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www.defesanet.com.brAeromot analisa abertura de fábrica na China Empresa também projeta avião para a aviação de lazer destinando ao mercado norte-americano
O presidente do Grupo Aeromot, Cláudio Barreto Viana, afirmou no Tá na Mesa da Federasul desta quarta, dia 30 de março, que a empresa fabricante do motoplanador Ximango e do avião de treinamento Guri estuda a abertura de uma fábrica na China. As negociações já existem, mas o empresário aguarda a confirmação da compra de aviões por parte do governo chinês antes de seguir em frente na proposta.
Viana afirmou que a China pretende expandir a sua aviação. "E para isso precisa começar a preparar pilotos", explicou. Conforme o empresário, a Aeromot já informou os valores e o processo de transferência de tecnologia, que receberam aprovação do governo chinês.
Se as negociações evoluírem como o programado, o empresário explicou que a fábrica começaria a funcionar em 2007. Viana adiantou que os aviões da Aeromot - ambos com capacidade para duas pessoas - podem, facilmente, passar por modificações e serem ampliados para quatro lugares, ampliando ainda mais o leque de possibilidades de utilização das aeronaves.
Entre novos projetos da empresa também está a fabricação de um avião para a aviação de lazer, voltado principalmente para o consumidor norte-americano. O modelo deve ser fabricado a partir da estrutura do Ximango e do Guri.
O motoplanador Ximango, um avião de US$ 150 mil, voa em 16 países atualmente. Já foram fabricadas 160 unidades: 67 estão no Brasil e 54, nos Estados Unidos, os principais mercados da aeronave. A Brigada Militar do Rio Grande do Sul utiliza o motoplanador há 16 anos no patrulhamento aéreo. Os governos estaduais do Pará e do Paraná também já compraram modelos do avião.
A Aeromot, que teve receita de US$ 15 milhões no ano passado, deve contabilizar faturamento de US$ 17 milhões em 2005, informou o presidente da empresa. A previsão, adiantou, é fabricar entre 18 e 20 aviões neste ano. Desse total, seis serão do avião de treinamento Guri. O Departamento de Aviação Civil (DAC) comprou 20 unidades para equipar aeroclubes no Brasil. O lote será entregue ao longo de cinco anos, a contar de 2004. Dois foram entregues e já preparam pilotos no Aeroclube do Rio Grande do Sul (Aergs), no bairro Belém Novo, em Porto Alegre.
Formado em Engenheiro de Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Cláudio Barreto Viana realizou diferentes cursos de especialização na área em instituições de ensino e empresas, como na Boeing e Lockeed Aircraft, ambas nos Estados Unidos.
Nascido em Cachoeira do Sul, o empresário trabalhou na área de manutenção da Varig nas décadas de 50 e 60. Também foi consultor no projeto de construção dos aeroportos do Rio de Janeiro, Manaus e Florianópolis.
Em 1967, fundou em Porto Alegre a Aeromot. O grupo é formada pela Aeromot Aeronaves e Motores S.A., um centro de manutenção e revisões de aviões leves que funciona na área do Aeroporto Salgado Filho na capital gaúcha. A Aeromot é homologada pelo Departamento de Aviação Civil (DAC) e Centro Tecnológico da Aeronáutica (CTA) na área de manutenção, incluindo grandes revisões e modificações, para um grande número de modelos de aeronaves, motores, acessórios e instrumentos. A empresa também é distribuidora de aviões e peças da Embraer/Neiva, Lycoming, Continental, etc.
A outra empresa do grupo é a Aeromot Indústria Mecânico Metalúrgica Ltda., que fabrica o motoplanador Ximango (AMT-200) e o avião de treinamento primário Guri (AMT-600). A unidade também projetou e homologou poltronas de aviões para a Embraer e para jatos da Boeing, McDonell Douglas e Fairchild. Os produtos fabricados pela Aeromot são homologados pelas principais agências internacionais