Eu só acho piada que o maior pais do mundo em área terrestre, precisa de mais espaço para a sua segurança.
Porque é que não metem a capital atrás dos Urais? A própria Rússia Imperial certa altura já teve a capital em S.Petersburgo.
O Brasil e a Nigéria também mudaram a capital para uma posição mais central, só para dar alguns exemplos.
Mas se calhar a justificação é outra...
Veja onde fica São Petesburgo no mapa. E veja onde fica Moscovo. Moscovo é bem mais central e afastado da fronteira.
Mas, respondendo à sua questão, não sei o porquê disso, mas eles sabem e, mais uma vez, não conta o que eu, ou o caro Ligthning, ou o papa, pense sobre isso. Conta o que os russos pensam sobre isso e sobre o ue percebem como ameaça à sua segurança nacional.
Pode também fazer essa pergunta ao EUA sobre o que eles consideram a sua area e onde não aceitam nada nem ninguém que possa "intreferir com a sua segurança".
Há coisas, em geoestratégia, que não se fazem, a mesnos que se esteja disposto a lutar até às ultimas consequencias. Exemplos de passos maior que as pernas estão a rodos na História
Desbarartar capital politico e militar como o Ocidente (EUA) tem feito, especialmente desde 2003, tem como , consequencias, o que se está a ver agora. Intervenções sem planos estratégico definido em que se entra e depois logo se vê. Para a Europa, que está exposta em 2 flancos, a desestabilização tem consequencias criticas. Tanto a nível de segurança energética, com economica e, com os fluxos migratórios provenientes, consequencias sociais com potencial de destruição daquilo que nos define. Para os EUA é relativamente mais simples, retiram-se para o outro lado do oceano e nós que lidemos com o lamaçal..
Quando se apoiou a entrada da Ucrania na NATO sabiamos que haveria guerra, em 2007 fomos avisados e em 2008, com a intervenção na Georgia vimos que era a sério. Mesmo assim, como bons paus-mandados dos EUA avançamos, e avançamos sem estar dispostos a ir até às ultimas consequencias. Como não estamos dispostos perdemos e perdemos em grande. Porque a
guerra é a oposição de vontades e nós, não temos vontade.