Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP

  • 54 Respostas
  • 3279 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6152
  • Recebeu: 6490 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +10119/-2764
Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #45 em: Outubro 11, 2024, 02:10:39 pm »
Portanto serão 7 aeronaves, o que significa a substituição na proporção 1:1 dos Chipmunk Mk.20 que foram remotorizados.

http://www.passarodeferro.com/2024/10/concurso-para-substituto-do-chipmunk-na.html
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Major Alvega

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 886
  • Recebeu: 1065 vez(es)
  • Enviou: 656 vez(es)
  • +10742/-224
Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #46 em: Outubro 11, 2024, 10:23:02 pm »
Portanto serão 7 aeronaves, o que significa a substituição na proporção 1:1 dos Chipmunk Mk.20 que foram remotorizados.

http://www.passarodeferro.com/2024/10/concurso-para-substituto-do-chipmunk-na.html

  Com o grau de ponderação a incidir 90% sob o preço e os restantes 10% critérios técnicos e outros. Em português corrente: o mais baratinho. Julgo que a solução do G120TP está completamente descartada. Por 7,3 milhões para 7 aeronaves, simuladores e restantes sistemas. O TRAC22 ou o DA-40 XLT poderão caber neste orçamento. Isto se não inventarem uma opção daquelas manhosas que só a Rep. Dominicana comprou.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5507
  • Recebeu: 855 vez(es)
  • Enviou: 841 vez(es)
  • +671/-2636
Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #47 em: Outubro 11, 2024, 11:03:35 pm »
Vou quase apostar um rin, como a solução escolhida será a seguinte:

- O avião escolhido vai ser a cópia barata do tucano, mas que vai ser adaptado para nós pelo CEIIA e pelas Ogmas:
- O simulador vai ser feito pela ETI (https://eti.pt/)
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Subsea7

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2527
  • Recebeu: 666 vez(es)
  • Enviou: 496 vez(es)
  • +865/-833
Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #48 em: Outubro 12, 2024, 11:44:51 am »
Por 7,3 milhões para 7 aeronaves, simuladores e restantes sistemas.
Por quanto fica algo como o Blackshape Prime/Pelegrin Tarragon?

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 886
  • Recebeu: 1065 vez(es)
  • Enviou: 656 vez(es)
  • +10742/-224
Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #49 em: Outubro 12, 2024, 02:57:07 pm »
Por 7,3 milhões para 7 aeronaves, simuladores e restantes sistemas.
Por quanto fica algo como o Blackshape Prime/Pelegrin Tarragon?

Cumprimentos,

 É um ultra-leve puro e duro com formato de aeronave. Não tem especificações ou caracteristicas de voo minimamente adequadas para servir de aeronave de instrução ab initio.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6152
  • Recebeu: 6490 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +10119/-2764
Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #50 em: Outubro 17, 2024, 03:25:20 pm »
Eu já estudei este mercado há muito e o melhor que se compra com estes 5,7 milhões é o Cirrus SR20TRAC (apontem aí s/f) que custa meio milhão a unidade e é uma aeronave fora de série. Dá para comprar 10 e ainda sobre algum para os extras. Para este orçamento há ainda outra opção que é o DA-40 XLT. Esqueçam o Tecnam P-2002 que é fraquito em relação às opções anteriores.
O Cirrus é uma aeronave superior tecnicamente e extremamente segura. É usada nas escolas de voo da USAF e da força aérea francesa.

Posso estar enganado, mas penso ter lido ou ouvido algures recentemente que o Tecnam P2002 JF poderá ser um dos concorrentes.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Major Alvega

*

goncalobmartins

  • Perito
  • **
  • 462
  • Recebeu: 203 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +40/-2
Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #51 em: Outubro 17, 2024, 04:50:32 pm »
Eu já estudei este mercado há muito e o melhor que se compra com estes 5,7 milhões é o Cirrus SR20TRAC (apontem aí s/f) que custa meio milhão a unidade e é uma aeronave fora de série. Dá para comprar 10 e ainda sobre algum para os extras. Para este orçamento há ainda outra opção que é o DA-40 XLT. Esqueçam o Tecnam P-2002 que é fraquito em relação às opções anteriores.
O Cirrus é uma aeronave superior tecnicamente e extremamente segura. É usada nas escolas de voo da USAF e da força aérea francesa.

Posso estar enganado, mas penso ter lido ou ouvido algures recentemente que o Tecnam P2002 JF poderá ser um dos concorrentes.

https://www.tecnam.com/wp-content/uploads/2015/05/P2002-JF.pdf

Pode ser o mais fraquito mas tem várias cores e com sorte, pode vir em com uma faixa rainbow para agradar à esquerda fofinha  :P
 

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 886
  • Recebeu: 1065 vez(es)
  • Enviou: 656 vez(es)
  • +10742/-224
Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #52 em: Outubro 18, 2024, 12:15:04 am »
Eu já estudei este mercado há muito e o melhor que se compra com estes 5,7 milhões é o Cirrus SR20TRAC (apontem aí s/f) que custa meio milhão a unidade e é uma aeronave fora de série. Dá para comprar 10 e ainda sobre algum para os extras. Para este orçamento há ainda outra opção que é o DA-40 XLT. Esqueçam o Tecnam P-2002 que é fraquito em relação às opções anteriores.
O Cirrus é uma aeronave superior tecnicamente e extremamente segura. É usada nas escolas de voo da USAF e da força aérea francesa.

Posso estar enganado, mas penso ter lido ou ouvido algures recentemente que o Tecnam P2002 JF poderá ser um dos concorrentes.

Enganado porquê? A FAP quase de certeza vai optar pelo mais baratinho, a qualidade e o desempenho não será o critério fundamental. Desde que cumpra os requesitos mínimos, siga. Por isso é natural que lá esteja o Tecnam que é largamente inferior ao Cirrus e ao Diamond e por consequência mais barato. O P2002 nem deveria ser considerado. O motor Rotax tem quase a metade da potência do que está montado no Chipmunk.
 

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 886
  • Recebeu: 1065 vez(es)
  • Enviou: 656 vez(es)
  • +10742/-224
Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #53 em: Outubro 18, 2024, 12:17:22 am »
Eu já estudei este mercado há muito e o melhor que se compra com estes 5,7 milhões é o Cirrus SR20TRAC (apontem aí s/f) que custa meio milhão a unidade e é uma aeronave fora de série. Dá para comprar 10 e ainda sobre algum para os extras. Para este orçamento há ainda outra opção que é o DA-40 XLT. Esqueçam o Tecnam P-2002 que é fraquito em relação às opções anteriores.
O Cirrus é uma aeronave superior tecnicamente e extremamente segura. É usada nas escolas de voo da USAF e da força aérea francesa.

Posso estar enganado, mas penso ter lido ou ouvido algures recentemente que o Tecnam P2002 JF poderá ser um dos concorrentes.

https://www.tecnam.com/wp-content/uploads/2015/05/P2002-JF.pdf

Pode ser o mais fraquito mas tem várias cores e com sorte, pode vir em com uma faixa rainbow para agradar à esquerda fofinha  :P

Esse modelo que consta no pdf já foi descontinuado há muito tempo. O actual é este:
https://tecnam.com/aircraft/p2002-sierra-mkii/
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2527
  • Recebeu: 666 vez(es)
  • Enviou: 496 vez(es)
  • +865/-833
Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #54 em: Hoje às 09:11:56 am »
Entretanto, mais três G 120TP para os suecos:

FMV tecknar kontrakt om fler skolflygplan
(17 de Outubro de 2024)
Citação de: FMV
FMV har fått i uppgift att köpa ytterligare tre stycken SK 40 flygplan av typen Grob 120TP, som Försvarsmakten använder för grundläggande flygutbildning. I kontraktet ingår även köp av en reservmotor, mer utbildningshjälpmedel och planeringsverktyg.

År 2021 tecknade FMV kontrakt med Grob Aircraft SE om att köpa flygplan, utbildning, utbildningshjälpmedel och simulator för att ersätta flygvapnets skolflygplanssystem som används för grundläggande flygutbildning, det vill säga den första delen av flygutbildningen. Leveranser har skett under 2023 och 2024 och flygvapnet har idag tio flygplan och en simulator med tillhörande utbildningsystem, samt underhållskontrakt med Grob Aircraft SE.

När FMV nu utlöser denna option i kontraktet kommer flygskolan att få totalt 13 flygplan, vilket ger en ökad robusthet beträffande tillgänglighet.

Förväntad levereras av flygplanen till FMV är under december 2024 och till flygvapnet under det första kvartalet 2025.
Fonte: https://www.fmv.se/aktuellt--press/aktuella-handelser/fmv-tecknar-kontrakt-om-fler-skolflygplan/

Cumprimentos,
« Última modificação: Hoje às 09:12:27 am por Get_It »
:snip: :snip: :Tanque: