Não terá sido um F-15E da USAFE que estava num exercício por cá...?
Também estou curioso em saber mais sobre este incidente supostamente envolvendo um Tornado alemão.
Que eu tenha conhecimento, os dois últimos incidentes supersónicos envolvendo aeronaves estrangeiras ocorreram em 1996. Em Outubro desse ano, durante o curso TLP que decorria em Monte Real, um F-15E da 48th FW passou acidentalmente a barreira do som sobre o concelho de Pinhel, distrito da Guarda, a cerca de 12.500 pés de altitude. Os estragos foram de monta e a tripulação norte-americana recebeu guia de marcha para voltar à RAF Lakenheath.
O segundo incidente supersónico envolveu um F-16A belga da Esquadra 31 "Tigers" a 27 de Maio de 1996. A aeronave (que se encontrava na BA11 no decurso do Tiger Meet) necessitava efectuar experiências de motor para colocar de parte a hipótese de avaria. O problema é que o piloto belga levou o seu caça a passar a barreira do som a uma altitude inferior à recomendada, ao largo da costa alentejana (mais precisamente entre Grândola e Santiago do Cacém) cerca das 14h30. Ao que a FAP apurou, o F-16 da Esquadra 31 violou as regras ao executar o teste supersónico a uma altura inferior à estipulada e assim causou um enorme susto às populações locais que julgaram ter sido outro caça que se havia despenhado, ao exemplo do que sucedera com um Hawk T.1 da RAF no dia anterior na BA11 no decurso das comemorações do aniversário da Força Aérea.
Salvo-erro já este ano, os nossos dois F-16 de QRA tiveram que passar a barreira do som sobre o Alentejo e a uma relativa baixa altitude dada uma "emergência" com um võo comercial que se encontrava a sul de Faro. A FAP não quis esclarecer o porquê do sucedido apenas dizendo que "teria havido necessidade disso dado o teor da mensagem do comandante da aeronave civil em apuros".