Olá a todos!
Espero que não levem a mal a criação deste tópico mas aproveitei esta semana de férias, em casa dos meus pais, na zona da BA5 (LPMR), e após ter visto os 2 F-16s a sobrevoarem a zona, para relembrar a minha paixão pela FAP, desde os tempos dos A-7P aqui estacionados e questionei-me quais e quantas aeronaves estariam efetivamente ativas das 28/30 reportadas. Vai daí, várias pesquisas em diversos sites de spotters, redes sociais, bases de dados, etc, consegui compilar num só documento várias informações, não só sobre os 2 esquadrões de F-16 mas sobre todos os outros esquadrões, aeronaves, bases, etc...
Agradecia todos e quaisquer comentários e feedback (idealmente positivos) para poder atualizar e/ou corrigir quaisquer erros na informação apresentada:
https://lookerstudio.google.com/s/l-CxBRxZxJc
E peço desculpa se estou a ser abusado em criar um novo tópico mas não encontrei nenhum sobre o tema.
Obrigado a todos,
GM
Bem-vindo ao FD, Gonçalo!
Pessoalmente, não tenho nada contra a tua iniciativa, antes pelo contrário.
Relativamente a correções, e muito rapidamente pois não tenho agora muito tempo:
1. Frota C-130H/H-30:
- C-130H-30 16801 está
Active, encontrando-se em processo de modernização na OGMA;
- C-130H-30 16802 está
W/O, tendo sido abatido por falhas graves a nível estrutural, e encontrando-se armazenado/abandonado na BA6;
- C-130H 16803, o Incansável, está
Active;
- C-130H 16804 está
W/O, como infelizmente todos sabemos;
- C-130H 16805 está
Active, embora a passar por um breve período de manutenção.
- C-130H-30 16806 está
Active e encontra-se a fazer testes de voo após a sua modernização na OGMA.
2. P-3P Orion:
- Pertence ao acervo do Museu do Ar em Sintra, acho que não devia constar na lista (ou terias que fazer o mesmo com toda e qualquer aeronave que se encontre nos vários pólos do Museu do Ar, e não só). O mesmo acho que deverias fazer com o F-16A 15150 que está junto à Porta de Armas da BA5 e mencionas na lista.
3. P-3C CUP+:
- 14807 está
Stored, assim como o 14811, estando
Active o 14808 (em processo de modernização de sistemas no Canadá), 14809 e 14810. Os números de cauda que apresentas pós-14811 não estão confirmados, restando ainda saber se as células germânicas servirão apenas como doadoras de peças e kit MLU, ou se alguma delas será eventualmente incorporada ao serviço.
4. EADS-CASA C-295M:
- Célula 16702 pode considerar-se
Stored dado, de acordo com informações recentes, se encontrar ou na OGMA ou em Sevilha a ser reparada dos danos sofridos pela aterragem com o trem recolhido.
5. F-16AM/BM:
- Células monolugares 15145, 15146 e 15147 encontram-se ainda na OGMA em processo de modernização, por isso ainda não estão
Active.
6. Dassault Falcon 900B:
- esta aeronave (27404) está
Stored em Figo Maduro, aparentemente em manutenção e pequeno processo de modernização.
7. Viking DHC-515:
- está previsto chegarem ambos em 2026, não no ano que vem.
Continuação de bom trabalho, e no que puder ajudar não hesites. Bom Ano Novo!