UH-60A Black Hawk na FAP

  • 392 Respostas
  • 44114 Visualizações
*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9425
  • Recebeu: 3732 vez(es)
  • Enviou: 1098 vez(es)
  • +4095/-6800
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #285 em: Setembro 25, 2024, 10:34:41 am »
Então mas para 9 heli não deveriam existir no mínimo 9 guinchos? Não é um material por ai alem caro, faz jeito quer para sar, quer para o combate a incêndios, e estar a trocar de heli para heli não me faz grande sentido. Até deviam ser mais uns quantos para prever avarias.  ;)

Poderia ser. Mas se o objectivo for apenas substituir o Koala no alerta SAR na BA8, não são precisos tantos guinchos, 3 dá bem para ter um instalado, um em reserva e um em manutenção.

Saudações

Citar
P.S. Lá fora:



Onde está o guincho?  :mrgreen:

No outro lado.  :mrgreen:



Saudações

P.S. Poderiam vir era também 3 holofotes e 3 Flir. Um instalado, um de reserva e outro em manutenção.  ;)
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Lightning

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2583
  • Recebeu: 689 vez(es)
  • Enviou: 496 vez(es)
  • +872/-833
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #286 em: Setembro 25, 2024, 05:17:16 pm »
P.S. Poderiam vir era também 3 holofotes e 3 Flir. Um instalado, um de reserva e outro em manutenção.  ;)
Pois podiam. Mas já sabemos que as chefias/governantes vão ficar é paradas à espera dos míticos seis helicópteros de evacuação/CSAR para depois terem o tal "duplo uso".

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11348
  • Recebeu: 2490 vez(es)
  • Enviou: 3538 vez(es)
  • +869/-1052
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #287 em: Setembro 25, 2024, 07:03:27 pm »
Então mas para 9 heli não deveriam existir no mínimo 9 guinchos? Não é um material por ai alem caro, faz jeito quer para sar, quer para o combate a incêndios, e estar a trocar de heli para heli não me faz grande sentido. Até deviam ser mais uns quantos para prever avarias.  ;)

Poderia ser. Mas se o objectivo for apenas substituir o Koala no alerta SAR na BA8, não são precisos tantos guinchos, 3 dá bem para ter um instalado, um em reserva e um em manutenção.

Saudações

Citar
P.S. Lá fora:



Onde está o guincho?  :mrgreen:

No outro lado.  :mrgreen:



Apanhaste-me.  :mrgreen: :G-beer2:
Pensei que não ia ter guincho.
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9425
  • Recebeu: 3732 vez(es)
  • Enviou: 1098 vez(es)
  • +4095/-6800
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #288 em: Setembro 26, 2024, 11:58:30 am »
Na américa é com tudo.  :mrgreen:



Saudações

P.S. Não percebo estas tugisses. Nos States os Firehawks vêm com tudo e mais alguma coisa.  :-P

https://meekeraviation.com/product/af-bh-1nm-nose-mount-for-sikorsky-blackhawk-uh-60-a-l-m-and-s-70i/





"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6316
  • Recebeu: 6739 vez(es)
  • Enviou: 4565 vez(es)
  • +10136/-2779
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #289 em: Setembro 26, 2024, 12:10:56 pm »
Na américa é com tudo.  :mrgreen:



Saudações

P.S. Não percebo estas tugisses. Nos States os Firehawks vêm com tudo e mais alguma coisa.  :-P

https://meekeraviation.com/product/af-bh-1nm-nose-mount-for-sikorsky-blackhawk-uh-60-a-l-m-and-s-70i/



Pois, mas esses Fire Hawk como os da Cal Fire são todos XPTO. Até fazem combate noturno às chamas e tudo.



https://www.firehouse.com/operations-training/wildland/news/21229386/cal-fire-debuts-24m-helicopter-with-night-firefighting-ability
https://www.firehouse.com/operations-training/wildland/news/55135567/nighttime-aerial-fire-operations-from-cal-fire-grows


Os nossos Alpha terem vindo com o bambi bucket deixou-me agradavelmente surpreendido, já que o costume por cá muitas vezes é adquirir os equipamentos a posteriori, e quando chegam a ser adquiridos.  ::)
« Última modificação: Setembro 26, 2024, 12:12:23 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9425
  • Recebeu: 3732 vez(es)
  • Enviou: 1098 vez(es)
  • +4095/-6800
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #290 em: Setembro 26, 2024, 12:28:03 pm »
Na Coreia do sul também existem uns certos Kamov que fazem combate às chamas nocturno. Os de cá vão a caminho da Ucrânia para peças. Somos assim na tugalândia...  ::)

https://www.helis.com/database/modelorg/South-Korea-Forest-Ka-32/

Citar
First Civil Kamov Ka-32 NVG Modification
04-Feb-16 - Texas-based REBTECH announced approval by the Korean Office of Civil Aviation (KOCA) for a night vision (NVG) modification to Russian made KA-32 helicopter to perform night fire suppression operations





Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

sivispacem

  • Especialista
  • ****
  • 1125
  • Recebeu: 598 vez(es)
  • Enviou: 512 vez(es)
  • +250/-250
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #291 em: Setembro 26, 2024, 12:34:30 pm »
Na Coreia do sul também existem uns certos Kamov que fazem combate às chamas nocturno. Os de cá vão a caminho da Ucrânia para peças. Somos assim na tugalândia...  ::)

https://www.helis.com/database/modelorg/South-Korea-Forest-Ka-32/

Citar
First Civil Kamov Ka-32 NVG Modification
04-Feb-16 - Texas-based REBTECH announced approval by the Korean Office of Civil Aviation (KOCA) for a night vision (NVG) modification to Russian made KA-32 helicopter to perform night fire suppression operations





Saudações

Pois, mas isso é lá fora. Por cá os fogos só ardem de dia.....
Cumprimentos,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, tenente, mafets, Pescador

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6316
  • Recebeu: 6739 vez(es)
  • Enviou: 4565 vez(es)
  • +10136/-2779
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #292 em: Setembro 29, 2024, 08:13:12 pm »
Entrevista ao CEO da Ace Aeronautics no Pássaro de Ferro.

Apenas um excerto:

Citar
(...) Bryan Ferreira: Sabemos que estes três helicópteros Black Hawk têm algumas diferenças em relação aos seis anteriores que a Força Aérea Portuguesa comprou à Arista Aviation. Pode explicar-nos as principais diferenças?

Rich Enderle (Presidente da Ace Aeronautics): "Os helicópteros anteriores eram aeronaves UH-60A, que possuem motores T700-GE-700 e uma caixa de transmissão padrão, o que lhes dá um limite de carga de gancho externo de 8000 libras [cerca de 3600 kg]. As novas aeronaves serão UH-60L, que passaram por uma remodelação completa no Depósito do Exército [dos EUA] em Corpus Christi, possuem motores T700-GE-701C/D e uma caixa de transmissão com durabilidade melhorada, que aumenta o peso bruto total da aeronave e o limite de carga do gancho para 9000 libras [cerca de 4000 kg]. Também estarão equipados com um radar meteorológico e provisão para um guincho externo." (...)

http://www.passarodeferro.com/2024/09/helicopteros-black-hawk-da-fap.html?fbclid=IwY2xjawFmhQtleHRuA2FlbQIxMQABHXPyyx0UMB8QP9YaF6z1IjUS-grPO0jWvdAotsq1ydEGYzf6Oi0QtC1uoA_aem_lg-0CxZf6xdgJ1Lp5OOTtg
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Get_It, CruzSilva, Pescador, Pneucareca, goncalobmartins

*

goncalobmartins

  • Analista
  • ***
  • 600
  • Recebeu: 264 vez(es)
  • Enviou: 395 vez(es)
  • +45/-2
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #293 em: Setembro 29, 2024, 08:54:41 pm »
Entrevista ao CEO da Ace Aeronautics no Pássaro de Ferro.

Apenas um excerto:

Citar
(...) Bryan Ferreira: Sabemos que estes três helicópteros Black Hawk têm algumas diferenças em relação aos seis anteriores que a Força Aérea Portuguesa comprou à Arista Aviation. Pode explicar-nos as principais diferenças?

Rich Enderle (Presidente da Ace Aeronautics): "Os helicópteros anteriores eram aeronaves UH-60A, que possuem motores T700-GE-700 e uma caixa de transmissão padrão, o que lhes dá um limite de carga de gancho externo de 8000 libras [cerca de 3600 kg]. As novas aeronaves serão UH-60L, que passaram por uma remodelação completa no Depósito do Exército [dos EUA] em Corpus Christi, possuem motores T700-GE-701C/D e uma caixa de transmissão com durabilidade melhorada, que aumenta o peso bruto total da aeronave e o limite de carga do gancho para 9000 libras [cerca de 4000 kg]. Também estarão equipados com um radar meteorológico e provisão para um guincho externo." (...)

http://www.passarodeferro.com/2024/09/helicopteros-black-hawk-da-fap.html?fbclid=IwY2xjawFmhQtleHRuA2FlbQIxMQABHXPyyx0UMB8QP9YaF6z1IjUS-grPO0jWvdAotsq1ydEGYzf6Oi0QtC1uoA_aem_lg-0CxZf6xdgJ1Lp5OOTtg

Citar
Configuração final dos três UH-60L do contrato com a ACE Aeronautics LLC

- UH-60L Black Hawk, remodelados com Inspeção Fase 1 e 2 recentes, inspeção/remodelação de motores pela Mint Turbines, revisão do rotor principal e de cauda com colocação em estado "como novo" pela Aviation Blade Services; pintura customizada

-  Ace Deck G5000H Integrated Flight Deck.

 - Aviónicos de topo  RNAV/RNP(LPV), IFR approach charts georreferenciadas, controlos touch-screen, para consciência situacional  e facilidade de uso aumentadas

 - Comunicações satélite Iridium CONNEXT (voz, email, texto) e dados digitais em voo

 - Radar meteorológico a cores

 - Segurança acrescida com Synthetic Vision Technology™ e HTAWS.

 - Sustentação COTS com o apoio da rede mundial Garmin para sustentabilidade a longo termo e baixo custo do ciclo de vida.

E tirando os motores T700-GE-701C/D e uma caixa de transmissão com durabilidade melhorada, todas as outras configurações são iguais aos atuais UH-60A da FAP?
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2583
  • Recebeu: 689 vez(es)
  • Enviou: 496 vez(es)
  • +872/-833
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #294 em: Setembro 29, 2024, 08:56:07 pm »
Citar
Também estarão equipados com um radar meteorológico e provisão para um guincho externo.
Com base nisto, devemos supor que afinal os três guinchos são apenas para os três "novos" UH-60L, como o Cabeça de Martelo tinha questionado, ou os seis UH-60A já também trazem a provisão para o guincho externo ou vão ser equipados para tal?

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2582
  • Recebeu: 196 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +31/-59
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #295 em: Setembro 29, 2024, 09:43:20 pm »
Basta isso:



Sds

Nem disso precisa para ser superior em termos de capacidades, ao super Tutano, pois mesmo sem armamento já o É !!!!

Quando for preciso evacuar feridos ou fazer transporte táctico chamam um Uber com um indostânico
O mesmo meio fazia isso e ainda "limpava" a área

Já para não falar quando tiverem de evacuar um piloto caído no meio de Africa!!! Que meio lá vai?!

De certeza que não vai ser um UH-60!

Então porquê ?!!
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 5280
  • Recebeu: 3446 vez(es)
  • Enviou: 2909 vez(es)
  • +5923/-3453
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #296 em: Setembro 30, 2024, 10:42:33 am »
Então mas para 9 heli não deveriam existir no mínimo 9 guinchos? Não é um material por ai alem caro, faz jeito quer para sar, quer para o combate a incêndios, e estar a trocar de heli para heli não me faz grande sentido. Até deviam ser mais uns quantos para prever avarias.  ;)

Poderia ser. Mas se o objectivo for apenas substituir o Koala no alerta SAR na BA8, não são precisos tantos guinchos, 3 dá bem para ter um instalado, um em reserva e um em manutenção.

Saudações

Citar
P.S. Lá fora:



Onde está o guincho?  :mrgreen:

No outro lado.  :mrgreen:



Saudações

P.S. Poderiam vir era também 3 holofotes e 3 Flir. Um instalado, um de reserva e outro em manutenção.  ;)

FLIR???? Para quê? Nunca usaram e voavam. Então....o expert é o que diz
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6316
  • Recebeu: 6739 vez(es)
  • Enviou: 4565 vez(es)
  • +10136/-2779
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #297 em: Setembro 30, 2024, 12:01:57 pm »
Citar
Também estarão equipados com um radar meteorológico e provisão para um guincho externo.
Com base nisto, devemos supor que afinal os três guinchos são apenas para os três "novos" UH-60L, como o Cabeça de Martelo tinha questionado, ou os seis UH-60A já também trazem a provisão para o guincho externo ou vão ser equipados para tal?

Fica-se cada vez mais com a sensação que os guinchos poderão ser de facto para utilizar exclusivamente nos 3 UH-60L. A presença do radar meteorológico a cores (muito provavelmente da Honeywell), entre outros equipamentos, denota que estes 3 em particular possam vir a ter um leque mais alargado de missões como o MEDEVAC e SAR costeiro, por exemplo.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

goncalobmartins

  • Analista
  • ***
  • 600
  • Recebeu: 264 vez(es)
  • Enviou: 395 vez(es)
  • +45/-2
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #298 em: Setembro 30, 2024, 12:28:40 pm »
Citar
Também estarão equipados com um radar meteorológico e provisão para um guincho externo.
Com base nisto, devemos supor que afinal os três guinchos são apenas para os três "novos" UH-60L, como o Cabeça de Martelo tinha questionado, ou os seis UH-60A já também trazem a provisão para o guincho externo ou vão ser equipados para tal?

Fica-se cada vez mais com a sensação que os guinchos poderão ser de facto para utilizar exclusivamente nos 3 UH-60L. A presença do radar meteorológico a cores (muito provavelmente da Honeywell), entre outros equipamentos, denota que estes 3 em particular possam vir a ter um leque mais alargado de missões como o MEDEVAC e SAR costeiro, por exemplo.

Mas os 6 originais não têm weather radar? Na verdade, segundo a documentação sobre o ACE Deck VL-60, o gancho e o weather radar são opicionais...
 

*

sivispacem

  • Especialista
  • ****
  • 1125
  • Recebeu: 598 vez(es)
  • Enviou: 512 vez(es)
  • +250/-250
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #299 em: Setembro 30, 2024, 12:34:15 pm »
Citar
Também estarão equipados com um radar meteorológico e provisão para um guincho externo.
Com base nisto, devemos supor que afinal os três guinchos são apenas para os três "novos" UH-60L, como o Cabeça de Martelo tinha questionado, ou os seis UH-60A já também trazem a provisão para o guincho externo ou vão ser equipados para tal?

Fica-se cada vez mais com a sensação que os guinchos poderão ser de facto para utilizar exclusivamente nos 3 UH-60L. A presença do radar meteorológico a cores (muito provavelmente da Honeywell), entre outros equipamentos, denota que estes 3 em particular possam vir a ter um leque mais alargado de missões como o MEDEVAC e SAR costeiro, por exemplo.

Mas os 6 originais não têm weather radar? Na verdade, segundo a documentação sobre o ACE Deck VL-60, o gancho e o weather radar são opicionais...

Os 6 originais têm  motores e pneus e já não é nada mau!! Ah, e uma garantia de 1 ano ou 250h00 de vôo, segundo consta
Cumprimentos,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF