F-35A Lightning II na FAP

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #960 em: Junho 30, 2024, 06:35:06 pm »
12 F-35 Block 3F ainda vá que não vá. Block 3i já foi lançado em 2016 e não seria muito lógico.

Mas é como diz o outro pedintes não podem ser esquisitos.

sim... verdade. miséria... "low hours" ... parece que estou a ver e a adivinhar o que aí vem...

Eu se fosse aos americanos dizia: " se não quiserem podem equipar tudo com STs"
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #961 em: Junho 30, 2024, 08:08:30 pm »
Sempre achei que iam ser F-35 usados mas nunca pensei que nesta fase a USAF com tantos caças em fim de vida aceitasse já prescindir F-35's.
Os países europeus também receberam um mix de block 2's com entregas do 3 a decorrer com atrasos. Se recebermos mesmo o 3i (quanto mais o 3f) usadas a entrega seria relativamente rápida apenas limitada ao treino dos pilotos. Por isso interrogo-me, porque é que os F-35's usados são uma opção disponível só para Portugal? Imagino que na frustração e receber os deles os outros países estariam também a competir connosco nesta opção?
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #962 em: Junho 30, 2024, 08:11:55 pm »
Boa noite,
Como já vos tinha dito, os bonecos continuam a romantizar a Embraer.
Os loucos já falam em 12 aviões para instrução e 10 para CAS, sendo a base de operação Monte Real.
 :o

:jaja2: *** You're are now entering the RUMOR ZONE *** nx2l1

Ora bem, sejam todos muito bem-vindos a mais uma edição da Rumor Zone, a sua rubrica de rumores ocasional. :mrgreen:

Num encontro este fim-de-semana de malta ligada aos aviões, falou-se de tudo um pouco, mas principalmente de gajas... e aviões, claro. E nesse encontro informal estiveram presentes muitos figurões da FAP, incluindo pelo menos 2 ex-CEMFA (que me tenha apercebido). E, como não podia deixar de ser, falou-se da FAP, da FAP atual e da FAP do futuro. Fora os problemas já conhecidos de todos e que teimam em se perpetuar (falta de efetivos, contínuo desinvestimento, desencanto crescente pela vida militar, etc), também foram obviamente abordadas as questões de reequipamento do ramo. E assim sendo, e já que estamos na Rumor Zone, aqui fica um resumo do muito que foi falado:

1º - Super Tucano. O ST é uma certeza, não há volta a dar, e tal como apontou o Subsea7, o número a adquirir será muito possivelmente mais perto das 2 dúzias de aparelhos do que apenas uma. 10 a 12 aeronaves destinar-se-iam à Esq. 103 "Caracóis" para instrução avançada sediados em Beja, e outras 10 a 12 para a Esq. 301 "Jaguares" em Monte Real. No Beja Air Show vários foram os militares que indagaram os representantes da Embraer lá presentes a este respeito, e estes últimos foram taxativos ao afirmar que o construtor brasileiro conta vender mais do que 12 unidades à FAP. A confirmar-se, vai ser engraçado ver os Jaguares no Tiger Meet entre F-35, Rafale, Typhoon e Gripen, sem falar nos exercícios internacionais a doer. ::)

2º - F-16. Se a 301 transitar para o Super Tucano, a Esq. 201 "Falcões" ficará encarregue de operar os 19 F-16AM/BM Peace Atlantis I (PA I), sendo os Peace Atlantis II (PA II) - incluindo os 3 monolugares em modernização na OGMA - cedidos à Ucrânia. Os PA I serão alvo de um upgrade nos moldes daquilo a que já aqui temos falado, ou seja, novo radar AESA SABR, armamento mais moderno e com capacidade stand-off, novo pod designador de alvos e talvez novo pod ECM.

3º - F-35A. Caso Portugal ceda os PA II para a Força Aérea Ucraniana, os Estados Unidos estarão dispostos a ceder-nos entre 12 a 16 "low hour" F-35A Block 3i ou Block 3F em segunda-mão, e com um preço mais acessível por força do Acordo das Lajes. A Esquadra deverá ser uma 3xx, e existem dúvidas se ficaria porventura em Monte Real ou seria colocada em Ovar.

4º - P-3C. Como uma certa forma de contrapartida pelo preço mais baixo dos F-35A, Portugal comprometer-se-ia perante os Estados Unidos a sediar em permanência uma Esquadra de Orion na BA4, muito provavelmente os 2 CUP II ex-Marinha Germânica (que deverão ser os últimos a ser entregues no final do ano que vem) para patrulhamento marítimo e busca e salvamento. Deverão também ser esses 2 (nºs de cauda 24812 e 24813) a ser utilizados operacionalmente pela FAP, sendo os restantes utilizados como "vacas" para sustentação da frota até 2040.

5º - Helis. Grande confusão a este respeito, com muitas informações cruzadas. A FAP aparentemente estará a tentar que os helicópteros de evacuação voltem a ficar a seu cargo, e não responsabilidade do Exército, como era a intenção da anterior MDN e até ver do atual. A compra de mais 3 UH-60A para a função de combate a incêndios não é de todo líquida, o que me surpreendeu, e caso tenha de assumir a função de evacuação médica em vez do INEM, a FAP irá exigir mais meios. O plano de modernização da frota EH-101 já se encontra elaborado, porém como o seu custo rondará os 400 a 500M€ (isto porque a FAP alegadamente gostaria também de trocar os motores Turbomeca pelos General Electric CT7), poderá ir para as calendas gregas, ou seja, pura e simplesmente continuar tudo como está hoje.

6º - C-130. Após a receção do 5º KC-390, poderão ser colocados à venda pós-modernização de toda a frota, e a Esq. 501 "Bisontes" ser dotada de 3 A400M excedentários provenientes da encomenda espanhola ou germânica.

7º - Por incrível que pareça, não há planos para comprar mais aeronaves DHC-515, não de imediato pelo menos. Deverão ser 2 e apenas 2 durante uns bons anos, o que já de si é um verdadeiro milagre, mas que por força de acidente, avaria, manutenção ou obrigação de ajuda a outras nações que compõem o mecanismo rescEU da União Europeia, poderão significar 0.


E pronto, para já é tudo. Muito do que aqui está não constitui propriamente novidade visto ter sido adiantado em várias ocasiões pelo Subsea7, no entanto não quis deixar de partilhar o que se ouve agora por aí.


 :jaja2: *** You're are now leaving the RUMOR ZONE *** nx2l1
Faltou a 201 passar para o Gripen C :mrgreen:
 

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Charlie Jaguar

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #963 em: Junho 30, 2024, 08:38:03 pm »
Faltou a 201 passar para o Gripen C :mrgreen:

 Credo! :mrgreen:

Pois, mas temos pena porque os F-16 deverão continuar ao serviço até perto de 2040 de acordo com o que estará hoje em dia pensado, e nessa altura serão em princípio substituídos por uma Esquadra de F-35A "Block 4", ou pelo menos é essa a intenção.

Ainda a este respeito, e porque me esqueci de mencionar antes no post da Rumor Zone, com a operação em simultâneo do F-16 e F-35 existe a forte possibilidade dos Fighting Falcon nacionais passarem a envergar o esquema Have Glass V após a sua modernização, um esquema em tudo idêntico ao utilizado no seio da NATO pelos aparelhos dinamarqueses e norte-americanos.

« Última modificação: Junho 30, 2024, 08:38:38 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #964 em: Junho 30, 2024, 08:51:14 pm »
Boa noite,
Como já vos tinha dito, os bonecos continuam a romantizar a Embraer.
Os loucos já falam em 12 aviões para instrução e 10 para CAS, sendo a base de operação Monte Real.
 :o




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Ora bem, sejam todos muito bem-vindos a mais uma edição da Rumor Zone, a sua rubrica de rumores ocasional. :mrgreen:

Num encontro este fim-de-semana de malta ligada aos aviões, falou-se de tudo um pouco, mas principalmente de gajas... e aviões, claro. E nesse encontro informal estiveram presentes muitos figurões da FAP, incluindo pelo menos 2 ex-CEMFA (que me tenha apercebido). E, como não podia deixar de ser, falou-se da FAP, da FAP atual e da FAP do futuro. Fora os problemas já conhecidos de todos e que teimam em se perpetuar (falta de efetivos, contínuo desinvestimento, desencanto crescente pela vida militar, etc), também foram obviamente abordadas as questões de reequipamento do ramo. E assim sendo, e já que estamos na Rumor Zone, aqui fica um resumo do muito que foi falado:

1º - Super Tucano. O ST é uma certeza, não há volta a dar, e tal como apontou o Subsea7, o número a adquirir será muito possivelmente mais perto das 2 dúzias de aparelhos do que apenas uma. 10 a 12 aeronaves destinar-se-iam à Esq. 103 "Caracóis" para instrução avançada sediados em Beja, e outras 10 a 12 para a Esq. 301 "Jaguares" em Monte Real. No Beja Air Show vários foram os militares que indagaram os representantes da Embraer lá presentes a este respeito, e estes últimos foram taxativos ao afirmar que o construtor brasileiro conta vender mais do que 12 unidades à FAP. A confirmar-se, vai ser engraçado ver os Jaguares no Tiger Meet entre F-35, Rafale, Typhoon e Gripen, sem falar nos exercícios internacionais a doer. ::)

2º - F-16. Se a 301 transitar para o Super Tucano, a Esq. 201 "Falcões" ficará encarregue de operar os 19 F-16AM/BM Peace Atlantis I (PA I), sendo os Peace Atlantis II (PA II) - incluindo os 3 monolugares em modernização na OGMA - cedidos à Ucrânia. Os PA I serão alvo de um upgrade nos moldes daquilo a que já aqui temos falado, ou seja, novo radar AESA SABR, armamento mais moderno e com capacidade stand-off, novo pod designador de alvos e talvez novo pod ECM.

3º - F-35A. Caso Portugal ceda os PA II para a Força Aérea Ucraniana, os Estados Unidos estarão dispostos a ceder-nos entre 12 a 16 "low hour" F-35A Block 3i ou Block 3F em segunda-mão, e com um preço mais acessível por força do Acordo das Lajes. A Esquadra deverá ser uma 3xx, e existem dúvidas se ficaria porventura em Monte Real ou seria colocada em Ovar.

4º - P-3C. Como uma certa forma de contrapartida pelo preço mais baixo dos F-35A, Portugal comprometer-se-ia perante os Estados Unidos a sediar em permanência uma Esquadra de Orion na BA4, muito provavelmente os 2 CUP II ex-Marinha Germânica (que deverão ser os últimos a ser entregues no final do ano que vem) para patrulhamento marítimo e busca e salvamento. Deverão também ser esses 2 (nºs de cauda 24812 e 24813) a ser utilizados operacionalmente pela FAP, sendo os restantes utilizados como "vacas" para sustentação da frota até 2040.

5º - Helis. Grande confusão a este respeito, com muitas informações cruzadas. A FAP aparentemente estará a tentar que os helicópteros de evacuação voltem a ficar a seu cargo, e não responsabilidade do Exército, como era a intenção da anterior MDN e até ver do atual. A compra de mais 3 UH-60A para a função de combate a incêndios não é de todo líquida, o que me surpreendeu, e caso tenha de assumir a função de evacuação médica em vez do INEM, a FAP irá exigir mais meios. O plano de modernização da frota EH-101 já se encontra elaborado, porém como o seu custo rondará os 400 a 500M€ (isto porque a FAP alegadamente gostaria também de trocar os motores Turbomeca pelos General Electric CT7), poderá ir para as calendas gregas, ou seja, pura e simplesmente continuar tudo como está hoje.

6º - C-130. Após a receção do 5º KC-390, poderão ser colocados à venda pós-modernização de toda a frota, e a Esq. 501 "Bisontes" ser dotada de 3 A400M excedentários provenientes da encomenda espanhola ou germânica.

7º - Por incrível que pareça, não há planos para comprar mais aeronaves DHC-515, não de imediato pelo menos. Deverão ser 2 e apenas 2 durante uns bons anos, o que já de si é um verdadeiro milagre, mas que por força de acidente, avaria, manutenção ou obrigação de ajuda a outras nações que compõem o mecanismo rescEU da União Europeia, poderão significar 0.


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Nada de uav ou ucav? :bang: :bang: :-X
« Última modificação: Junho 30, 2024, 08:52:06 pm por HOTM »
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #965 em: Junho 30, 2024, 09:43:34 pm »
3 drones class III já estão inseridos na LPM

Orçamento de 71M de euros
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #966 em: Junho 30, 2024, 11:51:28 pm »
Boa noite,
Como já vos tinha dito, os bonecos continuam a romantizar a Embraer.
Os loucos já falam em 12 aviões para instrução e 10 para CAS, sendo a base de operação Monte Real.
 :o

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Num encontro este fim-de-semana de malta ligada aos aviões, falou-se de tudo um pouco, mas principalmente de gajas... e aviões, claro. E nesse encontro informal estiveram presentes muitos figurões da FAP, incluindo pelo menos 2 ex-CEMFA (que me tenha apercebido). E, como não podia deixar de ser, falou-se da FAP, da FAP atual e da FAP do futuro. Fora os problemas já conhecidos de todos e que teimam em se perpetuar (falta de efetivos, contínuo desinvestimento, desencanto crescente pela vida militar, etc), também foram obviamente abordadas as questões de reequipamento do ramo. E assim sendo, e já que estamos na Rumor Zone, aqui fica um resumo do muito que foi falado:

1º - Super Tucano. O ST é uma certeza, não há volta a dar, e tal como apontou o Subsea7, o número a adquirir será muito possivelmente mais perto das 2 dúzias de aparelhos do que apenas uma. 10 a 12 aeronaves destinar-se-iam à Esq. 103 "Caracóis" para instrução avançada sediados em Beja, e outras 10 a 12 para a Esq. 301 "Jaguares" em Monte Real. No Beja Air Show vários foram os militares que indagaram os representantes da Embraer lá presentes a este respeito, e estes últimos foram taxativos ao afirmar que o construtor brasileiro conta vender mais do que 12 unidades à FAP. A confirmar-se, vai ser engraçado ver os Jaguares no Tiger Meet entre F-35, Rafale, Typhoon e Gripen, sem falar nos exercícios internacionais a doer. ::)

2º - F-16. Se a 301 transitar para o Super Tucano, a Esq. 201 "Falcões" ficará encarregue de operar os 19 F-16AM/BM Peace Atlantis I (PA I), sendo os Peace Atlantis II (PA II) - incluindo os 3 monolugares em modernização na OGMA - cedidos à Ucrânia. Os PA I serão alvo de um upgrade nos moldes daquilo a que já aqui temos falado, ou seja, novo radar AESA SABR, armamento mais moderno e com capacidade stand-off, novo pod designador de alvos e talvez novo pod ECM.

3º - F-35A. Caso Portugal ceda os PA II para a Força Aérea Ucraniana, os Estados Unidos estarão dispostos a ceder-nos entre 12 a 16 "low hour" F-35A Block 3i ou Block 3F em segunda-mão, e com um preço mais acessível por força do Acordo das Lajes. A Esquadra deverá ser uma 3xx, e existem dúvidas se ficaria porventura em Monte Real ou seria colocada em Ovar.

4º - P-3C. Como uma certa forma de contrapartida pelo preço mais baixo dos F-35A, Portugal comprometer-se-ia perante os Estados Unidos a sediar em permanência uma Esquadra de Orion na BA4, muito provavelmente os 2 CUP II ex-Marinha Germânica (que deverão ser os últimos a ser entregues no final do ano que vem) para patrulhamento marítimo e busca e salvamento. Deverão também ser esses 2 (nºs de cauda 24812 e 24813) a ser utilizados operacionalmente pela FAP, sendo os restantes utilizados como "vacas" para sustentação da frota até 2040.

5º - Helis. Grande confusão a este respeito, com muitas informações cruzadas. A FAP aparentemente estará a tentar que os helicópteros de evacuação voltem a ficar a seu cargo, e não responsabilidade do Exército, como era a intenção da anterior MDN e até ver do atual. A compra de mais 3 UH-60A para a função de combate a incêndios não é de todo líquida, o que me surpreendeu, e caso tenha de assumir a função de evacuação médica em vez do INEM, a FAP irá exigir mais meios. O plano de modernização da frota EH-101 já se encontra elaborado, porém como o seu custo rondará os 400 a 500M€ (isto porque a FAP alegadamente gostaria também de trocar os motores Turbomeca pelos General Electric CT7), poderá ir para as calendas gregas, ou seja, pura e simplesmente continuar tudo como está hoje.

6º - C-130. Após a receção do 5º KC-390, poderão ser colocados à venda pós-modernização de toda a frota, e a Esq. 501 "Bisontes" ser dotada de 3 A400M excedentários provenientes da encomenda espanhola ou germânica.

7º - Por incrível que pareça, não há planos para comprar mais aeronaves DHC-515, não de imediato pelo menos. Deverão ser 2 e apenas 2 durante uns bons anos, o que já de si é um verdadeiro milagre, mas que por força de acidente, avaria, manutenção ou obrigação de ajuda a outras nações que compõem o mecanismo rescEU da União Europeia, poderão significar 0.


E pronto, para já é tudo. Muito do que aqui está não constitui propriamente novidade visto ter sido adiantado em várias ocasiões pelo Subsea7, no entanto não quis deixar de partilhar o que se ouve agora por aí.


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Algumas Considerações:

1) Eu disse aqui que o plano 5.5 Biliões foi uma coisa muito mal pensada.
Pareceu um plano anunciado sem o conhecimento do MD...

2) E este?
O Nuno Melo esteve lá? Quando é que vai ser informado da "decisão"?
A coisa tem que estar decidida a tempo da revisão da LPM em 2026. Há muito tempo.

3) Com este plano, contrapartidas para a indústria nacional são zero. Até é Portugal que tem que dar aos EEUU contrapartidas na forma de colocar 2 P-3 nas Lages. Fixe.

4) Parece que, no meio disto tudo, as oportunidades de empresas portuguesas desenvolverem-se na área aeronáutica está em projectos futuros da EMBRAER com novas versões de KC-390 (Boom, Patrtulha Marítima... e o Tucanito. Da LM - pirocas e F-35 usados.

5) Questão Técnica
Refere-se num post posterior a este que os F-16 podem ser pintados com tinta stealth. Fixe.
A pergunta é: Alguém no encontro referiu que seria bom os F-16 estarem em condições de "emparelhar" com os F-35 em termos de "Sensor Fusion" e partilha de Tracks? Se tal não acontecer, um dia vamos ter um título no EXPRESSO: "O Nossos F-16 Não Conseguem Falar com os Nossos F-35..."
E vamos ter F-35 usados a trabalhar com F-16 Diet V como os F-16 trabalhariam hoje com A-7s. E isto até 2040.
Como o CharlieJaguar não fala de nada disto, o tema não foi abordado, mesmo com a presença de 2 ex-CEMFA.

6) Penso que o Nuno Melo vai aceitar o plano. É barato.
Mas parece-me um remendo em cima de um remendo, a pensar em outro remendo em 2040.
Nessa altura, Nuno Melo e o actual CEMFA estarão na reforma.

7) Os F-35 que vamos receber agora podem disparar METEOR?


« Última modificação: Julho 01, 2024, 12:02:01 am por saabGripen »
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #967 em: Julho 01, 2024, 10:08:55 am »
A confirmar-se, vai ser engraçado ver os Jaguares no Tiger Meet entre F-35, Rafale, Typhoon e Gripen, sem falar nos exercícios internacionais a doer. ::)
Podemos depois mudar o nome da esquadra para "Marketeers".

3º - F-35A. Caso Portugal ceda os PA II para a Força Aérea Ucraniana, os Estados Unidos estarão dispostos a ceder-nos entre 12 a 16 "low hour" F-35A Block 3i ou Block 3F em segunda-mão, e com um preço mais acessível por força do Acordo das Lajes. A Esquadra deverá ser uma 3xx, e existem dúvidas se ficaria porventura em Monte Real ou seria colocada em Ovar.
Compreendo o contexto e a base desse rumor. Mas parece mais um rumor para tentar tapar o que aí vem com a 301 deixar de operar F-16s. Boa sorte.

4º - P-3C. Como uma certa forma de contrapartida pelo preço mais baixo dos F-35A, Portugal comprometer-se-ia perante os Estados Unidos a sediar em permanência uma Esquadra de Orion na BA4, muito provavelmente os 2 CUP II ex-Marinha Germânica (que deverão ser os últimos a ser entregues no final do ano que vem) para patrulhamento marítimo e busca e salvamento. Deverão também ser esses 2 (nºs de cauda 24812 e 24813) a ser utilizados operacionalmente pela FAP, sendo os restantes utilizados como "vacas" para sustentação da frota até 2040.
Tenho dúvidas que isso estaria exclusivamente ligado a um desconto nos F-35. Acho que o reforço das operações dos P-3 seria mais como obrigação perante a NATO e uma vez que provavelmente vamos deixar de ter tantos caças para contribuir para a aliança.

7º - Por incrível que pareça, não há planos para comprar mais aeronaves DHC-515, não de imediato pelo menos. Deverão ser 2 e apenas 2 durante uns bons anos, o que já de si é um verdadeiro milagre, mas que por força de acidente, avaria, manutenção ou obrigação de ajuda a outras nações que compõem o mecanismo rescEU da União Europeia, poderão significar 0.
Eu ficaria era surpreendido era se a esta altura existissem planos para aumentar a frota de DHC-515. Quantas décadas já passaram desde que falaram e estudaram adquirir os Canadair para a FAP? Três? Sem falar que quando ocorreu o incêndio em Pedrógão Grande, que já foi em si uma grande tragédia, ninguém se mexeu para adquirir mais meios e vieram com a narrativa que estava tudo bem. Não fizeram nada nem para mostrar obra feita. Só compramos os DHC-515 por causa do apoio da União Europeia, caso contrário não havia nada para ninguém.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #968 em: Julho 01, 2024, 10:45:06 am »
e das gajas? amantes? o que se sabe? muita loucura e pu**ria?? muita festa, muita rodada?

Xiuuuuu! Isso é tão ou mais secreto do que a quantidade de AMRAAM que a FAP realmente possui. :mrgreen:

 :mrgreen: :mrgreen:

Cps Charlie. És um tipo bem disposto com sentido de humor. Obrigado pelas informações neste fórum em vários temas e comentários.
« Última modificação: Julho 01, 2024, 01:55:10 pm por LightningBolt »
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #969 em: Julho 01, 2024, 04:37:44 pm »
3 drones class III já estão inseridos na LPM

Orçamento de 71M de euros

Podiam ser mais e maiores em vez de esbanjar com a Embraer.
E em esbanjar refiro e passo a  referir, relativo à merda dos tucanitos e os seus e promotores internos incluídos que também são despesa inútil.
Andamos sempre a brincar aos drones

Classes de aeronaves remotamente pilotadas
Classe 1: RPAs com peso máximo de decolagem maior que 150 kg;
Classe 2: RPAs com peso máximo de decolagem maior que 25 kg e menor ou igual a 150 kg;
Classe 3: RPAs com peso máximo de decolagem maior que 250 g e menor do que 25 kg;

Palhaços
« Última modificação: Julho 01, 2024, 04:40:41 pm por Pescador »
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #970 em: Julho 01, 2024, 04:42:15 pm »
3 drones class III já estão inseridos na LPM

Orçamento de 71M de euros

71 milhões 3 drones classe 3??????
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #971 em: Julho 01, 2024, 04:58:16 pm »
3 drones class III já estão inseridos na LPM

Orçamento de 71M de euros

71 milhões 3 drones classe 3??????

Não querendo alargar o offtopic sim

 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #972 em: Julho 01, 2024, 05:58:34 pm »
3 drones class III já estão inseridos na LPM

Orçamento de 71M de euros

71 milhões 3 drones classe 3??????

Não querendo alargar o offtopic sim



Com 3 bases de controle em terra

Mas que drones são esses?
Não iam adquirir os MQ-9B SeaGuardian?
 

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Pilotasso

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #973 em: Julho 01, 2024, 06:47:16 pm »
Algumas Considerações:

1) Eu disse aqui que o plano 5.5 Biliões foi uma coisa muito mal pensada.
Pareceu um plano anunciado sem o conhecimento do MD...

2) E este?
O Nuno Melo esteve lá? Quando é que vai ser informado da "decisão"?
A coisa tem que estar decidida a tempo da revisão da LPM em 2026. Há muito tempo.

3) Com este plano, contrapartidas para a indústria nacional são zero. Até é Portugal que tem que dar aos EEUU contrapartidas na forma de colocar 2 P-3 nas Lages. Fixe.

4) Parece que, no meio disto tudo, as oportunidades de empresas portuguesas desenvolverem-se na área aeronáutica está em projectos futuros da EMBRAER com novas versões de KC-390 (Boom, Patrtulha Marítima... e o Tucanito. Da LM - pirocas e F-35 usados.

5) Questão Técnica
Refere-se num post posterior a este que os F-16 podem ser pintados com tinta stealth. Fixe.
A pergunta é: Alguém no encontro referiu que seria bom os F-16 estarem em condições de "emparelhar" com os F-35 em termos de "Sensor Fusion" e partilha de Tracks? Se tal não acontecer, um dia vamos ter um título no EXPRESSO: "O Nossos F-16 Não Conseguem Falar com os Nossos F-35..."
E vamos ter F-35 usados a trabalhar com F-16 Diet V como os F-16 trabalhariam hoje com A-7s. E isto até 2040.
Como o CharlieJaguar não fala de nada disto, o tema não foi abordado, mesmo com a presença de 2 ex-CEMFA.

6) Penso que o Nuno Melo vai aceitar o plano. É barato.
Mas parece-me um remendo em cima de um remendo, a pensar em outro remendo em 2040.
Nessa altura, Nuno Melo e o actual CEMFA estarão na reforma.

7) Os F-35 que vamos receber agora podem disparar METEOR?

Não sou o CG mas não deixo de fazer estas observações:

- Há muita especulação sobre os cenários
- Contrapartidas são matérias bastante sigilosas, publicamente não irá aparecer nada até o negocio estar assinado ou em vias de. Não faz logica isto não estar a ser discutido, quase todos os programas têm.
- mesmo sendo block 3i não são os mais antigos da europa. Eu próprio não acredito em usados no curto prazo, a acontecer são semi-novos e não sei porque raio seria portugal o unico país a ter acesso a eles já que se fossem acessíveis muitos países estariam já em competição para os agarrar.
- Unidades ex- turcas? talvez se não foram já açambarcados.
- Meteor vai ser integrado mas é um nice-to-have (a USN e a royal navy querem). Bastaria o AIM-120D para já seria muito bom. Mais tarde o AIM-260 é o que provavelmente iremos adquirir.
« Última modificação: Julho 01, 2024, 06:47:58 pm por Pilotasso »
 

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LM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #974 em: Julho 01, 2024, 09:14:34 pm »
Expliquem-me uma coisa: o que implica - visto que, pelo que percebi, ser um investimento alto - passar de Block 3i para Block 3F, etc? Há "hardware" importante a ter de ser substituído? Já, tendo em conta que o F35 é qb recente...
Quidquid latine dictum sit, altum videtur