F-35A Lightning II na FAP

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Lampuka

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1560 em: Novembro 30, 2024, 12:48:35 pm »
Talvez im, talvez... não  :mrgreen:

O CEMFA pode considerar ser "condição sine qua non" o caça ser 5.0 e aí o comparativo só é necessário se o poder político considerar srr necessário comparar "custo / benefício" com outros modelos não 5.0...
Tens razão,  e até pode ir mais longe e dizer que tem de começar por F e acabar em 35, não vão aparecer os russos ou os chineses...
João Pereira
 

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Drecas

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1561 em: Novembro 30, 2024, 12:58:37 pm »
O F-35 vai ser um flop com 1000 unidades entregues

Ok

 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1562 em: Novembro 30, 2024, 01:17:41 pm »
Caro user Lampuka, basta a escolha ser um avião que durante a sua duração na FAP (que se prevê que seja para uns 30/40 anos, como o F16) não chegue ao fim perto da obsolescência que a única escolha possível será o F35.
 

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Lampuka

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1563 em: Novembro 30, 2024, 01:51:19 pm »
O F-35 vai ser um flop com 1000 unidades entregues

Ok
Não faltam flops maiores...
Já agora, dos 1000 quantos realmente voam? Estão disponíveis?
« Última modificação: Novembro 30, 2024, 02:02:37 pm por Lampuka »
João Pereira
 

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Lampuka

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1564 em: Novembro 30, 2024, 02:09:15 pm »
Só para chatear,  começa a ser apelidado de "o caça do part-time".
Brincadeiras à parte, que avaliem convenientemente todas as possibilidades.
É um programa demasiado importante para falharmos.
João Pereira
 

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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1565 em: Novembro 30, 2024, 02:28:51 pm »
Esta história dos F-35 parece aquela anedota do tipo que vai na autoestrada, recebe uma chamada da mulher que lhe diz para ter cuidado, que há um maluco na autoestrada em contramão, e ele responde “Não é um, são todos!!!”

Claro que os 20 utilizadores (e mais de 4000 aviões encomendados) são todos malucos, aqui alguns iluminados do FD é que sabem…  são os membros do clube da carneirada anti-carneirada… siga a discussão, eu vou ali buscar as pipocas...
« Última modificação: Novembro 30, 2024, 02:55:38 pm por JohnM »
 
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Drecas

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1566 em: Novembro 30, 2024, 02:42:54 pm »
O F-35 vai ser um flop com 1000 unidades entregues

Ok
Não faltam flops maiores...
Já agora, dos 1000 quantos realmente voam? Estão disponíveis?

Se todos os países têm 100% de operacionalidade?

Não, nem seria normal ter......

O mais perto seria Israel com ~80% de operacionalidade nos seus jatos

Nos Estados Unidos tem andado nos 64%
 

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mafets

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1567 em: Novembro 30, 2024, 02:56:45 pm »
Vamos ao que interessa: O F35 já pode voar em tempestades com relâmpagos , desde Fevereiro de 2024. É que ter o melhor caça do mundo e arredores (que ainda por cima se chama Lightning II ) e se houvesse trovoada ter de ir outro...  ::)

https://breakingdefense.com/2024/04/exclusive-pentagon-clears-f-35-to-fly-in-lightning-after-years-long-hold/

Citar
Air Warfare, Pentagon

EXCLUSIVE: Pentagon clears F-35 to fly in lightning after years-long hold
The approval ends an ironic episode for the fighter nicknamed the "Lightning II."



Saudações

P.S. Um já está, faltam outros: Como está a questão do Upgrade Tr3?

https://nationalinterest.org/blog/buzz/f-35-stealth-fighter-has-real-upgrade-problem-hard-shake-211877
Citar
The F-35 Stealth Fighter Has a Real 'Upgrade' Problem That Is Hard to Shake
Lockheed Martin and the F-35 Joint Program Office have communicated that the TR-3 software update will be sorted out in the next few months. In the meantime, the U.S. military agreed to accept a limited version that will be delivered faster but will still need another update to be combat ready.



"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1568 em: Novembro 30, 2024, 03:33:11 pm »
Citar
O saabGripen não coloca nada.
O CEMFA é que tem que colocar exactamente o que colocou para chegar a 5.5 para 27 F-35 e dar-nos o resultado para 27 Gripens, 27 Rafales, 27 Eurofighters, ...

Adicionalmente, tem que pedir a todos que apresentem contrapartidas adicionais para lá dos 27 aviões.

Se o CEMFA responder:    " ... eu nunca considerei outros, nem vou considerar..."

Então as minhas contas dão..................     =  Novo CEMFA

 
Raciocínio perfeito.  Parabéns e obrigado.

Quanto ao Pneucareca...
Citar
Quantos aviões num programa e no outro?
Mas se fosse no Gripas, já não haveria problema algum...
 

Esses traumas com os Tucanitos e Gripas e Kacetes bloqueiam-vos.
Escrevi bem claro...
Citar
E não se trata do custo unitário deste ou qualquer outro caça, ou da necessidade ou não,  mas sim do esforço económico que o país terá de efetuar nesse programa.
Esclarecido?
Mais uma vez, não está em causa o F35, mas sim o ter de ser a única hipótese. Não interessa como nem por quanto.
Por mim não era. Não gosto, acho que vai ser um flop, que não vale nem de perto aquilo que dizem, e que no campo de batalha é um vencedor antecipado "teórico". 
Para além de muitos outros riscos.
Mas caso seja a melhor proposta,  que ganhe.  Não deve é ser a única.
E não venham com a história do KC também ter sido, porque não foi, e porque existem vantagens económicas conhecidas.
Já deste ou qualquer outro caça nada sabemos.

O Lampuka não gosta do F-35 porque é americano. Se fosse russo era a melhor coisa de sempre.
O Lampuka ficou tocado com a linguagem, e resolveu usar a mesma. Mas não é para quem quer, é para quem pode.

Eu não fiz uma comparação de um avião com uma bicicleta, fiz a comparação entre 2 aviões militares. Um desses aviões é considerado "baratíssimo" (KC) e o outro é considerado "caríssimo" (F-35), apesar do segundo ter um custo médio por aeronave igual ou em alguns casos inferior. Se compararmos o valor em dólares dos nossos KC-390 (175M/unidade), vs o programa canadiano (159M/unidade), mesmo com os supostos 10 milhões de retorno de cada KC vendido, o F-35 continua a ser mais barato.

Portanto a malta que vem dizer que o KC-390 não é caro, não pode vir dizer que o F-35 já é. No mínimo, sejam consistentes, ou são os dois baratos, ou são os dois caros.

E claro que o programa de um caça novo com mais de 20 aeronave, será mais caro que um programa de aeronaves de transporte táctico com menos de meia dúzia. Isso aplica-se a literalmente qualquer caça no mercado, seja F-35, ou outro qualquer, logo é um não-argumento.

Aquilo que é um argumento, é que sabendo do valor avultado que terá que ser gasto na aquisição de novos caças, a decisão terá que ser feita pela melhor opção no mercado, que tenha mais garantias de continuidade no futuro (upgrades, armamento, sobressalentes, etc) e que tenha mais valor estratégico.
A verba na compra de uma nova frota de caças é demasiado elevada para andarmos a brincar ao "gosto mais deste". A decisão tem que ser tomada com base em critérios sérios, até porque o caça escolhido, será o pilar das FA até meados de 2070.

Os únicos concorrentes sérios e conhecidos do F-35 são: o FCAS, o GCAP e uma versão mais avançada do KF-21.
O FCAS e GCAP vão demorar muitos anos até voar o primeiro, com estimativas de entregas para não antes de 2040, e com custos unitários que podem ultrapassar os 200M/unidade só pelo avião, não incluindo tudo o resto que vem nos contratos.
O KF-21 numa versão verdadeiramente de 5ª geração, terá custos aproximados aos do F-35, e capacidades teoricamente inferiores em muitos aspectos. Este KF-21 teria muito mais potencial enquanto complemento de uma frota F-35, e não como alternativa por inteiro.

No máximo dos máximos, o que pode ser debatido neste tema, é se o F-35 deveria ser o único caça na FAP, ou se devíamos ter dois modelos, F-35 + outro caça. Nesta possibilidade, destaco 3 opções:
-F-35 + FCAS, dependendo se bons havia incentivos da parte da UE, acabando com uma frota 16 + 12, ou 16 + 16, ou 20 + 16;
-F-35 + KF-21, com o segundo a actuar como interceptor, em quantidades idênticas às de cima;
-F-35 + F-16V novos, uma dupla que já se sabe que funciona, mantendo os F-16 como caça para QRA e "weapons truck". O que viabiliza o F-16 acima de outros caças de 4.5, é já termos a logística assente, logo a compra de um lote de 12/16 aeronaves novas seria mais barata do que um modelo diferente.

Caso contrário, o nosso foco deveria ser ter um lote de pelo menos 24 F-35, e depois complementá-los com drones Loyal Wingman.


Quanto à intervenção do saabGripen:
O CEMFA fez uma estimativa por alto. O valor da compra de F-35 vai variar bastante consoante o que vem incluído no contrato.

Se nós queremos que o programa F-35 seja mais barato, convinha então adquirirmos armamento à parte, antes sequer de obtermos os ditos caças.

O que devia ser feito, era adiantar o trabalho, adquirindo armamento para os F-16 que possa transitar para o F-35 sem problemas. Entre 2025 e 2030, existe tempo que chegue para começar a adquirir lotes diversos de armamento compatível tanto com F-16 como F-35, com investimento dividido ao longo destes anos. Mais JDAM/JDAM-ER, mais Paveways, mais AIM-9X e AMRAAM, SDB, StormBreaker, JASSM/-ER, etc.

Esta medida permitia resolver o problema de falta de armamento para os F-16 num curto prazo, e ao mesmo tempo eliminar a necessidade de encomendar juntamente com os F-35 grandes lotes de armamento.


Quanto aos benefícios para a economia:
A compra de um novo caça dificilmente trará benefícios reais, seja qual for o modelo. Não só não se vai abrir uma unidade de produção para tão poucas aeronaves, como tal procedimento seria dispendioso (tornando o programa mais caro ainda), e a médio/longo-prazo não dava nada ao país, pois a aeronave dificilmente encontraria compradores.

No máximo, daria para ter uma unidade de produção de peças para F-35, sabendo que o caça tem tido problemas na cadeia de fornecimento, e podia ser que uma fábrica de determinados componentes em Portugal ajudasse a mitigar tal problema.

Fora isso, retorno para a economia devia ser através da produção de certas munições usadas pelos caças, e participação num programa Loyal Wingman.
 
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Drecas

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1569 em: Novembro 30, 2024, 04:01:16 pm »
FCAS....eh acordem-me quando começar a voar  ::)

F-35 e F-16V têm sensivelmente a mesma capacidade de armamento

 

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Lampuka

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1570 em: Novembro 30, 2024, 04:12:57 pm »
Caro DC, continuas a comparar aviões e eu programas e seus custos.
E no caso que utilizaste nem uma coisa nem outra fazem sentido.
Quanto à linguagem,  não te preocupes   Sou grandinho e bruto o suficiente para apenas brincar com isso. Mais fácil te mando para o car@... e ficamos amigos na mesma.
Coisas do Norte, onde vivi muito tempo.
"Boneco" até soa um pouco apaneleirado...
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Se fosse russo era a melhor coisa de sempre.
Confesso,  tenho um fraquinho por alguns modelos. Mas são frutos proibidos, por isso...
Quanto ao que depois afirmas, pode fazer sentido,  mas estranho alguns países não estarem tão preocupados assim com a falta de um 5G.
E também acho que,  se é que existem estudos realmente fundamentados sobre o assunto,  deveriam ser públicos para que se perceba o porquê de se decidir pelo F35 sem ponderar as outras hipóteses ou realizar um concurso.
Mais uma achega, no meu entender o F35 é o "culpado" de não existir uma alternativa europeia.
Foram todos na onda do "avião maravilha" que entretanto falhou em quase tudo, mas agora não há outro remédio senão seguir em frente.
Eu só acho que poderíamos aproveitar não termos entrado no comboio de inicio e pensar muito bem se vale a pena agora.
Resumindo,  não gosto e pronto!
Abraço
João Pereira
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1571 em: Novembro 30, 2024, 04:58:05 pm »




« Última modificação: Novembro 30, 2024, 05:24:46 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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P44

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1572 em: Novembro 30, 2024, 09:00:41 pm »
Talvez im, talvez... não  :mrgreen:

O CEMFA pode considerar ser "condição sine qua non" o caça ser 5.0 e aí o comparativo só é necessário se o poder político considerar srr necessário comparar "custo / benefício" com outros modelos não 5.0...
Tens razão,  e até pode ir mais longe e dizer que tem de começar por F e acabar em 35, não vão aparecer os russos ou os chineses...

E alguém por cá se rala com isso?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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LightningBolt

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1573 em: Novembro 30, 2024, 09:14:50 pm »
Caro DC, continuas a comparar aviões e eu programas e seus custos.
E no caso que utilizaste nem uma coisa nem outra fazem sentido.
Quanto à linguagem,  não te preocupes   Sou grandinho e bruto o suficiente para apenas brincar com isso. Mais fácil te mando para o car@... e ficamos amigos na mesma.
Coisas do Norte, onde vivi muito tempo.
"Boneco" até soa um pouco apaneleirado...
Citar
Se fosse russo era a melhor coisa de sempre.
Confesso,  tenho um fraquinho por alguns modelos. Mas são frutos proibidos, por isso...
Quanto ao que depois afirmas, pode fazer sentido,  mas estranho alguns países não estarem tão preocupados assim com a falta de um 5G.
E também acho que,  se é que existem estudos realmente fundamentados sobre o assunto,  deveriam ser públicos para que se perceba o porquê de se decidir pelo F35 sem ponderar as outras hipóteses ou realizar um concurso.
Mais uma achega, no meu entender o F35 é o "culpado" de não existir uma alternativa europeia.
Foram todos na onda do "avião maravilha" que entretanto falhou em quase tudo, mas agora não há outro remédio senão seguir em frente.
Eu só acho que poderíamos aproveitar não termos entrado no comboio de inicio e pensar muito bem se vale a pena agora.
Resumindo,  não gosto e pronto!
Abraço

O que seria uma boa alternativa? Eu gostava que fosse o F-35A mas ao ler os comentários daqueles que como tu, acham não ser uma boa opção pelos custos e programa envolvidos, o que poderia ser uma boa alternativa?

Cps
 

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mafets

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