este assunto é uma palhaçada, pois quando vêm dizer que o taser só pode ser usado após as opções de uso de gás pimenta e força física ter sido esgotadas, é uma besta a vários níveis.
primeiro a nível humano, pois se:
usarmos a força física, o individuo ficara com mazelas por vários dias e possivelmente um ou outro dos elementos da equipe do GISP poderiam ter algum tipo de ferimento;
usarmos o uso de gás pimenta não imobiliza individuo, mas ao invés disso provocando dor nas vias respiratórias e vista e simultaneamente obrigando o a fechar os olhos (o individuo não fica imobilizado e existem indivíduos que neste estado ao invés de ficarem quietos, gesticulam violentamente, podendo se aleijar a eles próprios ou os que de eles se aproxime) e a dor inflingida pelo gás dura vários minutos, existindo o risco de resíduos do gás permanecerem na cela;
usarmos o Taser a dor é momentânea dissipando se imediatamente após o fim do impulso elétrico, tendo como único risco para indivíduos minimamente saudáveis o de se aleijarem na queda e a unica mazela os dois ganchos que se cravam na pele (tipo duas seringas curtas) e incentivando o individuo a cooperar para não levar outra descarga.
(eu posso falar à vontade, pois já estou farto de levar porrada, já levei com gás CN, CS, pimenta e também já levei com descargas de taser)
Depois temos o nivel operacional, pois eu como comandante de homens só enviaria os meus homens aproximarem se de um preso pouco cooperante (o ele tomar a posição que foi mandado não significa cooperação, significa sim não querer levar porrada na altura da abertura da cela) que poderia voltar se para a violência assim que tivesse um dos guardas no alcance dele, se não tivesse nenhuma opção, pois numa situação destas a integridade dos agentes sobrepõe se à do criminoso cadastrado e condenado.
Depois temos o nivel, o gajo é um criminoso condenado que não coopera e agride os guardas.
Finalmente o nível, mundo real, ou seja, as unicas pessoas que possam ficar chocadas com isto, são as que vivem em bolhas douradas ou então vivem no planeta demagogia, teorias ou politiquice, (e ainda existem os que vivem no planeta, coitadinho do assassino, violador e ladrão e maldito policia mal pago para o trabalho que faz que tem que levar constantemente com a escoria da sociedade) pois quem vive no planeta terra compreende e apoia a intervenção do GISP.