O mesmo Especialista disse outra coisa:
... que um avião comercial não pode ser militar.
Tens que me dizer quem foi esse especialista, para nos rirmos juntos dele.

Ou isso, ou és tu que estás, novamente, a imaginar cenas que ninguém disse em lado nenhum. Aposto que é mais isto.
Ah, já sei de onde vem essa afirmação absurda. Vem da minha resposta à tua ideia completamente descabida, de que basta um avião civil (LUS-222 neste caso), aparecer uma vez na RCA, para ser "combat proven".
Fica a dúvida, é como é que um avião civil, sem equipamento de autoprotecção sequer, fica "combat proven" assim do nada. Os critérios devem ser bastante alargados para obter esse selo. Imagino que, se usares uma Ford Transit civil para transportar comida numa FND, esta também se torna combat proven.

Continuas a ser boneco rapaz.

Quando ao avião ser português ou não, bem, isso vai variar a quem perguntares. Pergunta aos brasileiros, se para eles o Lus é português, ou luso-brasileiro. O facto mantém-se, será o primeiro avião português... que nem sequer será fabricado em Portugal. E esta é a realidade.