela NATO, nós tivermos Eurofighter Tranche 4, bem equipados e com pilotos bem treinados, será maior a probabilidade de sermos chamados para operações de alta intensidade, a acompanhar F-35 americanos, que se tivermos F-35 nós próprios.
Para isso, bastaria treinarmos com eles para esse fim.

Qual foi o nosso papel, com os nossos F-16 novinhos, no bombardeamento da Sérvia?
É isso. Fomos colocados nas operações de baixa intensidade.
Estás a ver?
« Última modificação: Outubro 13, 2024, 10:43:24 pm por saabGripen »
 
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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #63 em: Outubro 13, 2024, 10:53:22 pm »
Curiosa esta maquete apresentada no Portugal Air Summit 2024




A FAP não quer este Aparelho Voador.
Não é "Stealth".
Não o pediu.
Não tem qualquer missão para ele.

O que é que isto significa?

Vai o ter, tão certo como Portugal ter acabado de vencer a Polónia.

Vai ter, vai. Apenas o número a adquirir ainda é naturalmente uma incógnita.  :N-icon-Axe:

A FAP é uma porreiraça, sempre com o jargão "fazer parte da solução e não do problema".  ::)

Deverá ser então uma aeronave para, no fundo, cumprir as mesmas missões que eram anteriormente atribuídas ao CASA C-212 Aviocar (que aparentemente não foram completamente preenchidas com a aquisição do C-295M, a que se juntam os conhecidos problemas de disponibilidade da frota), à excepção da vigilância marítima e fiscalização pesqueira. No PAS24 falou-se em algo como ligação/transporte leve, lançamento de páraquedistas, possivelmente MEDEVAC no Continente e ilhas, fotografia aérea, etc. etc.

O gif era a brincar com o tema. Todos desejamos o maior sucesso ao projecto. E quase de certeza que a FAP vai ter de levar com 5/6 unidades.
Podemos ainda acrescentar a essas missões, a instrução bi-motor (multi-engine training). Agora vamos lá ver se o cronograma vai ser cumprido e desejar que não ocorra nenhuma contrariedade ou obstáculos como é costume nestas coisas em PT.
 
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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #64 em: Outubro 13, 2024, 11:38:33 pm »

Chamem-me antiquado.
Mas eu sou daqueles com a opinião que a FAP faz o que lhe mendam.
E neste caso, não vejo PSs e PSDs mandarem coisasdiferentes.

Nos tempos Woke em que vivemos, de altos dirigentes da FAP não querem cumprir uma ordem, fazem uma greve de fome á frente da AR, dentro de uma tenda de campismo.

Isso, ou organizam uma revolução.
Ou uma coisa ou outra.

Também sou daqueles que pensam que LUS222, ARX, NPOs, NPCs, Fardas, Botas e Equipamentos de Combate, Rádios, Satélites e tudo o resto que é ou pode ser produzido aqui - são o futuro de Portugal e das nossas FFAA. São investimento.
É isso, as FA ao serviço das indústrias de defesa... Quando for para a guerra a sério, morre-se em nome dessas empresas e com as suas invenções "woke".


O Programa Aero Next não inclui apenas o ARX e o LUS222.
Da parte do CEiiA, também temos o SAAM.
Convido a verem a apresentação.

Sou levado a acreditar que, caso as FFAA Portuguesas olhem para o que estas empresas estão a criar e participem na criação, estes produtos estarão num futuro conflito a salvar vidas de soldados portugueses e não, como lemos aqui, soldados portugueses a darem as vidas pelas empresas.

Aqui no Forum, devia-se manifestar mais orgulho por aquilo que se está a fezer cá, por portugueses, em empresas portuguesas.

Eu proponho que o Governo crie um fundo de 500 Milhões a ser gerido pelos 3 ramos das FFAA e pelas empresas do sector aeroespacial para desenvolver estes e outro projectos.
Porque afinal, parece que dinheiro não falta.

https://www.aeronextportugal.pt/saam
« Última modificação: Outubro 13, 2024, 11:48:33 pm por saabGripen »
 
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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #65 em: Outubro 14, 2024, 03:20:12 pm »
É o ideal para o UALE/GALE lançar paraquedistas, género o Aviocar do US Army, o tal Aviocar que vendemos as ultimas 2 células por menos de 2 milhões ao Uruguay ... :mrgreen:



https://www.fau.mil.uy/es/articulos/83-airbus-c-212-34-aviocar-34.html



Saudações  :mrgreen:
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #66 em: Outubro 14, 2024, 05:46:10 pm »
Se fosse para aliviar as horas de voo dos C-295 ou os custos de os operar para largar apenas meia dúzia de pára-quedistas em treino/qualificação, então algo até ligeiramente mais pequeno como o Skytruck, que os alemães alugam, ou o PC-12 já dava.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #67 em: Outubro 14, 2024, 08:47:32 pm »
Entre gastar dinheiro no ST ou no desenvolvimento da industria e know-how nacional acredito que a escolha seja facil de fazer
 
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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #69 em: Outubro 21, 2024, 11:07:37 pm »


Olha aí freguês para o vosso 222*:

Citar
FAB inicia estudo de viabilidade para Projeto Aeronave de Transporte Leve
A nova aeronave executará, pelas próximas décadas, missões de transporte de passageiros e de carga, com ênfase na região Amazônica
...As aeronaves serão de asa alta, bimotoras e com rampa ou porta de carga
.

https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/43287/AVIA%C3%87%C3%83O%20DE%20TRANSPORTE%20-%20FAB%20inicia%20estudo%20de%20viabilidade%20para%20Projeto%20Aeronave%20de%20Transporte%20Leve

Sds

* É que cá me surgiu uma dúvida, já não houve um '222' italiano? E pode repetir o numeral?
"...Eu posso estar completamente enganado.
Eu posso estar correndo, pro lado errado.

Mas a dúvida é o preço da pureza.
E é inútil ter certeza..."


Engenheiros - Infinita highway.
 

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sivispacem

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #70 em: Outubro 22, 2024, 11:10:06 am »
Se calhar estava na altura de se invocar a reciprocidade, não?

Tipo 'só compramos os ST se...."  ;D ;D

https://www.defensa.com/brasil/fuerza-aerea-brasilena-busca-sustituto-bandeirante
Cumprimentos,
 

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os_pero

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #71 em: Outubro 22, 2024, 12:35:51 pm »
Se calhar estava na altura de se invocar a reciprocidade, não?

Tipo 'só compramos os ST se...."  ;D ;D

https://www.defensa.com/brasil/fuerza-aerea-brasilena-busca-sustituto-bandeirante

Interessante seria a Embraer juntar-se ao consorcio, assim de certeza que o avião seria escolhido e podia-se aproveitar todo o conhecimento e estrutura de vendas que a embraer já tem, para além do nome.
 

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saabGripen

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #72 em: Outubro 22, 2024, 07:49:59 pm »

Lembro que o LUS222 começou antes da pandemia como uma parceria entra o CEiiA e uma empresa brasileira que, supostamente, "teve a ideia" do aparelho.
Eram para fazer duas fábricas, uma no Brasil e outra em Portugal.
Agora, parece que avançou tudo deste lado.
Do lado de lá, não sei o que se passou e se ainda se passa alguma coisa.
Do lado de cá, o CEiiA conseguiu financiamento do PRR...    é a vida.

Caso esteja agora tudo a passar-se do lado de cá, a FAB seria um excelente primeiro cliente naquele continente (a FAP neste).
Pode-se negociar isso como parte do projecto do Tucano.

Uma mão lava a outra e as duas lavam os respectivos governos.
 

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Pescador

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #73 em: Outubro 22, 2024, 08:29:16 pm »


Olha aí freguês para o vosso 222*:

Citar
FAB inicia estudo de viabilidade para Projeto Aeronave de Transporte Leve
A nova aeronave executará, pelas próximas décadas, missões de transporte de passageiros e de carga, com ênfase na região Amazônica
...As aeronaves serão de asa alta, bimotoras e com rampa ou porta de carga
.

https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/43287/AVIA%C3%87%C3%83O%20DE%20TRANSPORTE%20-%20FAB%20inicia%20estudo%20de%20viabilidade%20para%20Projeto%20Aeronave%20de%20Transporte%20Leve

Sds

* É que cá me surgiu uma dúvida, já não houve um '222' italiano? E pode repetir o numeral?

Em termos de design o avião português tem melhores características que esse brasileiro para operar onde o querem fazer operar. Asa alta, rampa, O resto.............. não sei
 
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Charlie Jaguar

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #74 em: Outubro 22, 2024, 08:43:37 pm »
* É que cá me surgiu uma dúvida, já não houve um '222' italiano? E pode repetir o numeral?

Era o Aeritalia G.222, antecessor do Alenia C-27J Spartan.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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