Eu não consigo encontrar o inicio da meada, e confesso que como grande parte destes temas não me aquece nem arrefece, não lhes ligo e só nos ultimos anos é que me apercebi disso que chamam Woke.
Eu entrei em contato com o termo, num discurso de um senhor chamado Ron DeSantis, governador da Florida, quando disse "é aqui que o Woke vem morrer"
Tive que ir à wikipedia para perceber o que era isso do Woke.
A ideia de que o extremismo anti-woke é resultado de uma suposta tomada do poder por esta gente, não me parece fazer grande sentido, porque sempre considerei este tipo de movimentos e tendências como movimentos extremistas das franjas da sociedade.
Ou seja, a importância que têm não é suficientemente significativa para realmente mudar a sociedade.
Está bastante enganado, no mundo actual com redes sociais, onde a informaçao é facilmente manipulada, e se espalha como fogo em palha no verao, aliada ao facto das sociedades estarem mais ignorantes (apesar do maior acesso á informaçao), é suficiente para mudar uma sociedade ou criar grandes cisoes. E os EUA sao o exemplo disso, uma sociedade completamente dividida. As novas geraçoes informam-se através do tik tok, onde as notícias sao fornecidas por um algoritmo, e se veem algo que nao gostam, em vez de pesquisar e ver se é verdade, vao fazer videos para demonstrar o quao escandalizadas estao. Depois da vitoria do Trump em Novembro, é ver a quantidade de videos de pessoas a dizerem que iam passer o Natal sozinhas porque houve familiares deles que votaram no Trump (isto contado é inacreditavel, por isso aconselho-o a ver os videos).
O facto de ter citado o Ron DeSantis é muito interessante, porque ele em 2022 aprovou uma lei para o estado da Florida chamada
Parental Right in Education Act. Essencialmente esta lei dizia que matérias de sexualidade para crianças até aos 12 anos é responsabilidade dos pais e nao da escola. Esta lei por causa dos LGBTs+ ficou conhecida como a
don’t say gay bill. Lembro-me do Daniel Oliveira no Eixo do Mal na Sic notícias a rasgar a vestes a dizer que o Ron aprovou uma lei que restrings os direitos dos homosexuais

. Isto é Woke na sua plenitude. Qual é o objectivo em ensinar sexualidade antes de se ensinar biologia? Nao interessa, porque agora a biologia é negada e sexo é aquilo com que nós nos identificamos.
Muitas das posições ditas anti-woke, são posições ligadas ao extremismo religioso, nomeadamente das seitas evangelicas pentecostais americanas.
E as seitas evangelicas pentecostais já cá andavam, muito, mas muito antes do fim da guerra fria.
O movimento anti-vaxer não é uma coisa anti-woke, é apenas o "inchar" de um movimento religioso contra as vacinas, com o qual eu tive pela primeira vez contacto, quando um familiar meu que era Jeová me disse que não se vacinava, porque não era vontade de Deus. E isto ainda havia União Soviética e os Jeovás começaram a criticar as vacinas na década de 1930, porque era uma violação do pacto entre Deus e os Homens. Os Quakers e muitos movimentos evangélicos são fervorosamente anti vacinas desde há décadas e décadas.
O que dizer dos movimentos religiosos creacionistas - todos eles fervorosamente Anti-Woke - que negam de pés juntos a teoria da evolução das espécies ?
Isso foi a seguir à guerra fria ?
Ou existe desde Darwin ?
Estes supostos Anti-Woke, não apareceram por causa dos movimentos da esquerda do inicio do novo milénio, eles apareceram na década de 1960 com o Tele-evangelismo e ganharam poder com a expansão da televisão por cabo na América na década de 1970.
Poderiamos dizer que eram uma resposta à revolução sexual e de costumes da década de 1960 e ao movimento Hippie, mas o movimento Hippie acabou por acabar, embora o tele-evangelismo e as teorias defendidas pelos fanáticos religiosos tenham continuado a ganhar adeptos.
Uiiii que grande confusao vai aqui no que é woke. Woke é uma forma de activismo disfarçado de progresso social na luta contra a descriminaçao negativa de raças, sexo e identidade sexual, mas que na prática apenas promove a descriminaçao positiva destas, em deterimento de factos cientificos, históricos e socio-economicos.
Eu que estou ligado ao mundo do entretenimento por hobby e Empresarial por profissao, deixo-lhe aqui exemplos:
Ter uma personagem preta, chinesa, homosexual ou mulher num filme, livro, série por si nao é woke. Criar uma série de TV sobre Vikings e a rainha ser uma mulher preta é woke. Criar um documentário sobre a Cleopatra e usar uma atriz afro-americana para representa-la, é woke, pois todos sabemos que ela era da Macedonia e os habitantes de lá nao tem raízes africanas. Fazer a adaptaçao de um livro para cinema e trocar as raças das persoagens para haver mais representaçao, é woke. Escrever um livro aos quadradinhos dos X-Men onde a personagem Wolverine é maricas, é woke. A Academia dos Óscars decidir que um dos critérios para se ganhar o premio é a representaçao demográfica incluida no filme, é woke. Estes exemplos sao todos verdadeiros, e podia dar muitíssimos mais. Esta imposiçao dos criadores e consequente rejeiçao e crítica dos produtos por parte dos consumidores levou a ultimamente ao que ficou conhecido por cultura de cancelamento. Quando alguém usava bom-senso e dizia que nao se podia alterar a visao original do autor ou tentar reescrever a história (caso da Cleopatra) era, no melhor dos casos, imediatamente acusada de racismo, misogenia, homofobia, etc. Em ultimo caso perseguiam-na ciberneticamente até encontrarem algo controverso para lhe destruirem a vida/ carreira. Aconselho-o a procurar na net o concelamento da ex lutadora de MMA chamada Gina Carano.
O mesmo começou a acontecer nas empresas, porque na America a Liberdade sempre foi um valor absoluto e nao se pode restringir as Liberdades do Indivíduo. Entao criou-se um mecanismo chamado ESG para controlar o ambiente de trabalho do indivíduo. Tomei conhecimento disto há 10 anos. ESG tem como objectivo praticas sustentaveis empresariais Environment, Social e Governance. Aqui o Woke manifestou-se no Social onde se criou a sigla DEI (Diverse, Entity e Inclusion). Isto coincidiu com o berreiro dos activistas por haver demasiados homens brancos heterosexuais em posiçoes bem pagas e começou-se a falar em cotas. Há coisa de um ano surgiu um video do CEO da IBM a dizer que tinham de aumentar o numero de latinos e pretos na empresa para 15%, e nao deviam contratar asiaticos porque os asiaticos na industria de tecnologia nao estao subrepresentados. O video está na net, é so procurar.
E agora de certeza que voce está a pensar (e muito bem): “que estupidez” eu contrato o melhor candidato para o cargo, estou-me a cagar se ele é preto, castanho , amarelo , azul , maricas ou mulher. Se o seu bonus de produtividade estiver dependente dessas cotas, acredite que até vem de NY contrata-los a Amadora. E sim os bonus estao dependentes disso, foi o CEO que o disse e está no video. Houve também vídeos de Executivas da Disney a afirmar que colocam conteúdo gay nas produçoes da Disney. Uma delas até diz que é mae orgulhosa de uma criança nao-binaria de 8 anos

. O governo do Biden quis aumentar a inclusao das mulheres nos Serviços Secretos, aquando da primeira tentativa de assassinato do Trump ve-se uma mulher dos SS que nao está em forma e nem consegue enfiar a arma no colder, tal é o nivel de incompetencia. No mes passado a California estava a arder e surgiu um video antigo de uma mulher numa posiçao de topo numa corporaçao de bombeiros a dizer que é a primeira mulher preta lesbica a ocupar aquele cargo e que se o marido de alguém estiver a precisar de ajuda e ela nao tiver força para o ajudar, isso é problema dele (ou seja, ela está ali pq é bem paga, pois nao quer fazer o trabalho). Os vídeos estao todos na net é só saber procura-los.
Deixo-lhe aqui uma historia que se passou comigo numa Multinacional Americana. Quando entrei para lá (ha quase 20 anos) havia um ingles que era o Chefe da Contabilidade para a Europa, Medio -Oriente e Africa. Em 2016 tornou-se o Director do Centro, todos os Managers reportavam a ele para os mais diversos assuntos. Nao era uma posiçao onde se fazia muito, mas tinha uma enorme visibilidade com a Sede em NY. De um momento para o outro foi anunciada a sua saída daquela posiçao. Perguntei-lhe para que posiçao ia e ele disse-me que ainda nao estava decidido pois havia várias hipoteses, mais tarde vi que estava a fazer um trabalho inferior ao meu (um homem cheio de experiencia). Foi substituido por uma mulher Russa, que no primeiro comunicado que fez foi que se ia dedicar a diversidade; eu pensei para mim, mas que diversidade? Diversidade Racial? Estamos na Hungria, o país nunca teve colónias e a única minoria etnica sao ciganos e esses nem acabam o liceu. Diversidade de Género? O rácio de Managers e Team leaders entre homens e mulheres é quase de 1 para 1, e ela é gaja e a pessoa com a posiçao mais alta. Ah espera, deve ser para os LGBT? Mas nao pode ser porque esta empresa tem desde 2007 uma comunidade LGBT antes de LGBT ter sido inserido no léxico.
Tudo isto sao exemplos de woke, e como pode ver nao tem nao tem relaçao com os maluquinhos tele-envangelistas, porque aqui as coisas sao impostas, e quem nao aceita tem processos disciplinares, é despedido ou cancelado etc. E o objectivo é normalizar o anormal, é substituir Caracter por Identidade. Nao contratar alguém por ser preto ou maricas ou mulher é execrável, mas é igualmente execrável contrata-los por causa disso. No entanto existe muita gente a viver muito bem á conta disto, pois tornou-se um negócio. Uma das primeiras ordens do Trump foi acabar com os Directores de DEI em todos os departamento do governo e agencias federais (e acredite que só aí ele deve ter poupado uma pipa de massa).
O movimento anti-vaxer nao é woke, é apenas o culminar da desconfiança que o Americanos tem no governo em geral e na industria farmaceutica em particular. A maioria dos Americanos com quem falo acreditam em vacinas, mas nao na do covid por causa da rapidez com que foi desenvolvida.
Esse é o problema das sociedades atuais no mundo ocidental. Os que não gostam da Liberdade, encontraram uma forma de a matar.
A Liberdade permite tudo, portanto também permite a mentira e a mentira vai gerar dissensão e a partir daí o conflito que vai acabar por minar os países onde existe Liberdade.
O problema é que os fascistas no século XXI vem de esquerda, o mundo ocidental já está minado. Dei-lhe varios exemplos em como a liberdade e tolerancia das democracia ocidentais foram minadas. E continuo a dizer que a eleiçao do Trump foi o resultado das pessoas se terem apercebido disso. Na Europa está a acontecer o mesmo e tem de haver debates sobre estes temas sensiveis, caso contrario vai haver muitos Trumps Europeus e nao sei se serao tao bonzinhos como ele.