Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

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mafets

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Re: CAS
« Responder #1755 em: Novembro 19, 2024, 12:58:16 pm »




Saudações
« Última modificação: Novembro 19, 2024, 01:16:03 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Charlie Jaguar

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Re: CAS
« Responder #1756 em: Novembro 19, 2024, 01:38:37 pm »
Muito dificilmente o esquema da aeronave CAS será camuflado. Neste momento na FAP apenas o EH-101 retém a pintura camuflada South East Asia, sendo a prioridade o NATO Grey de baixa visibilidade.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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sivispacem

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Re: CAS
« Responder #1757 em: Novembro 19, 2024, 03:31:42 pm »
Muito dificilmente o esquema da aeronave CAS será camuflado. Neste momento na FAP apenas o EH-101 retém a pintura camuflada South East Asia, sendo a prioridade o NATO Grey de baixa visibilidade.

Verdade, CJ.

Mas como as avionetas vão ser usadas na invasão de África (começamos por Ceuta, como há uns séculos atrás e depois ninguém nos pára....)  :mrgreen: :mrgreen:
« Última modificação: Novembro 20, 2024, 06:40:55 am por sivispacem »
Cumprimentos,
 
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nelson38899

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Re: CAS
« Responder #1758 em: Novembro 19, 2024, 06:08:20 pm »
Aqui fica, o que virá em princípio para nós

Citar
A-29M, versión modernizada del modelo. Así, el A-29M contará con nuevos sensores electroópticos, una nueva cabina con una pantalla única tipo WAD (similar a la que se encuentra en el Gripen ) para reemplazar las dos pantallas actuales del A-29A, que tienen un diseño similar a la cabina del F-5M Tiger II.

Otras características novedosas serán nuevos sistemas de protección antimisiles, blindaje adicional, enlace de datos BR-2 que permitirá la conexión con cazas Gripen, aviones radar E-99 y estaciones terrestres, y un paquete de entrenamiento sintético.
https://www.defensa.com/brasil/n-2025-comienza-modernizacion-version-29m-super-tucano-fuerza
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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sivispacem

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Re: CAS
« Responder #1759 em: Novembro 29, 2024, 07:08:35 pm »
Mais uns que ainda não viram a luz....

https://www.defensa.com/otan-y-europa/pilatus-firma-contrato-para-dotar-19-aviones-entrenamiento-pc-21

Vou ver se consigo descobrir quanto custou...
Cumprimentos,
 

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Re: CAS
« Responder #1760 em: Novembro 29, 2024, 07:17:09 pm »

The government of Canada will spend C$11.2 billion ($8.1 billion) to modernise the country’s military trainer fleet.

The new aircraft include single- and multi-engined turboprops, as well as helicopters

Among the new aircraft will be the Grob Aircraft G120TP and Pilatus PC-21 single-engined turboprops, Beechcraft King Air 260 and De Havilland Canada Dash 8-400 twin-engined turboprops and the Airbus Helicopters H135 light helicopter.

19 PC-21s for jet-powered and fixed-wing advanced flight training...

Isto prova que o Super Tucano tem lugar na FAP.
E na FA da Holanda, já agora...

A Pilatus que nos proponha o PC-21.
Não há nada melhor que um bom concurso.
 

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"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: CAS
« Responder #1762 em: Novembro 30, 2024, 09:29:31 am »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: CAS
« Responder #1763 em: Novembro 30, 2024, 12:06:01 pm »

Será que é por o PC-21 ser apresentado frequentemente pintado de vermelho que muitos foristas se sentem atraídos por ele?

Se formos á página da PILATUS na Wikipedia podemos ver todos os modelos de aviões que produziram desde 1944.
Colocando-os ao lado de todos os modelos de aviões produzidos até hoje pela EMBRAER...

Não dá para entender.
 

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Re: CAS
« Responder #1764 em: Novembro 30, 2024, 09:05:06 pm »

Será que é por o PC-21 ser apresentado frequentemente pintado de vermelho que muitos foristas se sentem atraídos por ele?

Se formos á página da PILATUS na Wikipedia podemos ver todos os modelos de aviões que produziram desde 1944.
Colocando-os ao lado de todos os modelos de aviões produzidos até hoje pela EMBRAER...

Não dá para entender.

É uma

Contra a tadinha da Embraer
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-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: CAS
« Responder #1765 em: Dezembro 03, 2024, 02:41:01 pm »
Isto prova que o Super Tucano tem lugar na FAP.
E na FA da Holanda, já agora...

A Pilatus que nos proponha o PC-21.
Não há nada melhor que um bom concurso.

Prova o quê? Que todos os outros países que optam por uma aeronave a hélice de treino avançado, escolhem o PC-21 e não o ST? Que mais ninguém coloca na equação um critério estapafúrdio de CAS em África? Que nos outros países a escolha é feita com base em critérios técnicos e custo/benefício, e não com critérios feitos à medida de um modelo específico?

Engraçado é quererem revirar a vitória do PC-21 num concurso, como um ponto a favor do ST.

E qual concurso? No nosso caso, a Embraer não quer concurso, quer enfiar-nos pela goela abaixo o ST, por mais absurda que seja esta compra, e quer que Portugal compre a maior quantidade de aeronaves possível.

Agora, o ST pode fazer tanto sentido na FAP como o PC-21? Sim, se for adquirido numa quantidade pequena (6 bastam), estritamente para treino e como solução stop-gap.
Faz sentido adquirir uma quantidade supérflua, numa variante mais cara e complexa, para missões de combate em África, o que obriga à formação de pessoal especializado para esta função? Não, até porque brevemente os TOs africanos poderão deixar de ser permissivos, e é um tipo de aeronave inconsequente para um país da NATO.

Não é difícil perceber.
PC-21 ou ST para treino? Ok.
PC-21/ST para combate? Não!

Uma Força Aérea que tem tremenda dificuldade em arranjar pilotos para a aviação de caça, não se pode dar ao luxo de esbanjar pilotos em avionetas COIN. É desperdício de talento.
 
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Re: CAS
« Responder #1766 em: Dezembro 03, 2024, 09:18:15 pm »
Quem esteja interessado em saber o que Portugal pode fazer com ST, para além de Treino - mas, ao mesmo tempo como treino avançado, é ler este artigo sobre a modernização dos ST brasileiros.

Onde lerem "F-39E Gripen", considerem "os nossos futuros F-35"...
... se bem que não é bem assim - os nossos irmãos já têm os Gripen e nós ...   :-\

Onde lerem BR-2, considerem "LINK-16"

...


https://www.zona-militar.com/2024/12/02/la-fuerza-aerea-brasilena-busca-que-los-a-29-super-tucano-modernizados-tengan-una-mayor-interoperatividad-con-sus-cazas-gripen/

« Última modificação: Dezembro 03, 2024, 09:19:19 pm por saabGripen »
 

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Cabeça de Martelo

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Re: CAS
« Responder #1767 em: Dezembro 03, 2024, 10:39:39 pm »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: CAS
« Responder #1768 em: Dezembro 03, 2024, 10:49:28 pm »
https://twitter.com/PucaraD/status/1864063846865875309


Eu acredito que empresas portuguesas terão capacidade para criar um cockpit para o ST que simula o cockpit de um F-35.
Ligado a um sistema de simulação em terra.

Isso seria um golpe da EMBRAER e de Portugal.
 

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saabGripen

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Re: CAS
« Responder #1769 em: Dezembro 04, 2024, 07:53:07 pm »
Copiado do post do MMaria na página do Super Tucano.
Os equipamentos que podem servir para CAS, servem para treinar futuros pilotos de F-35, que devem estar aí a chegar.


    AEL Sistemas apresenta modernização para o A-29 Super Tucano
    ...
    Além do cockpit digital, outras melhorias estariam para o HUD, substituindo por um tipo mais moderno e mais leve; na atualização dos sistemas de navegação e de comunicação; no sistema de missão; e na instalação do pacote sintético que está presente na frota do Chile.

    Dessa forma a FAB proporcionará um treinamento ainda mais realista colocando o uso de sistemas e ferramentas que são utilizadas nos caças de primeira linha como “radar warning receiver” (RWR, alerta de detecção de radar), “missile approach warning system” (MAWS, sistema de alerta de proximidade de mísseis), “laser warning system” (LWS, sistema de alerta de iluminação por laser); “chaff/flare”; radar de bordo; e simulação do uso de diversos tipos de armamentos ar-ar e ar-solo guiados e sensores em geral.
    ...
    Completo em: https://tecnodefesa.com.br/ael-sistemas-apresenta-modernizacao-para-o-a-29-super-tucano/