Boa tarde,
Uff, voy a pensar "lógicamente"... ¿si yo fuera USA a quien apoyaría?
Portugal me ofrece Lajes pagando un alquiler a cambio de apoyo ante una invasión.....
España me ofrece quedarme con las Azores (se haría una pequeña invasión de marines con el pretexto de defender Lajes...)y seguiría usando Rota (Us Navy-USAF) y Morón (USAF). Mis multinacionales ya cosideran, desde hace años, la Península Ibérica como un solo territorio.....ningún otro pais se vería afectado por el conflicto.
Portugal tiene acceso al Atlántico (que no me hace falta) y no dispone de materias primas.
España tiene acceso al Atlántico (no me hace falta) y al Mediterráneo y controlan el estrecho de Gibraltar....además es un mercado 5 veces más grande para mis productos. La canción "hey Macarena" es española y me han ganado en basket...uhhmmmm pues el $ es el $...me quedo con Spain.Siempre es mejor vender 5 cocacolas que 1.
Esta es la forma con la que "razonan" los USA...el resto son ilusiones. I'm sorry.
Esta é o sonho de alguns espanhóis. É pena que alguns portugueses também a compartilhem.
Com que então Espanha, membro da U.E. e da NATO, poderia invadir Portugal, também um membro da U.E, e da NATO que os Estados Unidos não fariam nada? Estamos a falar de dois países europeus, não de dois países situados num recôndito em África!
Como ficaria a credibilidade dos Estados Unidos perante os restantes membros da NATO, os outros países da Europa e o resto do mundo?
Qual seria a reacção dos outros países europeus?
Portugal, apesar de pequeno e com graves problemas, não é um terreno baldio que se pode ocupar sem mais nem menos. Actualmente, a nível económico, a Espanha e os Estados Unidos ainda não têm grandes razões para sorrir!
Por muito que lhe custe, as Lajes continuam a ser importantes. É certo que em 1990/91, na Guerra do Golfo, e posteriormente, as aeronaves em transito entre os Estados Unidos e a Europa tiveram um maior apoio de meios de reabastecimento aéreo o que lhes permitiu continuar sem ter que aterrar na base para reabastecer, no entanto se tiverem problemas, as Lajes são uma alternativa. A situação mudou e os “novos clientes” passaram a ser os aviões de reabastecimento aéreo. Um ponto no oceano é sempre importante.
Os Estados Unidos utilizam Rota e Morón enquanto quiserem. Só saíram de Torrejón quando bem quiseram.
Desde quando é que Espanha tem “força” para vedar o acesso dos Estados Unidos a Rota e Morón? Os Estados Unidos utilizam Rota e Morón quando e sempre que quiserem. Apesar dos protestos, só saíram de Torrejón quando bem entenderam.
Parece que Espanha não aprendeu nada com Perejil! A Europa já não tolera nações com instintos belicistas e expansionistas!
O estreito de Gibraltar é um ponto de livre passagem, não é controlado por ninguém!
Os Estados Unidos não dependem da eliminação de Portugal, para terem acesso ao mercado Espanhol, nem de Espanha para terem acesso ao Mediterrâneo.
A canção “Hey Macarena” é de um grupo latino-americano, os hispânicos com quem os americanos têm afinidades, são os do continente americano, não são os espanhóis da Europa.
Na única vez em que participou, a Michell Mouton também venceu a subida do Pikes Peak com um Audi Quattro!!!
A filha de um amigo meu foi para os Estados Unidos estudar disse que por lá um interesse crescente em aprender português e uma procura de professores.
(…)se o país ficasse "vermelho", os vossos queridos e grandes aliados iriam invadir as ilhas, ficando com elas, e dando Portugal a Espanha.
(Esta parte não está no artigo, mas quando tiver tempo, e se me lembrar, irei procurar isso e dar um link com mais pormenores)
http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/eua-tinham-planos-para-invadir-os-acores-em-1975_1467523
Em plena guerra-fria os Estados Unidos não podiam ter o acesso ás Lajes comprometido.
Como é que os Estados Unidos se poderiam dar ao luxo de dar um país a outro como se fosse uma esmola?
(…)Quando os russos chegassem a Lisboa…
Quando a França tivesse caído já tudo estava perdido. Logo após o ataque nuclear inicial do Pacto de Varsóvia a alvos por toda a Europa, as coisas já não estariam direitas em Portugal e Espanha.
Os Espanhóis sonham e deliram com conflitos. Comprem um jogo de estratégia e entretenham-se.
Entretanto, aprendam a cozinhar, a tirar cerveja e café também como nós. Informem-se sobre o nosso país e só então falem (bem ou mal) sobre Portugal!
Foi a ignorância que levou George W. Bush a chamar grécios, e não gregos, aos habitantes da Grécia numa visita oficial.
Cumprimentos