Eu acho que há muita gente aqui a deixar-se levar pelo patriotismo, enquanto há outras que se deixam levar pelo pessimismo. Vamos lá ser realistas.
Sim, numa guerra convencional perderíamos contra os Espanhóis. E a mim muito me custa dizer isto, porque eu pouco ou nada os gramo, mas verdade seja dita. Eles são-nos superiores em número e em diversidade de material. Numa fase inicial da invasão, a primeira coisa que eles fariam era ganhar a superioridade marítima, que seria com certeza assegurada pelos seus Porta-Aviões ligeiros: O Juan Carlos I e o Principe das Asturias. Relativamente ao resto da Armada, prefiro nem falar.
O espaço aéreo seria totalmente dominado. Acredito, no entanto, que ainda seria custoso. No entanto, não esqueçamos que enquanto nós usamos os F-16 para bombardeamento e luta aérea, os F-18 espanhóis poderiam apenas concentrar-se em aniquilar a Força Aérea Portuguesa, enquanto os Matadores realizavam missões de bombardeamento. O pior está lá em baixo.
Em termos de combates no solo, acho que daríamos uma boa dor de cabeça aos espanhóis. As nossas Pandur II que também estão equipadas com um canhão de 105 mm podiam caçar uns quantos tanques castelhanos. Mas a qualidade deles também é elevada. Nós temos a Pandur II, eles o Pizarro. Nós estamos com o Leopard 2 A6 e M-60A3 TTS, eles com o Leopard 2 A4 e 2E. Ainda têm os Centauros. No entanto, o resultado muito dependeria da qualidade das tripulações. Os números ajudam, mas não garantem o sucesso.
Agora claro, que depois de tudo isto, as nossas Forças Especiais entrariam numa fase de Guerra Não-Convencional (guerrilha). Isto iria desgastar as Forças Espanholas, que acabariam por se encontrar desmotivadas e odiadas por nós. Não é fácil lutar contra um rival histórico e ainda mais difícil é invadir o país de um deles! Acabaríamos por ganhar nós, com toda a certeza do mundo. Os espanhóis acabariam por retirar e o seu objectivo de tomar Portugal falharia. Dando um exemplo prático, nós faríamos aos Espanhóis o que os "Talibs" fizeram aos Americanos no Iraque. Uma guerra de desgaste logístico e psicológico levado a tal extremo que os soldados já não queriam estar lá. Era isso que aconteceria com os espanhóis, mas seria pior, dado que as nossas FE estão altamente treinadas e os Talibans não.
Fui voluntário numa altura em que ainda havia o SMO. Nós já estamos dominados, tu tens dúvidas?!
Já reparei que falas muito no facto de teres estado na tropa. A que ramo pertenceste e qual foi a tua especialidade? Relativamente ao facto de estarmos dominados, eu tenho dúvidas. Por favor, ilumina-me acerca desse "domínio"...