Primeiro avião português (2025)

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saabGripen

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #210 em: Fevereiro 08, 2025, 07:20:51 pm »
É interessante verificar que muitos foristas querem ver o projecto do LUS-222 falhar.

Ninguém quer ver o projecto falhar. Queriam sim que o "primeiro avião português" fosse de facto... português, e produzido em... Portugal.

É estranho como o primeiro avião português, tem tanta "mão" estrangeira. Até parece que desenvolvemos um concorrente do B-2.

Se era para esta salganhada toda, se calhar mais valia avançar para programas multinacionais de UCAVs de médio/grande porte, dentro da UE.

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Muitos falam mal dos Brasileiros quando compramos STs e KCs.

Falar mal das aquisições feitas, é diferente de falar mal dos cidadãos do país de origem destas aquisições. O ST não serve para a FAP, ponto, não importa a origem, e o KC-390 foi muito mais caro do que a Embraer prometia, comprometendo o financiamento de outros programas.

O resto das pseudo-razões que os Gripas da vida inventam, não passam de invenções.

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Depois torcem por um Brasileiro num diferendo com uma empresa portuguesa.

Muitos torcem para que se descubra a verdade, e que acabem estas negociatas da tanga, corrupção e afins.

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Depois dizem que são grandes patriotas.

Diferentes pessoas considerarão "patriotismo" de forma diferente. Mas podemos concordar todos que é anti-nação avançar com determinados programas de Defesa, só porque uma empresa estrangeira específica assim o exigiu.

Se vocês fossem patriotas, seriam os primeiros a deitar abaixo a ideia da compra dos ST, pois este avião, adquirido para ser usado em missões de combate, coloca em risco a vida de portugueses, e representa um desvio de recursos relevante para um país que está militarmente muito mal equipado e preparado, com graves implicações estratégicas.

Se calhar, na base de ser patriota, está a vontade de que, caso o teu país entre em guerra, o teu país saia dela vencedor. Certas apostas que foram feitas, não se preocupam em proporcionar ao país meios que aumentem as chances dessa vitória decorrer, ou até de dissuadir um adversário de iniciar um conflito. O programa ST, é um grande exemplo disso, interesses particulares bem acima de interesse nacional ou de questões estratégicas.

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Os Bigs do forum, nesta caso, não andam aqui a procurar "infiltrados" da DESAER.
Porque será?

Porque ainda não veio aqui ninguém da DESAER fazer propaganda à força toda dos seus produtos aqui no Fórum, nem tentar manipular opiniões/desestabilizar?
A DESAER nunca deve ter sido tema por aqui, até às notícias recentes. Acusar de haver infiltrados da dita empresa aqui, teria tanta lógica como dizer que andam para aqui infiltrados do Pingo Doce.


Por se concentrar tanto no ST, a minha resposta será dada na página do ST.

 

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« Última modificação: Fevereiro 10, 2025, 12:40:16 am por MMaria »
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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #212 em: Fevereiro 10, 2025, 10:37:57 am »
Devolvíamos era esse avião que dizem copiado, com o pedregulho de ouro para o Lula gastar em p.... e alcool e, no mesmo pacote iam os ST, o Comando Vermelho, o PC, os estudantes brasileiros com facas de Braga e, os aprendizes de feiticeiro que aqui vêm promover aquilo que os padrinhos mandam
 

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #213 em: Fevereiro 15, 2025, 05:00:07 pm »
Fabricante brasileira Akaer oficializa acordo para produzir estruturas do bimotor LUS-222

https://www.cavok.com.br/fabricante-brasileira-akaer-oficializa-acordo-para-produzir-estruturas-do-bimotor-lus-222
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #214 em: Fevereiro 23, 2025, 09:59:31 pm »
É interessante verificar que muitos foristas querem ver o projecto do LUS-222 falhar.

Ninguém quer ver o projecto falhar. Queriam sim que o "primeiro avião português" fosse de facto... português, e produzido em... Portugal. [MENTIRA / DESONESTIDADE INTELECTUAL - Será Português]

É estranho como o primeiro avião português, tem tanta "mão" estrangeira. Até parece que desenvolvemos um concorrente do B-2. [MENTIRA / DESONESTIDADE INTELECTUAL]

Se era para esta salganhada toda, se calhar mais valia avançar para programas multinacionais de UCAVs de médio/grande porte, dentro da UE. [FALA SEM SABER DE QUE FALA]

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Muitos falam mal dos Brasileiros quando compramos STs e KCs.

Falar mal das aquisições feitas, é diferente de falar mal dos cidadãos do país de origem destas aquisições. O ST não serve para a FAP [MENTIRA / DESONESTIDADE INTELECTUAL], ponto, não importa a origem, e o KC-390 foi muito mais caro do que a Embraer prometia, comprometendo o financiamento de outros programas[MENTIRA / DESONESTIDADE INTELECTUAL Contrato foi assinado, preço definido e aceite em 2019  - não há nenhuma notícia de que o custo é superior ao contratado].

O resto das pseudo-razões que os Gripas da vida inventam, não passam de invenções. [MENTIRA / DESONESTIDADE INTELECTUAL]

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Depois torcem por um Brasileiro num diferendo com uma empresa portuguesa.

Muitos torcem para que se descubra a verdade, e que acabem estas negociatas da tanga, corrupção e afins.[MENTIRA / DESONESTIDADE INTELECTUAL qual corrupção?]

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Depois dizem que são grandes patriotas.

Diferentes pessoas considerarão "patriotismo" de forma diferente. Mas podemos concordar todos que é anti-nação avançar com determinados programas de Defesa, só porque uma empresa estrangeira específica assim o exigiu. [MENTIRA / DESONESTIDADE INTELECTUAL]

Se vocês fossem patriotas, seriam os primeiros a deitar abaixo a ideia da compra dos ST [MENTIRA / DESONESTIDADE INTELECTUAL], pois este avião, adquirido para ser usado em missões de combate, coloca em risco a vida de portugueses [MENTIRA / DESONESTIDADE INTELECTUAL], e representa um desvio de recursos relevante para um país que está militarmente muito mal equipado e preparado, com graves implicações estratégicas.

Se calhar, na base de ser patriota, está a vontade de que, caso o teu país entre em guerra, o teu país saia dela vencedor [MENTIRA / DESONESTIDADE INTELECTUAL]. Certas apostas que foram feitas, não se preocupam em proporcionar ao país meios que aumentem as chances dessa vitória decorrer, ou até de dissuadir um adversário de iniciar um conflito. O programa ST, é um grande exemplo disso [MENTIRA / DESONESTIDADE INTELECTUAL], interesses particulares bem acima de interesse nacional ou de questões estratégicas.[MENTIRA / DESONESTIDADE INTELECTUAL]

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Os Bigs do forum, nesta caso, não andam aqui a procurar "infiltrados" da DESAER.
Porque será?

Porque ainda não veio aqui ninguém da DESAER fazer propaganda à força toda dos seus produtos aqui no Fórum, nem tentar manipular opiniões/desestabilizar? [MENTIRA / DESONESTIDADE INTELECTUAL é o que o dc faz]
A DESAER nunca deve ter sido tema por aqui, até às notícias recentes. Acusar de haver infiltrados da dita empresa aqui, teria tanta lógica como dizer que andam para aqui infiltrados do Pingo Doce.[MENTIRA / DESONESTIDADE INTELECTUAL]




Não se aproveita nada.
Desejo tudo de melhor ao projecto do LUS-222.
Por ser de fabrico nacional, a FAP vai-lhe atribuir o Selo de Qualidade/Conformidade.
E basta o destacamento de um á RCA para o Selo passar a ser de "Combat Proven".


« Última modificação: Fevereiro 23, 2025, 10:07:33 pm por saabGripen »
 

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #215 em: Março 06, 2025, 10:39:58 pm »

Depois de o contrato ter sido assinado em 13 de Fevereiro, a AKAER colocou um comunicado no seu site:


A assinatura do contrato aconteceu em Évora, Portugal,...

A Akaer será responsável pela fabricação da fuselagem, asa completa incluindo a superfície de controle e empenagem horizontais e verticais e todas as superfícies de controle do LUS-222...

Durante a fase inicial, em 2025, as atividades estarão focadas nos preparativos para produção como engenharia de manufatura e desenvolvimento do ferramental, operação paperless, além da seleção e qualificação de fornecedores.

A partir de 2026 iniciará da produção em série na unidade da Akaer em São José dos Campos.


Não estou completamente de acordo com a ultima linha.
Penso que a partir de 2026 começam a ser produzidos os protótipos, entre os quais alguns serão apenas para testes e outros para a certificação em voo.
A produção em série virá depois.


 

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #216 em: Março 06, 2025, 10:44:59 pm »
Poderá este ser um motor "alternativo" ao Pratt & Whitney Canada PT6 para mover o LUS-222?

https://www.geaerospace.com/commercial/aircraft-engines/catalyst


https://en.wikipedia.org/wiki/Pratt_%26_Whitney_Canada_PT6

Ou quando se lança um avião novo, e por precaução, não se deve optar por um motor novo?

Mas não devemos esquecer que o ST é movido  por uma variante de P&W Canada PT6.
A FAP poderá vir a ser um grande utilizador deste motor.


« Última modificação: Março 06, 2025, 10:49:05 pm por saabGripen »
 

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #217 em: Março 07, 2025, 02:18:47 pm »
É interessante verificar que muitos foristas querem ver o projecto do LUS-222 falhar.

Ninguém quer ver o projecto falhar. Queriam sim que o "primeiro avião português" fosse de facto... português, e produzido em... Portugal. [MENTIRA / DESONESTIDADE INTELECTUAL - Será Português]

É estranho como o primeiro avião português, tem tanta "mão" estrangeira. Até parece que desenvolvemos um concorrente do B-2. [MENTIRA / DESONESTIDADE INTELECTUAL]

Se era para esta salganhada toda, se calhar mais valia avançar para programas multinacionais de UCAVs de médio/grande porte, dentro da UE. [FALA SEM SABER DE QUE FALA]

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Muitos falam mal dos Brasileiros quando compramos STs e KCs.

Falar mal das aquisições feitas, é diferente de falar mal dos cidadãos do país de origem destas aquisições. O ST não serve para a FAP [MENTIRA / DESONESTIDADE INTELECTUAL], ponto, não importa a origem, e o KC-390 foi muito mais caro do que a Embraer prometia, comprometendo o financiamento de outros programas[MENTIRA / DESONESTIDADE INTELECTUAL Contrato foi assinado, preço definido e aceite em 2019  - não há nenhuma notícia de que o custo é superior ao contratado].

O resto das pseudo-razões que os Gripas da vida inventam, não passam de invenções. [MENTIRA / DESONESTIDADE INTELECTUAL]

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Depois torcem por um Brasileiro num diferendo com uma empresa portuguesa.

Muitos torcem para que se descubra a verdade, e que acabem estas negociatas da tanga, corrupção e afins.[MENTIRA / DESONESTIDADE INTELECTUAL qual corrupção?]

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Depois dizem que são grandes patriotas.

Diferentes pessoas considerarão "patriotismo" de forma diferente. Mas podemos concordar todos que é anti-nação avançar com determinados programas de Defesa, só porque uma empresa estrangeira específica assim o exigiu. [MENTIRA / DESONESTIDADE INTELECTUAL]

Se vocês fossem patriotas, seriam os primeiros a deitar abaixo a ideia da compra dos ST [MENTIRA / DESONESTIDADE INTELECTUAL], pois este avião, adquirido para ser usado em missões de combate, coloca em risco a vida de portugueses [MENTIRA / DESONESTIDADE INTELECTUAL], e representa um desvio de recursos relevante para um país que está militarmente muito mal equipado e preparado, com graves implicações estratégicas.

Se calhar, na base de ser patriota, está a vontade de que, caso o teu país entre em guerra, o teu país saia dela vencedor [MENTIRA / DESONESTIDADE INTELECTUAL]. Certas apostas que foram feitas, não se preocupam em proporcionar ao país meios que aumentem as chances dessa vitória decorrer, ou até de dissuadir um adversário de iniciar um conflito. O programa ST, é um grande exemplo disso [MENTIRA / DESONESTIDADE INTELECTUAL], interesses particulares bem acima de interesse nacional ou de questões estratégicas.[MENTIRA / DESONESTIDADE INTELECTUAL]

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Os Bigs do forum, nesta caso, não andam aqui a procurar "infiltrados" da DESAER.
Porque será?

Porque ainda não veio aqui ninguém da DESAER fazer propaganda à força toda dos seus produtos aqui no Fórum, nem tentar manipular opiniões/desestabilizar? [MENTIRA / DESONESTIDADE INTELECTUAL é o que o dc faz]
A DESAER nunca deve ter sido tema por aqui, até às notícias recentes. Acusar de haver infiltrados da dita empresa aqui, teria tanta lógica como dizer que andam para aqui infiltrados do Pingo Doce.[MENTIRA / DESONESTIDADE INTELECTUAL]




Não se aproveita nada.
Desejo tudo de melhor ao projecto do LUS-222.
Por ser de fabrico nacional, a FAP vai-lhe atribuir o Selo de Qualidade/Conformidade.
E basta o destacamento de um á RCA para o Selo passar a ser de "Combat Proven".

Conclusão,  o enGripado não consegue contra-argumentar com absolutamente nada. Obrigado.
Eu também desejo sucesso ao LUS-222, mas desejava ainda mais que fosse fabricado em Portugal, criando empregos em Portugal, pelo menos até haver garantias de que tem clientes que justifiquem duas unidades de produção.

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Por ser de fabrico nacional, a FAP vai-lhe atribuir o Selo de Qualidade/Conformidade.

Mas o avião não é de fabrico nacional, logo esse selo não se aplica, certo?

E é o mesmo tipo de selo que tinhas mencionado para a Marinha?  :mrgreen:

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E basta o destacamento de um á RCA para o Selo passar a ser de "Combat Proven".

Sim, basta lá pousar (um avião civil!!!!) et voilá, já está testado em combate.
 
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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #218 em: Março 11, 2025, 07:43:43 pm »
Ora pois, que de repente o avião lusitano pode tornar-se Made in Mercosur.

FAdeA se convierte en proveedora de Akaer para el programa D328eco



https://www.pucara.org/post/fadea-se-convierte-en-proveedora-de-akaer-para-el-programa-d328eco

Sds
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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #219 em: Março 11, 2025, 09:52:12 pm »

Depois de o contrato ter sido assinado em 13 de Fevereiro, a AKAER colocou um comunicado no seu site:


A assinatura do contrato aconteceu em Évora, Portugal,...

A Akaer será responsável pela fabricação da fuselagem, asa completa incluindo a superfície de controle e empenagem horizontais e verticais e todas as superfícies de controle do LUS-222...

Durante a fase inicial, em 2025, as atividades estarão focadas nos preparativos para produção como engenharia de manufatura e desenvolvimento do ferramental, operação paperless, além da seleção e qualificação de fornecedores.

A partir de 2026 iniciará da produção em série na unidade da Akaer em São José dos Campos.


Não estou completamente de acordo com a ultima linha.
Penso que a partir de 2026 começam a ser produzidos os protótipos, entre os quais alguns serão apenas para testes e outros para a certificação em voo.
A produção em série virá depois.

Se a AKAER fizer a mesma coisa com o LUS-222 - ou seja, subcontratar componentes a uma empresa da Argentina...

... isso faz o LUS-222 ainda menos português?

Temos aqui no Forum um grande especialista nesta área do Direito Comercial Internacional.
Vamos aguardar o parecer dele.

No fim vamos ter que fazer a pergunta:  Afinal de que país será o aparelho?

Se for por ordem alfabética do nome dos países que produzem peças  -----  penso que o LUS-222 será Argentino.
A não ser que venha alguma peça da Argélia.
Assim teriamos a ser montado e comercializado a partir de Portugal o primeira avião Argelino.

Insha'Allah


O mesmo Especialista disse outra coisa:
... que um avião comercial não pode ser militar.

Aí é que ele me partiu todo.
Contra factos não há argumentos.
Espero que a EEA saiba desse pormenor.

« Última modificação: Março 11, 2025, 10:22:28 pm por saabGripen »
 

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MMaria

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #220 em: Março 13, 2025, 12:53:35 am »
Não tenham receio dos argentinos e poloneses. Estes já produziam caças a quase um século...



...enquanto os gaúchos já produziam jatos a mais de 70 anos:



Eles sabem alguma coisa sobre fabricar aviões.

 :o
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dc

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #221 em: Março 13, 2025, 03:34:49 pm »
O mesmo Especialista disse outra coisa:
... que um avião comercial não pode ser militar.

Tens que me dizer quem foi esse especialista, para nos rirmos juntos dele.  :mrgreen:

Ou isso, ou és tu que estás, novamente, a imaginar cenas que ninguém disse em lado nenhum. Aposto que é mais isto.

Ah, já sei de onde vem essa afirmação absurda. Vem da minha resposta à tua ideia completamente descabida, de que basta um avião civil (LUS-222 neste caso), aparecer uma vez na RCA, para ser "combat proven".

Fica a dúvida, é como é que um avião civil, sem equipamento de autoprotecção sequer, fica "combat proven" assim do nada. Os critérios devem ser bastante alargados para obter esse selo. Imagino que, se usares uma Ford Transit civil para transportar comida numa FND, esta também se torna combat proven.  :mrgreen:

Continuas a ser boneco rapaz.  :mrgreen:

Quando ao avião ser português ou não, bem, isso vai variar a quem perguntares. Pergunta aos brasileiros, se para eles o Lus é português, ou luso-brasileiro. O facto mantém-se, será o primeiro avião português... que nem sequer será fabricado em Portugal. E esta é a realidade.
 

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saabGripen

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Re: Primeiro avião português (2025)
« Responder #222 em: Março 13, 2025, 03:53:16 pm »
O mesmo Especialista disse outra coisa:
... que um avião comercial não pode ser militar.

Tens que me dizer quem foi esse especialista, para nos rirmos juntos dele.  :mrgreen:

Ou isso, ou és tu que estás, novamente, a imaginar cenas que ninguém disse em lado nenhum. Aposto que é mais isto.

Ah, já sei de onde vem essa afirmação absurda. Vem da minha resposta à tua ideia completamente descabida, de que basta um avião civil (LUS-222 neste caso), aparecer uma vez na RCA, para ser "combat proven".

Fica a dúvida, é como é que um avião civil, sem equipamento de autoprotecção sequer, fica "combat proven" assim do nada. Os critérios devem ser bastante alargados para obter esse selo. Imagino que, se usares uma Ford Transit civil para transportar comida numa FND, esta também se torna combat proven.  :mrgreen:

Continuas a ser boneco rapaz.  :mrgreen:

Quando ao avião ser português ou não, bem, isso vai variar a quem perguntares. Pergunta aos brasileiros, se para eles o Lus é português, ou luso-brasileiro. O facto mantém-se, será o primeiro avião português... que nem sequer será fabricado em Portugal. E esta é a realidade.


Excelentes argumentos.

É só compilares tudo num texto bonito, coisa que fazes muito bem, e mandares para a Comissão Europeia.

E consegues cancelar o projecto por o dinheiro estar a ser gasto para fazer um avião brasileio.

Não é?