Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

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Re: CAS
« Responder #120 em: Abril 23, 2023, 02:15:23 pm »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: CAS
« Responder #121 em: Abril 23, 2023, 02:25:36 pm »
Não percam tempo, já está decidido

https://twitter.com/ironbirdphotos/status/1650070539208208390

Ao tempo. Isto logo aqui se viu pela conversas de propaganda. Depois para os patéticos terem lá boas posições para filhos e enteados, cá a malta tem de comer merd@ a colher
 
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Drecas

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Re: CAS
« Responder #122 em: Abril 23, 2023, 02:43:32 pm »
Mas tu achas que não faz falta, ou tens dados para afirmar que não faz falta?

Os "dados" estão à vista de todos. Lacunas em tudo o que é sítio, fazem com que uma aeronave dedicada a COIN não seja a prioridade. Lacunas estas que também chegam ao nº de pilotos e pessoal de terra (ou falta deles), e portanto vai ser preciso um milagre para gerir isto.

Se a ideia fosse sair de África, concordava contigo.
Mas se a ideia é ficar, é um meio que faz muita falta.
Basta ver o que o grupo Grupo Wagner está a fazer no Sudão para perceber que as coisas vão ficar mais complicadas.

Quanto aos pilotos, supostamente agora estão a pilotar secretarias.

O mesmo Wagner que opera Pantsir?

Se for para ir por aí diria que outros sistemas como HIMARS, NVG's para todos, atgms's, 155/105 AP, drones para ISR etc para os paras permitiria uma melhor vantagem e mais poder de fogo

 

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Re: CAS
« Responder #123 em: Abril 23, 2023, 02:44:40 pm »
O AC-295 da Jordânia baseia-se no mais antigo AC-235. E eles, ao contrário de nós, possuem uma quantidade de meios aéreos de combate muito superior à nossa. Ao terem mais de 40 helicópteros de ataque, perto de uma dezena de AT-802, 44 F-16, uns 30 UH-60 e os AH-6, os AC-235/295, poderão ter sido vistos como excedentários.

Já nós, além de poucos meios, subaproveitamos o potencial das frotas que temos. C-295 é um exemplo.

Sobretudo os PG03.
 

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Lampuka

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Re: CAS
« Responder #124 em: Abril 23, 2023, 04:20:40 pm »
Traficantes no primeiro mundo... fica giro!
Enquanto se discutem estes e outros direitos da bandidagem, as vítimas diretas e indiretas vivem no terceiro...
https://twitter.com/guardiacivil/status/1649759962753540098?t=UnxRdB8Mf1UKxpiytY3ruA&s=19
João Pereira
 

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Re: CAS
« Responder #125 em: Abril 23, 2023, 07:07:45 pm »
Traficantes no primeiro mundo... fica giro!
Enquanto se discutem estes e outros direitos da bandidagem, as vítimas diretas e indiretas vivem no terceiro...
https://twitter.com/guardiacivil/status/1649759962753540098?t=UnxRdB8Mf1UKxpiytY3ruA&s=19

Quem achas que está por detrás disso? A malta aqui do Bairro? Ou os típicos empresários de estabelecimentos duvidoso, mais ou menos sabujo, que vende por cá alguma coca e estasy?

São organizações como PCC brasileiro, que apostaram recentemente por cá, que estão a dominar e, com capacidade de violência que antes outros não tinham ou não se atreviam.

São organizações franco marroquinas habituais em França mas que, e conforme até falei tempos atrás, se viraram para Portugal como porta de entrada do produto vindo de Marrocos, devido a uma maior dificuldade em o passarem por Espanha. Criando também cá contactos que facilitam a deslocação.

São as ligações de grupos Sul Americanos como esse já dito PCC e outros lá, que fazem  o encaminhamento desde a América do Sul, com ou sem passagem por Norte de África(nomeadamente também Guiné). Podendo até vir diretamente para Portugal, tal é as capacidades que possuem.
São organizações fortes, bem equipadas, bem financiadas, e organizadas se calhar melhor que......enfim, algumas tropas fandangas, tal é o que por vezes  é dada a observar.
 
E que meios temos?
NPO ridículos, que na boca de alguns têm complexidade de Fragata e nem um sistema EO possuem. Básico mesmo
Uma frota de C295 mal aproveitada de versões e, até metade, ou mais, parada.
Os P3 a fazer das tripas coração e ainda com com missões externas.
Fragatas que podiam ter meios tecnológicos de elevada complexidade e capacidade e são é uma piada.
Drones da treta podendo ter melhores.
E estes broncos mal amanhados, extasiam-se agora com tucanos para montarem umas bombinhas na RCA e fazerem um grande filmaço disso tudo. Produção Bollywood

Onde está a atenção devida a toda a zona Marítima da Madeira que regula o Atlântico Sul, se nem a porra de uma base naval existe. E anda por lá a treta de um patrulha coxo e marreco da classe Tejo. Nem que seja que ande um NPO da treta como esses tecnologicamente espantosos de turismo.

Fo.........ssssssss, é só para rir.
« Última modificação: Abril 23, 2023, 07:11:08 pm por Pescador »
 
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Re: CAS
« Responder #126 em: Abril 23, 2023, 07:21:22 pm »
Não diria melhor....
 

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Re: CAS
« Responder #127 em: Abril 23, 2023, 07:30:01 pm »
Andam anos e anos a atrasar gastos de poucas dezenas de milhões em coisa elementares, que são mais que urgentes e pertinentes, mas para gastar a barda em panelinhas com os amigos do outro lado nem hesitam ou vacilam.

Tudo em prol do majorado interesse pessoal de alguns envolvidos.

Porque o interesse Nacional, está bem à vista como é tido em conta.
 
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dc

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Re: CAS
« Responder #128 em: Abril 23, 2023, 07:43:37 pm »
Sobretudo os PG03.

A própria frota de F-16. Torna-se irónico levantar-se a necessidade na LPM de meios para CAS, quando nem os F-16 potenciámos para esta função.

Traficantes no primeiro mundo... fica giro!
Enquanto se discutem estes e outros direitos da bandidagem, as vítimas diretas e indiretas vivem no terceiro...
https://twitter.com/guardiacivil/status/1649759962753540098?t=UnxRdB8Mf1UKxpiytY3ruA&s=19

Certamente terás noção que este tipo de notícias, dão ainda mais razão a quem defende meios mais versáteis, e que se dê prioridade a colmatar as lacunas que temos cá, no nosso próprio quintal, antes de adquirir meios especializados para missões em África. Determinados meios, como helicópteros armados, serviam tanto para cá, como para África, como demais missões.

Entretanto, também já deu para perceber, que se vai colocar as fichas todas nesta aeronave, adquirindo-as novas (portanto muito mais caras do que o originalmente pensado), e a envolver a produção de futuras unidades para outras forças aéreas NATO que os venham a adquirir. Portanto, o plano assenta, essencialmente, em "wishful thinking". Abrir uma linha de montagem, para fabricar umas 10/12 aeronaves, e depois rezar que alguém encomende alguns para manter a fábrica aberta. Em alternativa, vamos continuar a comprar mais.

Isto cheira-me que continuam com aquele sonho molhado da escolha internacional, e acham que o ST vai ser o milagreiro para fazer isso avançar. Apesar de, os países que temos como alvo, já vai quase tudo com F-35, portanto as necessidades de formação serão forçosamente diferentes, e quiçá obrigará a que haja uma aeronave a jacto pelo meio, para eles sequer considerarem tal opção.
 
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Re: CAS
« Responder #129 em: Abril 23, 2023, 08:16:34 pm »
Noções não me faltam, apenas coloquei este indiretamente off topic  para ilustrar que meios, sejam quais forem, sem o devido suporte, incluindo a legislação, só servem para dar show e ridicularizar quem os emprega.

Apelidaste de terceiro mundo os países que utilizam os ST para abater alvos deste tipo, e eu digo-te que noutros, supostamente mais civilizados, não se facilita.

Senão servem motas de água com GoPro...😉
João Pereira
 

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dc

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Re: CAS
« Responder #130 em: Abril 23, 2023, 10:13:59 pm »
Em Portugal e na UE, não tens legislação que te permita andar a abater avionetas a teu bel prazer. Goste-se ou não desta realidade, é assim que é. Se por algum motivo, fosse permitido abater avionetas da droga, então esta função poderia muito bem ser executada por F-16. É uma não-questão mesmo, já que no Brasil, só usam o ST para esta função, por poder operar em pistas de terra batida no meio da floresta amazónica, algo que não se aplica ao território português.
 

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Re: CAS
« Responder #131 em: Abril 23, 2023, 11:52:10 pm »
E para abater confiaria mais num F-16.

E mesmo assim a avioneta teria de aterrar em algum lado (no caso de transporte de droga e tal), portanto não seria impossível ter helis e pessoal á espera dos traficantes quando aterrassem


 
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Re: CAS
« Responder #132 em: Abril 24, 2023, 12:21:59 am »
Pergunta simples,  quanto custa a hora de voo de um e outro e quantas horas se mantêm no ar cada um deles?
Com o mesmo orçamento não se conseguiria muito mais disponibilidade com o ST?
Aliás,  bem vistas as coisas,  o patrulhamento até já deveria ser feito por UAV's...
Quanto à legislações europeias,  aí sim deveriamos falar de soberania.  Que eu saiba não têm faltado exemplos de países a contrariar unilateralmente alguma legislação. 
Até nós,  quando ao Estado convém...
João Pereira
 

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Re: CAS
« Responder #133 em: Abril 24, 2023, 08:09:30 am »
Pergunta simples,  quanto custa a hora de voo de um e outro e quantas horas se mantêm no ar cada um deles?
Com o mesmo orçamento não se conseguiria muito mais disponibilidade com o ST?
Aliás,  bem vistas as coisas,  o patrulhamento até já deveria ser feito por UAV's...
Quanto à legislações europeias,  aí sim deveriamos falar de soberania.  Que eu saiba não têm faltado exemplos de países a contrariar unilateralmente alguma legislação. 
Até nós,  quando ao Estado convém...



O C295 na versão adequada, ou melhor tendo-os nas versões necessárias, adequadas e operacionais, não faria na mesma a vigilância à distancia da avioneta e, até a até a abateria se fosse o caso? Por exemplo terrorismo.
Até com um dos sidewinder dos mais antigos. Se não nessa altura podia entrar em cena o F16. Porque não precisa de acompanhar nada se houver um C295 equipado para isso.

Mas o que seria mais certo, era abordar a avioneta depois com um helicóptero( se estivessem operacionais disponíveis).
Isso sim é estranho, de 12, estarem 4 Merlin operacionais

Se o pretexto é as questões como essas por cá, perde logo todo o significado. Nos EUA com aquela fronteira agitada com os carteis bem armados, nos Países da América do Sul e de África com as suas guerrilhas. Agora na Europa???
E ter uns quantos com todos os encargos e logística para eventualmente ter um par deles na RCA, é um bocado exagero, num País que nem equipa Patrulhas ou moderniza aviões que tem

E estão tão interessados na defesa e soberania do território que nem Marinha quase existe e, a que existe, à excepção dos submarinos, é uma comédia de meios e equipamentos.

A questão é mais um projecto de interesse e utilidade duvidosos, bem como duvidosos envolvidos, que pode e parece mais um buraco como aquele que destruiu  uma das maiores empresas de telecomunicações da Europa, quando se se foi meter com brasileiros.

Se ninguém quiser os tucanos é mais um elefante branco.

E contudo tínhamos potencial para outras opções e deveríamos seguir opções mais versáteis no tipo de uso e nos teatros onde se envolvam.


Hora de voo? e os milhões envolvidos e ...perdidos
E os meios existentes e ignorados num canto? A rico

Mais uma frota para ter uns a dar peças para outros. Há alguma caso em que isso não aconteça por cá?
Não parece haver frota alguma seja do que for, que não tenham meios a ser pilhados e meios inop anos a fio por falta de manutenção.
E relativamente ao meios em si, quase sempre mal aproveitados de versões e equipamentos disponíveis com que pudessem ser equipados.

É esta gente que quer um par de tucas em África?
Bem visto
Negócios, influencias, mais nada.


Já agora voltando ao terrorismo. Estas associações criminosas de traficantes de grau mais elevado, tem muitas ligações a grupos terroristas, seja no negócio de armas como de droga. Era bom as mentes "brilhantes" perceberem isso em vez de fantasias.
« Última modificação: Abril 24, 2023, 08:48:20 am por Pescador »
 

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Re: CAS
« Responder #134 em: Abril 24, 2023, 08:40:50 am »
Mandem os papai tucano ir buscar os portugueses ao Sudão

Cabem quantos em cada asa?
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