Spectral:
Continuaria sim, o luto nacional para quando morrem Portuguêses. De resto, que razão existe para se fazer luto nacional por cidadãos de outros países. Acho que se deve condenar os ataques, demonstrando a nossa solidariadade com as vítimas, mas usar um símbolo de expressão de dor nacional para honrar estrangeiros, que nada têm a ver com a pátria Portuguêsa, não, sou contra.
Ferrol:
Eu tb arranquei uma boa gargalhada ao ler a sua mensagem da troca de versões, e obrigado pelos seus "saludos", são bem recebidos e envio-lhe os meus com a mesma vontade.
Quanto a europa unida, essa para mim já não cai tão bem. Sou mais a favor da europa desunida. E muito mais ainda da ibéria desunida. Talvéz sejá mais a favor de um Portugal e Galiza unidos, isso já me parece algo mais interessante.
E já agora aproveito e pergunto-lhe, não seria melhor para os galegos procurarem obter a independência da Espanha(Castela) e unirem-se a Portugal? Junto a nós vocês poderiam manter a vossa língua, tradições, governo nacional, poderiam mandar eleger galegos para a assembleia da républica, servir no exército Português, e não teriam que ter nenhum receio de serem atacados pelos Portuguêses, ou forçados a usar um idioma diferente do vosso.
Imagino que receberiam da nossa parte um tratamento muito diferente do dos Castelhanos. Aqui seriam nossos parceiros de igual para igual, sem se sentirem como cidadãos de segunda classe, ou algo assim parecido.
Ou se não quiserem ser parte de Portugal, poderiam ser um país independente, mas em conjunto com Portugal debaixo de uma confederação, ou algo assim semelhante.
É que eu penso que em conjunto com os Portuguêses você têm mais chances de manterem a vossa cultura viva do que com os Castelhanos. Eles vão fazer tudo o que puderem para destruir a cultura galega.
Como é vista uma associação a Portugal por parte dos Galegos?