Tenho a ideia que este projeto, como todos os outros morreu.
Esse projecto tinha morrido, foi reanimado mas com menos unidades a adquirir para instalar em Pandur já existentes e, entretanto agora empastelou e até já falam em 120mm para Vantac no modelo que tem de ser basculante com apoio no solo devido a potencia.
Como quase tudo nas FA, exceto meios com origem na Embraer onde estão envolvidos os "primos" todos, nada anda.
A fantasia está no lado dos aculturados com as tretas de empresa deles que vão combater drones com aviões a hélice que "nos vão atacar em Portugal" , mas nada fazem para defesa contra drones nos navios da marinheca turística ou de forças destacadas do exército.
Não é bem assim.
- A FAP "vive" da EMBRAER e P-3 alemães que lhe caem do céu. Mesmo sendo que (segundo o nosso colega Pescador), só 95% do pessoal da EMBRAER consegue falar.
- O Exército "não vive".
- A Marinha tem os seus projectos e leva-os avante;
NPO - construção contratada
Moderização das VdG e Equipamento dos NPO - concurso terminado - falta escolher venvedor
Armamento de VdG, NPO, NPC, Reabastecedores - concurso anunciado para daqui a duas semanas.
Reabastecedore(s) - concurso em andamento
NPC - concurso para protótipo anunciado
Não sei se estão a ver a diferença?
Essas lentes cor-de-rosa devem ser muito boas. É que da Marinha só se vê conversa. Senão vejamos:
- NPO: "construçáo contratada". Pela 3ª vez, creio. E depois já acordaram no projecto final da 3 série? Senão o que é que vão construir?
- Modernização das VdG: "concurso terminado". Mais valia teram ficado quietos....
- Armamento de VdG, NPO, NPC, Reabastecedores: "concurso anunciado para daqui a duas semanas". Ou seja, nada por enquanto. E depois não seria a primeira vez que concursos ficavam sem resposta ou até que se autorizou (por duas vezes, creio) a compra do Marlin para os 2 NPO da II Série
- Reabastecedores: "concurso em andamento". Por 100 milhões juro que estou muito curioso para ver quem responderá...
- NPC: "concurso anunciado".
Ou seja, acima de tudo e principalmente uma grande dose de 'lip service'. E para equipar uma guarda costeira.
Nos meus tempos da área de gestão (e da gestão de competências/gestão do desempenho em particular) aprendi e ensinei que o que importa não é o que se diz, mas sim o que se faz.
O que é que de concreto foi feito??