Isto deixa-me uma ideia curiosa... O que não seria se parte destas coisas fossem concentradas num reduzido número de museus.
Isto é algo que penso várias vezes quando visito museus nacionais. As coisas estão tão dispersas que não temos museus relevantes ou que acabem por ser imersivos.
Outra coisa que constato em comparação com museus extrangeiros é que a maioria dos museus nacionais tem simplesmente algo exposto, sem grande enquadramento, história ou que nos transporte para o tema/assunto e nos faça viver ou sentir o tema do museu.
Que bom seria ter um grande museu, que nos transportasse para o seu conteudo e que fosse realmente um marco.
Pegando por exemplo aqui no caso militar. Atendendo à proximidade do museu da marinha e do que está no forte do bom sucesso, não faria sentido ter uma grande museu militar português junto ao Rio?
Um edificio que permitisse ter grande parte da história militar portuguesa, desde armaduras, os diferentes usados pelo exercito, marinha e mais tarde força aerea.
No tema da imersão seria interessante por exemplo recrear alguns dos cenarios que as tropas enfretaram, exemplo:
Recrear um cenario semelhante em que os visitantes tivessem que atravessar, ao som de tiros disparados das laterais por exemplo.
Junto ao rio possibilitaria por exemplo ter a Fernando e Gloria para visitar também.
Enfim num país com a história militar que temos as possibilidades são quase infinitas. E quando se fala em atrair para as forças armadas, ter um museu em que as crianças pudessem visitar e sentir admiração, com certeza que ajudava