O Harpoon existe há bastentes anos e derivou de um jogo de tabuleiro. Presentemente é uma simulação naval relativamente complexa.
Pode ser jogado em tempo real, e em tempo acelerado (até 1 segudo = 30 minutos).
Na sua versão III, foi por exemplo comprado pelo Dep. de defesa da Australia para ser utilizado em varios sectores, entre os quais a instrução.
É claro que as versões profissionais incluem rotinas especiais de AI, possibilidade de introduzir variantes de combate terrestre, capacidade para efectuar análises de custos, logistica e por aí fora.
A versão que vem numa caixa é mais modesta.
Há dois Harpoon. O classico (mais antigo) e o Harpoon II/III. No entanto, os ultimos desenvolvimentos do Harpoon classico, nomeadamente a sua transformação numa simulação para Windows, tornou-o mais facil de utilizar. Parece que presentemente está à venda (ou prestes a estar) uma nova versão do Harpoon classic, mas não tenho dados sobre as suas vantagens. Sei apenas que foi introduzido o módulo que permite incluir combates terrestres.
O Harpoon, permite a edição da base de dados de armas, o que permite por exemplo que eu tenha colocado as fragatas Vasco da Gama/Perry, com o Phalanx mais recente, e que tenha por exemplo criado os radares Lanza-3D para colocar nos Açores e os submarinos U-209PN, com capacidade para disparar torpedos e misseis Sub-Harpoon.
É este o simulador que utilizo para analisar quais seriam as formas mais baratas e eficazes de obter o controle do triangulo estratégico.
Na última versão a AI está mais sofisticada, e os porta-aviões podem lançar ataques preventivos.
Também tenho em consideração que se podem esgotar as munições (misseis) e por isso não é assim tão facil derrotar os "orientais".
Aliás, até ao momento ainda não foi possível. Mas por um problema que ainda não consegui explicar, há um ponto em que a simulação pura e simplesmente "rebenta". Acho que deve haver algum problema na configuração que dei a alguma base ou navio, mas não sei qual.
Quanto ao E2C Hawkeye, parece-me ser demasiado lento, pelo menos mais lento que o ERJ-145. Quando for possível colocarei aqui alguns screens da batalha contra os bárbaros
Cumprimentos