F-35A Lightning II na FAP

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1635 em: Dezembro 20, 2024, 08:22:15 pm »
Mais um site onde é possível ler um pouco mais da entrevista que o CEMFA deu anteontem ao Público. Agora no que concerne ao F-35A.

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Em 2024, houve 108 militares que pagaram para sair da Força Aérea, 35 dos quais pilotos, apontou esta quarta-feira o general Cartaxo Alves, que está prestes a terminar o seu mandato como chefe do Estado-Maior da Força Aérea, em entrevista ao jornal ‘Público’. O responsável militar deixou igualmente o apelo para o Governo avançar para a compra dos novos F-35.

“Os nossos F-16 têm 30 anos de operação. Temos mantido a sua operacionalidade com constantes upgrades tecnológicos ao nível dos seus equipamentos, no âmbito do grupo europeu, também formado pela Noruega, Dinamarca, Países Baixos, Bélgica, que tinha a mesma configuração da aeronave”, indicou o general, salientando que há “obviamente, a necessidade urgente na substituição da aeronave”. “Se hoje fizéssemos um contrato, a primeira aeronave só iria ser recebida daqui a oito anos porque a cadeia de produção vai demorar o seu tempo. Os nossos aviões vão voar 40 anos. Agora, daí para a frente, já não dá.” No entanto, o general Cartaxo Alves confessou-se “muito tranquilo”. “Existe um entendimento [com o Governo] sobre o assunto. Essa decisão será tomada na altura certa”, apontou, garantindo que serão necessários 27 F-35 e que deverão ser adquiridos em 2025.


No entanto, a falta de efetivos nas Forças Armadas é um problema de difícil resolução. “Neste momento, terá perto de 2 mil pessoas a menos do que aquilo de que necessitaria. A Força Aérea não tem grandes problemas de recrutamento, temos é problemas de retenção dos nossos quadros. Este anos tivemos já muitas saídas não planeadas”, indicou o general Cartaxo Alves.“Em 2021, tivemos 17; em 2022, 35. No ano passado, 80 e este ano vamos ter 108 militares que pediram o abate ao quadro”, apontou, salientando tratar-se de elementos “de quatro áreas: pilotos (foram 35), engenheiros, controladores aéreos e médicos. E depois técnicos de manutenção, de eletrónica, técnicos de manutenção aeronáutica”.

https://executivedigest.sapo.pt/noticias/ha-cada-vez-mais-militares-a-pagar-para-sair-da-forca-aerea-alerta-chefe-do-estado-maior/

Hoje o PM falou da necessidade de "gastar mais em defesa".
O primeiro momento fundamental será o anúncio da revisão extrordinária da LPM.
O segundo momento fundamental será a inclusão na LPM de um novo caça.

O CEMFA deu a opinião dele.
O Macron vem cá dar a opinião dele.
Outros virão quando sertirem "o cheiro a sangue" do processo.

Acredito sim que este governo irá aproveitar 2025 para avançar com isso, com o António Costa a apoiar.

E o PS a escolher uma mulher MDN Sombra para acompanhar o processo.
 

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legionario

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1636 em: Dezembro 25, 2024, 09:47:19 pm »
Os suiços questionam-se sobre a compra deste avião : custos de manutenção, fiabilidade, restrições de uso...

Portugal não deve tomar a decisão de comprar este aparelho antes de conhecer o que vem aí no contexto das futuras medidas que o Trump irá tomar em matéria de defesa e das barreiras fiscais que irá impôr ao resto do mundo, incluindo a UE.
A UE deve apostar no desenvolvimento da sua própria defesa.


« Última modificação: Dezembro 25, 2024, 09:48:46 pm por legionario »
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1637 em: Dezembro 25, 2024, 10:15:40 pm »
Os suiços questionam-se sobre a compra deste avião : custos de manutenção, fiabilidade, restrições de uso...

Portugal não deve tomar a decisão de comprar este aparelho antes de conhecer o que vem aí no contexto das futuras medidas que o Trump irá tomar em matéria de defesa e das barreiras fiscais que irá impôr ao resto do mundo, incluindo a UE.
A UE deve apostar no desenvolvimento da sua própria defesa.



The F-35 Fighter Can’t Fly Very Far For All That Cash

https://nationalinterest.org/blog/buzz/f-35-fighter-can’t-fly-very-far-all-cash-213439

Contudo, sou dos que conta em vê-los por LPMR mais tarde ou mais cedo  8)
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1638 em: Dezembro 25, 2024, 10:53:54 pm »
National Interest é dos piores sites por aí....
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1639 em: Dezembro 25, 2024, 11:38:21 pm »
Os suiços questionam-se sobre a compra deste avião : custos de manutenção, fiabilidade, restrições de uso...

Portugal não deve tomar a decisão de comprar este aparelho antes de conhecer o que vem aí no contexto das futuras medidas que o Trump irá tomar em matéria de defesa e das barreiras fiscais que irá impôr ao resto do mundo, incluindo a UE.
A UE deve apostar no desenvolvimento da sua própria defesa.



The F-35 Fighter Can’t Fly Very Far For All That Cash

https://nationalinterest.org/blog/buzz/f-35-fighter-can’t-fly-very-far-all-cash-213439

Contudo, sou dos que conta em vê-los por LPMR mais tarde ou mais cedo  8)

Poderemos talvez ajudar os EUA, com os "nossos futuros"  F35  da BA5 a conquistar a Gronelandia, o canal do Panamá (...os Açores não, claro  )   :D

Acho mesmo que essa compra não se vai realizar. Mesmo que a relação custo/beneficio fosse aceitável para Portugal deveríamos levar em conta o que se passa pelo mundo nos nossos dias...vemos por exemplo como o Iémen, um país desprovido de marinha e de aviação, consegue complicar a vida às mais poderosas forças aero-navais do mundo. As coisas têm que ser muito bem pensadas, nada de precipitações.

Um caça de última geração sim, mas europeu por favor.
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1640 em: Dezembro 26, 2024, 03:24:59 pm »
Neste momento não há na Europa um caça de 5ª geração, a não ser que contes com a linha de montagem de F-35 em Itália ou o futuro Kaan turco.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1641 em: Dezembro 26, 2024, 03:30:46 pm »
Os suiços questionam-se sobre a compra deste avião : custos de manutenção, fiabilidade, restrições de uso...

Portugal não deve tomar a decisão de comprar este aparelho antes de conhecer o que vem aí no contexto das futuras medidas que o Trump irá tomar em matéria de defesa e das barreiras fiscais que irá impôr ao resto do mundo, incluindo a UE.
A UE deve apostar no desenvolvimento da sua própria defesa.


É só ir perguntar aos Iranianos o que acharam do ataque israelita… mas acho que se está na internet é porque deve ser verdade…
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1642 em: Dezembro 26, 2024, 04:28:50 pm »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1643 em: Dezembro 26, 2024, 04:33:46 pm »
O futuro na FAP, será um misto de 4,5 e 5 geração, com o F-35A e F-16V-, pelo menos até 2040 !
Uma coisa é certa, os 2 sistemas de armas não vão estar na mesma base, Ovar terá de se preparar para receber, muito provavelmente os F-35A !
Cps,
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1644 em: Dezembro 26, 2024, 04:35:28 pm »
Mas o ataque israelita não foi realizado por cerca de 100 aparelhos? A IDF tem disponíveis quantos F35? 40?

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/10/26/israel-divulga-primeiras-imagens-de-cacas-que-atacaram-o-ira-video.ghtml

https://news.sky.com/story/operation-days-of-repentance-how-israels-strike-on-iran-unfolded-13243562

Saudações
E quais foram os da primeiro vaga que destruíram o sistema de defesa anti-aérea iraniano e permitiu aos F-15 e F-16 destruírem as fábricas de  explosivos, mísseis e drones? A destruição foi de tal ordem que o Irão neste momento não tem um sistema de defesa aérea funcional…
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1645 em: Dezembro 26, 2024, 04:38:45 pm »
Mas o ataque israelita não foi realizado por cerca de 100 aparelhos? A IDF tem disponíveis quantos F35? 40?

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/10/26/israel-divulga-primeiras-imagens-de-cacas-que-atacaram-o-ira-video.ghtml

https://news.sky.com/story/operation-days-of-repentance-how-israels-strike-on-iran-unfolded-13243562

Saudações
E quais foram os da primeiro vaga que destruíram o sistema de defesa anti-aérea iraniano e permitiu aos F-15 e F-16 destruírem as fábricas de  explosivos, mísseis e drones? A destruição foi de tal ordem que o Irão neste momento não tem um sistema de defesa aérea funcional…
A destruição foi de tal ordem porque os F35 da primeira vaga, junto com os aparelhos de EW abriram caminho para os F15 e F16. A questão é que existem países por exemplo na Europa que só têm F35...

Saudações
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1646 em: Dezembro 26, 2024, 04:44:09 pm »
Mas o ataque israelita não foi realizado por cerca de 100 aparelhos? A IDF tem disponíveis quantos F35? 40?

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/10/26/israel-divulga-primeiras-imagens-de-cacas-que-atacaram-o-ira-video.ghtml

https://news.sky.com/story/operation-days-of-repentance-how-israels-strike-on-iran-unfolded-13243562

Saudações
E quais foram os da primeiro vaga que destruíram o sistema de defesa anti-aérea iraniano e permitiu aos F-15 e F-16 destruírem as fábricas de  explosivos, mísseis e drones? A destruição foi de tal ordem que o Irão neste momento não tem um sistema de defesa aérea funcional…
A destruição foi de tal ordem porque os F35 da primeira vaga, junto com os aparelhos de EW abriram caminho para os F15 e F16. A questão é que existem países por exemplo na Europa que só têm F35...

Saudações
Países que só têm uma frota de aviões, escolhem obviamente o mais avançado. As que podem ter duas frotas, têm aparelhos de ambas a gerações. Dos países com frotas pequenas, menos de 40 aparelhos, ninguém vai ter dois aparelhos diferentes, pressuponho que por razões logísticas de sustentação de duas frotas diferentes. A não ser Portugal, possivelmente, segundo o Subsea… o que eu leio da última entrevista do CEMA, é que o poder político está convencido da necessidade de 27 aparelhos e de proceder à substituição completa dos F-16. Mas posso estar enganado…
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1647 em: Dezembro 26, 2024, 04:44:26 pm »
O futuro na FAP, será um misto de 4,5 e 5 geração, com o F-35A e F-16V-, pelo menos até 2040 !
Uma coisa é certa, os 2 sistemas de armas não vão estar na mesma base, Ovar terá de se preparar para receber, muito provavelmente os F-35A !
Cps,

Na tua opinião qual sistema de armas ficará na BA5 e qual ficará na BA8? E achas que será Jaguares com o F-35A e os falcões com o F-16V-?
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1648 em: Dezembro 26, 2024, 04:52:03 pm »
Neste momento não há na Europa um caça de 5ª geração, a não ser que contes com a linha de montagem de F-35 em Itália ou o futuro Kaan turco.

A Europa tem a capacidade de desenvolver caças de 5ª geração, apenas não era económicamente viável fazê-lo, sobretudo quando os Estados Unidos já o têm pronto.
Alguns países europeus uniram-se para abandonar os caças de 5ª geração e ir direto para os caças de 6ª geração, como o projecto Tempest FCAS ... (não gosto deste exemplo mas é o que tenho).

Vou-me servir ainda de um exemplo muito falado neste momento, o da Dinamarca. Este país comprou F35, como é que vai ser se o Trump se "esticar" demais sobre a Gronelandia e entrar em divergências sérias com a UE ? Ficou tudo caladinho com a conversa do Trump sobre a Gronelandia ou o Canal do Panamá e apesar de eu dar o desconto a esse desbocado teatral, nunca se sabe o que dali vai sair. Cautela e caldos de galinha...


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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1649 em: Dezembro 26, 2024, 04:56:18 pm »
Mas o ataque israelita não foi realizado por cerca de 100 aparelhos? A IDF tem disponíveis quantos F35? 40?

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E quais foram os da primeiro vaga que destruíram o sistema de defesa anti-aérea iraniano e permitiu aos F-15 e F-16 destruírem as fábricas de  explosivos, mísseis e drones? A destruição foi de tal ordem que o Irão neste momento não tem um sistema de defesa aérea funcional…
A destruição foi de tal ordem porque os F35 da primeira vaga, junto com os aparelhos de EW abriram caminho para os F15 e F16. A questão é que existem países por exemplo na Europa que só têm F35...

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Países que só têm uma frota de aviões, escolhem obviamente o mais avançado. As que podem ter duas frotas, têm aparelhos de ambas a gerações. Dos países com frotas pequenas, menos de 40 aparelhos, ninguém vai ter dois aparelhos diferentes, pressuponho que por razões logísticas de sustentação de duas frotas diferentes. A não ser Portugal, possivelmente, segundo o Subsea… o que eu leio da última entrevista do CEMA, é que o poder político está convencido da necessidade de 27 aparelhos e de proceder à substituição completa dos F-16. Mas posso estar enganado…

Os Noruegueses compraram 46, os Holandeses 58 (provavelmente ficarão ambos entre os 50 e 60). A questão é que estar o utilizar só e apenas este aparelho para interceptar os russos é um bocado entregar o ouro ao bandido, quer em termos de assinatura IR, sinal radar e EW, fora os custos (o ideal seriam duas frotas, mesmo que uma tivesse um aparelho tipo o T50/346). Penso eu de que... 

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