Existem dois detalhes importantes que ajudam a identificar com alguma precisão a variante.
Este é um Fw 190A-3. Desde o modelo A-0 até ao A-6 o armamento na fuselagem consistia em 2 MG 17 de 7,92mm. Essa instalação criava uma linha recta entre a canópia e o motor (conforme se nota na seta da direita).
Este é um A-9. A partir do A-7, as MG 17 foram substituídas por 2 MG 131 de 13mm. O maior volume da arma criava uma saliência relativamente notória.
Neste desenhos de perfil nota-se bem essa diferença (o de cima é um A-6 e o de baixo um A-9). O outro pormenor é a canópia - e este é um aspecto interessante mas menos determinante. È possivel reparar que a curvatura no A-9 (e também do avião do desafio) é diferente, mais arredondada. Esta cobertura foi instalada originalmente na família "F", de ataque ao solo; permitia melhor visibilidade ao piloto, mas o sucesso foi tão grande que, sempre que possível, essa canópia foi instalada em todos os modelos a partir de finais de 1944. Mas isso não significa que todos os A-8 e A-9 tenham essa cobertura, pelo contrário, se procurarem fotos vão confirmar que a grande maioria dos Fw 190 em 1944-45 continuava a saír da fábrica com a canópia original. A acrescentar a isto, não podemos esquecer a confusão e desespero dos últimos dias do Reich. Não havia grande tempo, ou condições, para ser picuínhas com os componentes nas fábricas - o que havia em stock era instalado nos aviões. Por isso perto do final da guerra vemos habitualmente aviões com componentes "trocados".
Conclusão; o Fw 190 da foto é, sem dúvida, um A-8 ou A-9 (devido á presença das MG 131) e a canópia sugere (apenas sugere) que seja um A-9.