Na LPM pré-revisão, era 150 para o LPD, 150 para o AOR, e 120 ou 135 para a modernização das VdG. Milhões, claro.
Pós-revisão, e com a inflação, o orçamento para o LPD terá que aumentar, facilmente ultrapassando os 350/400 milhões, ou mais. O do AOR idem, dificilmente se arranja um por menos de 200 milhões, novo.
JSS, é mais complicado, mas se o Karel Doorman custou quase 400 milhões há uma carrada de anos, agora 500 ou 600, e talvez a nivelar por baixo. Claro que o "nosso" seria mais pequeno e menos capaz, mas ainda assim...
Viram o programa do Rogeiro?
Ele próprio referiu que o que está mais vincado é o transporte aéreo e o SAR...
Ou seja, a LPM não trás nada de novo a não ser os Tucano...
Cps
Era o que se suspeitava. Com um incremento de 800 milhões, dos quais já sabemos para onde vão quase 200 (ST e 6º KC), e outros 150/200 para reservas de guerra (supostamente), o resto que sobrar mal deve dar para cobrir o aumento dos custos de construção dos fabulados AOR e LPD.
Forças Armadas Logísticas/Protecção Civil 2.0 a todo o vapor.
Vamos ver.
Pelo menos na Marinha deve haver uma revolução do que estava planeado, até porque nada do que estava na LPM 2019 para novos meios foi cumprido.
Revolução. Só se for de marinheiros chateados com a falta de condições nos navios. De resto, os programas que têm sido atrasados/adiados, no máximo, serão cumpridos, mas fora de prazo. Revolucionário seria incluir novas fragatas.