Pergunta simples, quanto custa a hora de voo de um e outro e quantas horas se mantêm no ar cada um deles?
Com o mesmo orçamento não se conseguiria muito mais disponibilidade com o ST?
Aliás, bem vistas as coisas, o patrulhamento até já deveria ser feito por UAV's...
Quanto à legislações europeias, aí sim deveriamos falar de soberania. Que eu saiba não têm faltado exemplos de países a contrariar unilateralmente alguma legislação.
Até nós, quando ao Estado convém...
O C295 na versão adequada, ou melhor tendo-os nas versões necessárias, adequadas e operacionais, não faria na mesma a vigilância à distancia da avioneta e, até a até a abateria se fosse o caso? Por exemplo terrorismo.
Até com um dos sidewinder dos mais antigos. Se não nessa altura podia entrar em cena o F16. Porque não precisa de acompanhar nada se houver um C295 equipado para isso.
Mas o que seria mais certo, era abordar a avioneta depois com um helicóptero( se estivessem operacionais disponíveis).
Isso sim é estranho, de 12, estarem 4 Merlin operacionais
Se o pretexto é as questões como essas por cá, perde logo todo o significado. Nos EUA com aquela fronteira agitada com os carteis bem armados, nos Países da América do Sul e de África com as suas guerrilhas. Agora na Europa???
E ter uns quantos com todos os encargos e logística para eventualmente ter um par deles na RCA, é um bocado exagero, num País que nem equipa Patrulhas ou moderniza aviões que tem
E estão tão interessados na defesa e soberania do território que nem Marinha quase existe e, a que existe, à excepção dos submarinos, é uma comédia de meios e equipamentos.
A questão é mais um projecto de interesse e utilidade duvidosos, bem como duvidosos envolvidos, que pode e parece mais um buraco como aquele que destruiu uma das maiores empresas de telecomunicações da Europa, quando se se foi meter com brasileiros.
Se ninguém quiser os tucanos é mais um elefante branco.
E contudo tínhamos potencial para outras opções e deveríamos seguir opções mais versáteis no tipo de uso e nos teatros onde se envolvam.
Hora de voo? e os milhões envolvidos e ...perdidos
E os meios existentes e ignorados num canto? A rico
Mais uma frota para ter uns a dar peças para outros. Há alguma caso em que isso não aconteça por cá?
Não parece haver frota alguma seja do que for, que não tenham meios a ser pilhados e meios inop anos a fio por falta de manutenção.
E relativamente ao meios em si, quase sempre mal aproveitados de versões e equipamentos disponíveis com que pudessem ser equipados.
É esta gente que quer um par de tucas em África?
Bem visto
Negócios, influencias, mais nada.
Já agora voltando ao terrorismo. Estas associações criminosas de traficantes de grau mais elevado, tem muitas ligações a grupos terroristas, seja no negócio de armas como de droga. Era bom as mentes "brilhantes" perceberem isso em vez de fantasias.