F-35A Lightning II na FAP

  • 2174 Respostas
  • 182445 Visualizações
*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1672
  • Recebeu: 369 vez(es)
  • Enviou: 380 vez(es)
  • +325/-6346
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1845 em: Fevereiro 16, 2025, 10:54:13 pm »
Também tenho a certeza que um dia vão pousar no solo nacional, como e de que maneira é que eu não sei.
...mas eu preferia mesmo que se investisse em drones do tipo daqueles que foram avistados  milhares de vezes nos EUA e que os F35 NÃO conseguem interceptar e muito menos abater.

« Última modificação: Fevereiro 16, 2025, 10:56:47 pm por legionario »
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1539
  • Recebeu: 235 vez(es)
  • Enviou: 83 vez(es)
  • +847/-1421
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1846 em: Fevereiro 16, 2025, 11:40:58 pm »

A FAP optou por anunciar o F35 como unica hipótese.
E comunicou quanto ia custar  ::) .

Não falou dos F16.

Agora a decisão ainda não está tomada?

Alguém sabe quem é que toma decisões aqui?

A FAP estará pronta para fazer uma proposta quando for revista a LPM?
Ou nessa altura estará a pensar no assunto?
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9480
  • Recebeu: 4762 vez(es)
  • Enviou: 819 vez(es)
  • +5286/-928
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1847 em: Fevereiro 16, 2025, 11:59:34 pm »
No meio de tanta especulação que houve em torno dos drones que sobrevoavam os EUA, a teoria de que o F-35 não os conseguia abater deve ser das coisas mais estapafúrdias que já li ou ouvi.

Desde questões constitucionais, passando por não valer a pena abater os drones/o risco de caírem destroços em áreas habitadas, fazem muito mais sentido do que esta teoria de que os F-35 (ou qualquer outro caça) são incapazes de abater os ditos.

A vontade/opção continua a ser F-35A Lightning II, até porque o Mr Trump, não vai ficar lá para sempre.
No entanto, como é natural, há sempre outras opções de 2ª escolha, tipo Typhoon II ou mesmo o Rafale.
Cps.

É claro que têm de existir opções de recurso caso a principal falhe. Estranho seria se não houvesse ou estivesse sequer pensada.

E sobre os F-16M? É para ir sofrendo atualizações pontuais até 2034/35 e pronto, ou continua em cima da mesa uma modernização +/- abrangente, que permita deixar a frota minimamente relevante a nível operacional para os próximos 10 anos?

Existe a vontade de passar os PAI, para uma versão F-16V-. com radar AESA SABR, assim como outras melhorias no campo da EW e sistemas de armas, como o AIM-9X,  GBU-39 SDB II, e eventualmente JASSM, mas continua a não haver decisão sobre o assunto, para os PAI voarem até pelo menos 2035 !
Mas a FA continua na senda dos F-35A, mais cedo ou mais tarde irão tocar em solo nacional.
Cps

Neste momento, e dada a lentidão na tomada de decisão por cá, para algo tão relevante e caro como a escolha do futuro caça, o mais prudente era avançar com o dito upgrade aos PA I o mais depressa possível. Quanto mais tarde for feito, pior.


A FAP optou por anunciar o F35 como unica hipótese.
E comunicou quanto ia custar  ::) .

Não falou dos F16.

Agora a decisão ainda não está tomada?

Alguém sabe quem é que toma decisões aqui?

A FAP estará pronta para fazer uma proposta quando for revista a LPM?
Ou nessa altura estará a pensar no assunto?

O enGripado gosta muito de se focar nas questões gramaticais, e tentar inventar um argumento a partir daí.

Não é preciso muito para se perceber que, entre as opções no mercado, o F-35 é o que mais se adequa à FAP, e portanto é a escolha preferencial do dito ramo. Ao contrário de certas aquisições anunciadas recentemente, a opção pelo F-35 é uma escolha militar, que tem em conta questões estratégicas e as capacidades da aeronave, e não questões políticas/favores pessoais.

Para comprar STs não é preciso concurso, apesar de haver inúmeros concorrentes no mercado. Para o F-35, avião que não tem concorrência realista, já querem um concurso, apesar de saberem que este concurso, se feito com seriedade, será vencido pelo F-35.

Por mim podem fazer concurso à vontade, desde que ganhe a melhor opção para o país, ou seja, nada de trafulhices pelo meio. Se é para fazer concurso, e demorar muito mais tempo no processo a inventar pseudo-critérios e o raio que o parta, então mais vale um ajuste directo. Em ambos os casos, pela falta de concorrentes no mesmo patamar, o F-35 terá que ser o escolhido, se queremos uma FAP relevante até 2060/2070.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1672
  • Recebeu: 369 vez(es)
  • Enviou: 380 vez(es)
  • +325/-6346
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1848 em: Fevereiro 17, 2025, 12:16:37 am »
As "questões constitucionais" e os riscos decorrentes da queda dos destroços impediram o f35 de fazer um brilharete . Olha que pena !

Outros houve que disseram que a intercepção não foi possível porque as engenhocas se afastaram a uma velocidade impossível para o F35...se assim não fosse os F35 poderiam ter seguido os intrusos até que estivessem por cima de zonas desabitadas, ou não conseguiram segui-los ? ou mantinha-se a inconstitucionalidade da ação ?

Dc tem pena de mim !
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo
 

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 2196
  • Recebeu: 887 vez(es)
  • Enviou: 197 vez(es)
  • +513/-210
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1849 em: Fevereiro 17, 2025, 12:25:47 am »
Isto veio no Sputnik ou no Russia Today?
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1539
  • Recebeu: 235 vez(es)
  • Enviou: 83 vez(es)
  • +847/-1421
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1850 em: Fevereiro 17, 2025, 12:35:03 am »

Ó dc,

Apresenta aqui uma lista de 5 características técnicas e/ou capacidades operacionais em que o F35 é superior ao Gripen E.

Digo Gripen E porque é o que o Subsea7 nos garante que a FAP não quer.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 20956
  • Recebeu: 6725 vez(es)
  • Enviou: 7692 vez(es)
  • +7969/-12207
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1851 em: Fevereiro 17, 2025, 07:16:04 am »
Se fôr para escolher o gripen deduzo que não será preciso um concurso aberto e transparente  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9680
  • Recebeu: 3833 vez(es)
  • Enviou: 1153 vez(es)
  • +4108/-6984
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1852 em: Fevereiro 17, 2025, 09:44:29 am »
Eu nem devia tentar contribuir para este assunto que de informática e mecânica apenas sei quando chamar quem sabe... no entanto parece-me que de "peças para motor" de um F16 para a possessibilidade de um F35 "comunicar" com o fabricante e/ou depender de sistemas informáticos (que podem ser acedidos) para cumprir a sua função vai uma grande diferença.

E que a situação geoestratégica existente com a administração (ie trupe) Trump é inédita e ainda agora começou... não devemos basear-nos no passado ou dizer "mas já fez".   

E a falta de peças do F35? Se o avião não tiver peças o que vale se comunica com o super PC da LM? Ou se tem o pacote de sensores mais moderno da galáxia e arredores, com o software mais "state d'art" do universo?

https://www.defensenews.com/newsletters/2023/04/03/just-in-time-f-35-supply-chain-too-risky-for-next-war-general-says/

E o que nos vale termos o melhor avião do mundo se não temos pilotos?

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/dois-pilotos-por-semana-voam-da-forca-aerea

Saudações

P.S. Só por curiosidade, o Trump é a primeira vez que é presidente? Já não cumpriu um mandato? E o Mundo acabou? Então devemos basear-nos no que? No medo? Construímos todos bunkers e vamos lá para dentro até o Trump bazar. A  situação geoestratégica perfeita é colocar a cabeça debaixo na areia como a avestruz. Porque existe o Trump, o Kim, o Putin, o Marcelo...  ::)

P.S. 2-
Se fôr para escolher o gripen deduzo que não será preciso um concurso aberto e transparente  :mrgreen:

Como foi do St. E ainda corremos o risco de se nos zangarmos com o LULA (aquele comuna   :mrgreen: ) ficarmos com os aviões em terra sem acesso ao super PC da Embraer que atualiza o passo variável da hélice. Ou faz como os drones, controlados a milhares de km de distância, e desliga o motor do St em voo porque estes já não têm instrumentos analógicos e software baseado no XP.  :mrgreen:

« Última modificação: Fevereiro 17, 2025, 10:09:18 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2966
  • Recebeu: 1282 vez(es)
  • Enviou: 3846 vez(es)
  • +1831/-84
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1853 em: Fevereiro 17, 2025, 11:13:34 am »

P.S. Só por curiosidade, o Trump é a primeira vez que é presidente? Já não cumpriu um mandato? E o Mundo acabou? Então devemos basear-nos no que? No medo? Construímos todos bunkers e vamos lá para dentro até o Trump bazar. A  situação geoestratégica perfeita é colocar a cabeça debaixo na área como a avestruz. Porque existe o Trump, o Kim, o Putin, o Marcelo...  ::)

Esta administração tem pouco a ver com a inicial... e isso muda tudo. A inicial era fortemente apoiada em quadros republicanos "pré-MAGA", não havia um plano amadurecido e detalhado; agora há equipa de "yes men" e/ou de "pessoas pouco recomendáveis"... e planos... e um controle do poder legislativo por muito mais "republicanos MAGA".


Editado "haver" para "a ver"
   
« Última modificação: Fevereiro 17, 2025, 11:38:56 am por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, Charlie Jaguar, sivispacem

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1349
  • Recebeu: 755 vez(es)
  • Enviou: 716 vez(es)
  • +381/-380
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1854 em: Fevereiro 17, 2025, 11:35:49 am »

P.S. Só por curiosidade, o Trump é a primeira vez que é presidente? Já não cumpriu um mandato? E o Mundo acabou? Então devemos basear-nos no que? No medo? Construímos todos bunkers e vamos lá para dentro até o Trump bazar. A  situação geoestratégica perfeita é colocar a cabeça debaixo na área como a avestruz. Porque existe o Trump, o Kim, o Putin, o Marcelo...  ::)

Esta administração tem pouco haver com a inicial... e isso muda tudo. A inicial era fortemente apoiada em quadros republicanos "pré-MAGA", não havia um plano amadurecido e detalhado; agora há equipa de "yes men" e/ou de "pessoas pouco recomendáveis"... e planos... e um controle do poder legislativo por muito mais "republicanos MAGA".
   

Totalmente de acordo. Destaco apenas aquela figura sinistra que é o Musk. Mas que acredito que não dure muito tempo, com as sugestões recorrentes de ser ele o verdadeiro presidente dos US of A e os rumores de andar a arrastar a asa à Melanie.
O ego da coisa alaranjada é capaz de não suportar isso.....  :mrgreen: :mrgreen:
Cumprimentos,
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9680
  • Recebeu: 3833 vez(es)
  • Enviou: 1153 vez(es)
  • +4108/-6984
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1855 em: Fevereiro 17, 2025, 11:48:35 am »

P.S. Só por curiosidade, o Trump é a primeira vez que é presidente? Já não cumpriu um mandato? E o Mundo acabou? Então devemos basear-nos no que? No medo? Construímos todos bunkers e vamos lá para dentro até o Trump bazar. A  situação geoestratégica perfeita é colocar a cabeça debaixo na área como a avestruz. Porque existe o Trump, o Kim, o Putin, o Marcelo...  ::)

Esta administração tem pouco a ver com a inicial... e isso muda tudo. A inicial era fortemente apoiada em quadros republicanos "pré-MAGA", não havia um plano amadurecido e detalhado; agora há equipa de "yes men" e/ou de "pessoas pouco recomendáveis"... e planos... e um controle do poder legislativo por muito mais "republicanos MAGA".


Editado "haver" para "a ver"
   

Só existirá motivos para alarme quando forem apoiados por republicanos pós Maga. Até lá quanto muito temos os motores do ST vetados pela administração Trump. :mrgreen: 

Saudações  :mrgreen:

P.S. Caríssimo, quando começar o "Apocalypse Zoombie" estarei cá para o comentar. Até lá, a futurologia é interessante mas não passa de hipóteses, muitas das quais, difíceis de realizar.  Por exemplo, se os F35 começarem a cair porque o Trump lhes "desliga" o motor em pleno ar, acha que vão continuar a vender o avião? 

P.S. 2-  Yes man. Interessante. Quais os governos que não os têm? Sim, podem ser mais ou menos "obedientes", mas acho curioso que muitos falem dos EUA e do "Maga problem" e poucos falem, por exemplo de cá e da influência da Maçonaria e da Opus Dey, só para citar alguns casos, na política portuguesa.
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 8100
  • Recebeu: 1258 vez(es)
  • +6191/-1254
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1856 em: Fevereiro 17, 2025, 11:49:32 am »

P.S. Só por curiosidade, o Trump é a primeira vez que é presidente? Já não cumpriu um mandato? E o Mundo acabou? Então devemos basear-nos no que? No medo? Construímos todos bunkers e vamos lá para dentro até o Trump bazar. A  situação geoestratégica perfeita é colocar a cabeça debaixo na área como a avestruz. Porque existe o Trump, o Kim, o Putin, o Marcelo...  ::)

Esta administração tem pouco haver com a inicial... e isso muda tudo. A inicial era fortemente apoiada em quadros republicanos "pré-MAGA", não havia um plano amadurecido e detalhado; agora há equipa de "yes men" e/ou de "pessoas pouco recomendáveis"... e planos... e um controle do poder legislativo por muito mais "republicanos MAGA".
   

O problema é muito mais grave que o que parece e também parece que muitas pessoas na Europa e nomeadamente em Portugal não se apercebem do que realmente está a acontecer ...

Neste momento, estamos perante um movimento que não tem volta a dar. A separação entre os Estados Unidos e a Europa.
A ideia de que isto tudo acalma quando o TRump se for embora, é uma ideia que não procede.

Primeiro: É já clara a intenção de alterar as regras para permitir a Trump continuar  e ser eleito quantas vezes quiser (embora isto seja um sonho dos MAGA's mais fanáticos).

O outro problema é que parece que achamos que este problema tem a ver com o Trump.
O atual presidente americano não é o problema, ele é apenas um sintoma.

O problema são as pessoas que votam nele e o grupo de extremistas que está a tomar conta do poder.
Esta gente não vai largar o baú nunca mais.
Um dos grupos, pode até decidir eliminar o Trump, caso isso seja vantajoso. O vice-presidente Vance, está completamente nas mãos do marico-fascista Peter Thiel, que também é "amigo" pessoal do sr. Ellon Musk.
As atuais medidas da administração são na sua maioria tiradas do manual do projeto-2025, que Trump dizia que não sabia o que era, mas que tem vindo a seguir religiosamente.

O problema de que eu tenho vindo a falar, tem a  ver com extrema-direita religiosa, a mesma que tem utilizado o Wookismo, como arma de arremesso, como utilizou o movimento Hippie na década de 1960 como prenuncio do fim dos dias, do fim do mundo e da catástrofe total.
A vaga anti-Hippie  acabou com Ronald Reagan no poder.
A vaga anti-wooke, acaba com Trump no poder.

O problema, é que os extremistas religiosos entenderam que, o sistema de checks and balances na America foi feito para impedir a tomada do poder por grupos de interesse especificos e nomeadamente religiosos.

A solução é destruir esse mesmo sistema, esventrando o governo, destruindo o que for possível destruir, alegando que se passa o controlo para os Estados, onde os governadores podem facilmente ser controlados por grupos de interesse.

É por isso que vemos o sr. Musk a fazer exactamente o que está no manual...


Por isto tudo, esqueçam a ideia de que «compra-se o F-35, porque depois de Trump, volta tudo ao normal» ...

Podemos ainda considerar o seguinte:
Imaginemos que a Dinamarca ainda não tinha comprado caças F-35 e que estava prestes a encomenda-los ....
Alguém aqui acha, que os dinamarqueses sabendo o que sabem, comprariam o F-35 ? ? ? ?

A questão do F-35 não é apenas tecnológica, é acima de tudo política e geoestratégica. Os Açores estão a menos de três horas de avião da Gronelandia, e ainda mais próximo da Nova Scotia no Canadá.


Com o dinheiro dos F-35 - um avião que não sabemos quando poderemos utilizar - compram-se quatro ou seis submarinos, melhores e mais poderosos que os atuais U214.

O que é que é mais eficiente para a defesa nacional e para mostrar a nossa capacidade para ter uma palavra a dizer no Atlantico ?

A isto soma-se a importância que podemos ter, no que é considerado o maior problema das forças armadas europeias. A sua debilidade em termos de logística e na capacidade de apoiar forças por via aérea.

O F-35 nunca seria utilizado em qualquer situação no Atlântico, por razões óbvias. Podem não ser utilizados em conflitos no leste da Europa, se os americanos considerarem que estaríamos a violar alguma regra de compra.
O que sobra, é a compra dos F-35 para nos defendermos de um ataque espanhol.

É uma afirmação ridicula ?

Resposta:  É
Mas é a única com lógica.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: oi661114

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9680
  • Recebeu: 3833 vez(es)
  • Enviou: 1153 vez(es)
  • +4108/-6984
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1857 em: Fevereiro 17, 2025, 11:56:43 am »
Já estou a construir o Bunker, anti NBC e Nuclear com a gravidade da situação. Seria uma tragédia as pessoas pensarem que não levo a coisa a sério.  :mrgreen:

Saudações  :mrgreen:

P.S. Bebam um porto e fumem uma erva medicinal que ajuda a relaxar. Tanta preocupação é má para o coração.  :mrgreen:

P.S. 1- Sempre tenho dito que a opção de caças franceses teria sido aceitável. Pelo andar da carruagem em breve serão os únicos que voam.  :mrgreen:

P.S. 2 - Ainda não existia esta questão da Gronelândia já os Dinamarqueses falavam em voltar aos submarinos. Na volta, vão comprar também caças franceses, apesar de terem os F35 (o que sobretudo se fala por cá, muito mais que mais 2 subs) . Tipo os gregos.

https://defence-industry.eu/return-of-the-submarines-to-royal-danish-navy/

P.S. 3 - Já agora e voltando aos problemas cá do burgo. A sangria de pilotos continua mas o problema parece ser agora o outro lado do Atlântico. Exista fé que o F35 seja por controle remoto, mas mesmo no caso serão preciso operadores para os pilotar.  ::)
« Última modificação: Fevereiro 17, 2025, 12:07:40 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1672
  • Recebeu: 369 vez(es)
  • Enviou: 380 vez(es)
  • +325/-6346
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1858 em: Fevereiro 17, 2025, 02:03:32 pm »
Citação do PT

Podemos ainda considerar o seguinte:
Imaginemos que a Dinamarca ainda não tinha comprado caças F-35 e que estava prestes a encomenda-los ....
Alguém aqui acha, que os dinamarqueses sabendo o que sabem, comprariam o F-35 ? ? ? ?
A questão do F-35 não é apenas tecnológica, é acima de tudo política e geoestratégica. Os Açores estão a menos de três horas de avião da Gronelandia, e ainda mais próximo da Nova Scotia no Canadá.
Com o dinheiro dos F-35 - um avião que não sabemos quando poderemos utilizar - compram-se quatro ou seis submarinos, melhores e mais poderosos que os atuais U214.
O que é que é mais eficiente para a defesa nacional e para mostrar a nossa capacidade para ter uma palavra a dizer no Atlantico ?


Bravo,bravo, muito bem !
O colega PT por vezes escreve coisas muito acertadas  :)

P.S. talvez os dinamarqueses nos queiram vender a preço de amigo os seus f35  :rir:
« Última modificação: Fevereiro 17, 2025, 02:06:09 pm por legionario »
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9480
  • Recebeu: 4762 vez(es)
  • Enviou: 819 vez(es)
  • +5286/-928
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1859 em: Fevereiro 17, 2025, 03:48:25 pm »
As "questões constitucionais" e os riscos decorrentes da queda dos destroços impediram o f35 de fazer um brilharete . Olha que pena !

Outros houve que disseram que a intercepção não foi possível porque as engenhocas se afastaram a uma velocidade impossível para o F35...se assim não fosse os F35 poderiam ter seguido os intrusos até que estivessem por cima de zonas desabitadas, ou não conseguiram segui-los ? ou mantinha-se a inconstitucionalidade da ação ?

Dc tem pena de mim !

Rapaz, as questões constitucionais têm a ver com o facto do Governo americano não poder destruir equipamento civil com recurso às FA (ou algo assim do género, não me recordo do palavreado usado). Achar que os drones usados, são "demasiado rápidos para o F-35", é só estúpido. Para além do mais, porque raio haveriam de usar F-35 para abater drones usados por civis, quando têm F-16 e F-15 que fazem o trabalho?  ???

Deixem-se de conspirações, que só fazem figuras tristes.


Ó dc,

Apresenta aqui uma lista de 5 características técnicas e/ou capacidades operacionais em que o F35 é superior ao Gripen E.

Digo Gripen E porque é o que o Subsea7 nos garante que a FAP não quer.

5? Não é preciso 5, basta 1. Qual dos aviões tem mais capacidade de sobreviver em espaço aéreo contestado? O F-35. Pronto, feito. Não há um único argumento favorável ao Gripen que contrarie este critério essencial.

É o mesmo que comparar 2 submarinos: 1 silencioso, com mais probabilidade de sobreviver em combate, e 1 barulhento, que é mais barato de operar e produzido por "amigos".

Imagine-se escolher o caça que melhores chances dá ao país em guerra. Impensável para alguns!

Citar
Por isto tudo, esqueçam a ideia de que «compra-se o F-35, porque depois de Trump, volta tudo ao normal» ...

Se a coisa não volta ao normal, como uma futura administração a arrumar a casa, teremos muito maiores problemas com que nos preocupar, do que termos comprado F-35.

Citar
Podemos ainda considerar o seguinte:
Imaginemos que a Dinamarca ainda não tinha comprado caças F-35 e que estava prestes a encomenda-los ....
Alguém aqui acha, que os dinamarqueses sabendo o que sabem, comprariam o F-35 ? ? ? ?

Na Dinamarca, é uma questão completamente diferente, por causa da Gronelândia. Devíamos comparar com outros membros da NATO que não têm "disputas territoriais".

"Ah os Açores", se os Açores passarem a ser cobiçados, aí pode-se debater de outra forma. Mas nesse caso, o nosso problema passa a ser outro: que alternativa haverá de caças (não há)? Rafale/Gripen/Typhoon não prestam para o futuro da guerra (factos), e os futuros caças europeus serão demasiado caros para as nossas posses. Qual a solução para este problema? Se calhar ficar à espera que do lado de lá do Atlântico a próxima administração arrume a casa.

Volto a dizer, se a próxima administração não arrumar a casa, o menor dos nossos problemas, é "se podemos ou não usar o F-35 contra a Rússia".

Citar
Com o dinheiro dos F-35 - um avião que não sabemos quando poderemos utilizar - compram-se quatro ou seis submarinos, melhores e mais poderosos que os atuais U214.

O que é que é mais eficiente para a defesa nacional e para mostrar a nossa capacidade para ter uma palavra a dizer no Atlantico ?

Huh... F-35? Os submarinos são uma arma inconsequente na guerra aérea. Falar em dominar o Atlântico, e ignorar a vertente aérea, é suicídio.

A lógica de "com o dinheiro do F-35 comprava-se...", implica que Portugal deixa de ter aviação de caça. Só um louco avançaria com essa opção.

Citar
A isto soma-se a importância que podemos ter, no que é considerado o maior problema das forças armadas europeias. A sua debilidade em termos de logística e na capacidade de apoiar forças por via aérea.

Sem atingir algum tipo superioridade aérea, toda e qualquer capacidade logística ficará condenada. Logo substituir caças por submarinos, penaliza esta questão.

Em Portugal às vezes parece que a malta tem memória selectiva, e lá se esquecem da quantidade de ameaças aéreas que podem ser colocadas ao país em conflito.

Basta colocar um cenário: mísseis balísticos a serem lançados do Norte de África, como é que resolvem sem caças, para atacar as pontos de lançamento e/ou para retaliar em força com um ataque idêntico?

Citar
O F-35 nunca seria utilizado em qualquer situação no Atlântico, por razões óbvias. Podem não ser utilizados em conflitos no leste da Europa, se os americanos considerarem que estaríamos a violar alguma regra de compra.
O que sobra, é a compra dos F-35 para nos defendermos de um ataque espanhol.

Porque raio é que o F-35 não seria utilizado numa situação no Atlântico?  ???
Supondo que não o uses contra os americanos nem contra um aliado, tens todo o direito a usá-lo.

Seria um desastre geopolítico não haver permissão dos membros da NATO usarem o F-35 num conflito a Leste. Punha em causa a existência da NATO, e afundava por completa toda e qualquer aspiração das empresas americanas de vender material militar para o exterior. Penalizava directamente grandes empresas americanas do sector, punha empregos em risco. Mais depressa o Trump ou um dos seus era assassinado (tipo whistleblower da Boeing), por andar a lixar o negócio.

O que sobra, é um F-35 que continua a poder ser usado sem problemas em 99% dos cenários plausíveis. E em que o cenário mais provável para a sua utilização, é a enfrentar uma ameaça russo-chinesa no Atlântico, e ameaças no Norte/Centro de África, na perspectiva de um conflito de larga escala.

Em tempos de paz, continua a funcionar lindamente tal como os F-16. Qual é a dúvida?

Se querem falar de alternativas de forma séria, então têm de compreender o seguinte:
-é preciso modernizar os F-16 para o padrão V completo, e aguentá-los até 2040+- (e adquirir armamento de topo para os ditos, incluindo armamento stand-off);
-e é preciso entrar no programa FCAS, e aguentar com os custos de desenvolvimento, com os custos de aquisição muito mais elevados (que o F-35), e não fugir a sete pés (como aconteceu com o A-400) assim que virem os custos a aumentar. Depois é preciso adquiri-los numa quantidade relevante (20+) e adquirir UCAVs Loyal Wingman (30+).

O que não pode ser feito, é ficar na indecisão, ou tomar decisões que não são nem carne nem peixe (caça de geração 4.5). Podemos falar a sério, ou podemos brincar com o assunto.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, sivispacem