Tanta discussão sobre nacionalizações e outras confusões para quê?
Onde param hoje as economias baseadas numa economia planificada pura e dura?
O que aconteceu à economia centralizada dos países de leste?
O que está a acontecer à economia centralizada chinesa?
Com está a economia cubana?
O Estado nunca foi bom motor de uma economia.
Regulador sim, motor não.
Ser o Estado a principal alavanca da economia de um país, cria vícios e dependências que a médio/longo prazo não serão sustentáveis, senão à custa do próprio Estado.
Empresas nacionalizadas?
Os "pérfidos" patrões apenas foram substituídos por outras entidades ainda mais pérfidas, pessoas que só conseguiram lugares de liderança devido à sua militância e côr política.
Sei do que falo, com conhecimento de causa.
Exerci funções durante largos anos, numa empresa do sector tranformador, à altura nacionalizada, e aconteciam coisas incríveis, como um delegado sindical ter mais poder do que o gestor que estava à frente da empresa, convocarem-se greves por "dá cá aquela palha", exigirem-se direitos e mais direitos para os trabalhadores sem lógica e com muito pouca justiça em nome duma pseudo-igualdade, esquecendo-se algo fundamental entre um empregado e um empregador que são os deveres, aliás ainda hoje um pecado capital de qualquer organização sindical... fala-se muito em direitos, nunca se fala em deveres.
Isto são apenas opiniões de quem passou por estas situações e que contribuiu financeiramente durante largos anos para a estrutura da CGTP, através das cotizações sindicais, e que na primeira vez em que um grupo de trabalhadores, por motivos de direito laboral, pediu assistência ao dito sindicato, o desinteresse tanto do sindicato como do representante na empresa foi por demais evidente.
As nacionalizações foram boas para alguns, ...poucos.
Para não falar das centenas de pequenas empresas nacionalizadas na euforia nacionalizadora (passe a redundância) que desapareceram passado pouco tempo, por evidente incapacidade empresarial dos pseudo-gestores nomeados.