O Trump não sabe uma letra do tamanho de um comboio.
Em grande parte dos temas ele ouve alguns ditos especialistas e depois cozinha qualquer coisa que na maior parte dos casos não serve para nada ...
O que aqui é importante, é entender o que está por detrás de toda esta rajada de ordens executivas, ou como nós chamamos, decretos presidenciais.
A ordem executiva, ou decreto presidencial, não é uma lei e pode ser revogada por outra ordem executiva do presidente que se segue.
A ideia do Projet-2025, é atingir todas as estruturas do estado de tal forma e com tal violência, que mesmo que no futuro se tente revogar as leis de Trump, as estruturas do estado estarão de tal forma arrasadas, que já não há nada a fazer.
Entre as ideias a longo prazo do Project-2025 está a ideia de que ou a América volta a ter capacidade para produzir bens manufaturados em grande quantidade, ou a revolução tecnológica deixará milhões no desemprego, além de deixar o país completamente dependente da China.
Este é o principal problema dos americanos. Garantir que não vão sofrer as consequências de um embargo aos produtos chineses, que terá que ocorrer quando houver confrontações mais violentas.
Esta "blindagem" da América é no entanto extraordinariamente custosa e pode levar a problemas que ninguém consegue sequer imaginar.
Os americanos querem por exemplo, forçar a industria automóvel a voltar a produzir carros 100% fabricados nos EUA.
Isto está tudo muito bem, o problema é que isso também implica construir fábricas de raiz, o que vai demorar anos, e vai implicar preços mais altos.
Mas em teoria, a ideia tem pés para andar. Vai provocar uma revolução na estrutura industrial americana e não se sabe se os americanos têm como fazer isto. A ideia é que toda a gente vai querer participar nesse desenvolvimento e que dinheiro da Europa, do Médio Oriente e da Ásia, vai jorrar de todo o lado para a América.
Isto evidentemente vai fazer "mirrar" o Canadá e vai levar a problemas no México com o desagregar do estado.
Por essa razão estarão já a ser desenvolvidos planos para ocupar uma faixa de território dentro do México, que sirva como área tampão.
O Canadá é igualmente importante deste ponto de vista, porque tem mais recursos minerais e energéticos que os Estados Unidos.
A América Central e América do Sul, será o passo seguinte...
Esses países estão perfeitamente habituados a ditaduras e facilmente podem ser controlados por populistas, caudilhos e extremistas. É irrelevante se vão conseguir fazer alguma coisa. Se falharem, culpam-se uns aos outros e matam uns quantos milhares de pessoas e pronto.