Não sendo uma área que eu domine minimamente, a área do racismo e similares.......
Acredito que todos os estrangeiros que emigrem para outro país, seja ele qual for, sofram olhares de lado, xenofobia...... sem excepção!
Já agora Vítor, uma dúvida: As anedotas que os brasileiros contam sobre os portugueses, não é racismo e xenofobia?
É que Portugal sempre foi um país de emigrantes, e se nos anos 60 muitos portugueses emigraram para o Brasil, agora dá-se o oposto! Com uma enorme diferença, Portugal teria cerca de 5% de estrangeiros e está a chegar a 20%! Uma anormalidade!!!!!!
Já agora outro reparo que eu ouço muito nos brasileiros e agora personificado no Ministro:
Vamos lá a ver, quem explorou o ouro de uma terra que pertencia aos índios, não são os antecessores dos actuais brasileiros? O Ministro não me parece ter cara de índio!!!!!!
Portanto, quem explorou o Brasil até hoje, tem de ser indemnizado pelos portugueses actuais? OI? OI? Não estou a perceber!?
Infelizmente no século XIX, aquando das invasões Napoleónicas, Portugal perdeu todo o ouro que tinha quando a corte foi para o Brasil, deu-se a independência e que eu saiba nunca mais o ouro regressou a Portugal!!!!! O resto que ficou em Portugal, foi roubado pelos soldados de Napoleão e também pelos Ingleses!!!!!!
Vamos lá a ver, como diz o outro, os brasileiros têem de ter noção do ridículo quando reclamam. Então agora quem está em Portugal, tem de indemnizar com o ouro, os descentes brasileiros dos primeiros exploradores (sejam eles portugueses, europeus, africanos.......), que esses sim ficaram com o ouro de um país que não era deles?
Outra dúvida, os brasileiros têem a noção de que a população que vivia no Brasil em 1800 é a mesma de 1823 (depois da independência), não têem?
Passados 201 anos ainda somos os culpados da gestão (ou falta dela) no Brasil?
E já agora que o Ministro falou no ouro que Portugal cobrou a título de impostos (1/5 sobre as riquezas exploradas), o Vítor sabe que estamos a falar talvez em 800 toneladas até 1822?
E o Vítor sabe que o Brasil exporta 100 toneladas de ouro todos os anos? E os brasileiros sabem isso? Que exportam ouro como exportam café..........