FCAS....eh acordem-me quando começar a voar
F-35 e F-16V têm sensivelmente a mesma capacidade de armamento
A ideia de ter uma dupla F-16 + F-35, é permitir um maior número de caças, com um modelo mais barato de operar e manter, que se foque em missões onde a furtividade não seja essencial, resguardando a frota de F-35 para as missões mais complexas.
O conceito de emprego, é ter os F-35 a voar mais próximo das linhas inimigas, tirando partido da sua furtividade para o fazer, e fazer aquisição de alvos para as armas "oversized" transportadas por um caça complementar.
Claro que esta ideia faz muito mais sentido, se a intenção passasse por 20 F-35 + 20 caças 4.5G. Se a comparação for 24 F-35, ou 12 F-35 + 12 caças 4.5G, não faz tanto sentido.
Caro DC, continuas a comparar aviões e eu programas e seus custos.
E no caso que utilizaste nem uma coisa nem outra fazem sentido.
Eu comparei tudo o que envolve o KC-390 com tudo o que envolve os programas de F-35. O argumento é simples, se vamos estar a opinar sobre o "custo unitário" do F-35, e dizer que é caro, então o mesmo terá que ser feito para o KC que também o foi.
Quanto ao que depois afirmas, pode fazer sentido, mas estranho alguns países não estarem tão preocupados assim com a falta de um 5G.
Que países não estão preocupados com caças de 5ª Geração? A França diz que não precisa, porque vão demorar tanto tempo para desenvolver um, que sai mais barato fingir que não precisam. E também não iriam comprar um caça estrangeiro. De resto, todos querem um caça desses, uns podem comprar F-35, outros querem mas não têm autorização para o fazer. O resto, pura e simplesmente não tem dinheiro para isso.
A Argélia tem interesse no Su-57, Marrocos tem interesse no F-35. A Suíça, país neutro, adquiriu F-35. Não sei de onde vem essa conversa.
O F-35 não é o culpado de não haver uma alternativa europeia. Os países europeus é que foram cortando na Defesa, focaram-se em contra-insurgência, e achavam que a paz era eterna, logo não era preciso caças topo de gama. Como tal, não havia sequer vontade de investir em caças de nova geração. E aí, os países europeus que não tinham outra alternativa a substituir os seus caças de 4ª geração, viram uma oportunidade no F-35.