Alguma opinião sobre a ultima missão do Arpão?
Uma missão com relevância nacional e internacional?
Uma boa forma de mostrar ao povo (pagante das forças armadas) a relevância desta arma, ajudando a limitar anticorpos políticos numa futura aquisição de novos navios desta categoria?
Ou só mais uma missão de treta?
O Povo com a opinião do senhor Cema e do seu sucessor, já deve querer mais meia dúzia de submarinos...
Saudações
P.S. A missão é relevante e mostra a capacidade da arma submarina. Mesmo com apenas 2 submarinos conseguimos ser os primeiros a colocar um Sub. convencional por baixo do gelo do Ártico (e várias vezes temos os 2 no Mar, ao contrário de países como a Alemanha que chegaram a não ter nenhum, ou a Espanha, que chegou a ter apenas 1). Como os Russos tinham exercícios no Mar de Bering, mesmo tendo em conta a distância, não sei o que teremos captado, pelo menos de trafego de submarinos nucleares (não sei se os russos andarão com submarinos convencionais por aquela zona, mas provavelmente o Arpão "já terá" alguma coisa a dizer neste sentido. Tendo em conta a nossa ZEE e o estado da nossa marinha, cada vez o submarino é um meio de excelência, moderno e à mediada no nosso bolso, sendo relevante em estado de paz como em estado de guerra (neste ultimo caso seria sempre o meio que o inimigo iria procurar e temer, já que o resto está praticamente tudo obsoleto, exeptuando as M, mas mesmo essas tiveram um upgrade ligeiro. As VDG quando muito possuem algum valor na guerra ASW e pouco mais). Isto sim, seria uma declaração lógica e objectiva aos jornalistas televisivos, não "o maravilhoso mundo da popota" como quiseram passar a ideia.
https://agriculturaemar.com/nuno-melo-acompanha-regresso-do-submarino-arpao-apos-missao-historica-no-arctico/ Infelizmente e mais uma vez, temos aquela chegada pomposa com o CEMA e o MDN (foram na missão, ou apanharam boleia à entrada do Tejo?
), e as declarações do próprio CEMA e do seu cada vez mais sucessor, do está tudo bem, e somos muito bons e temos uma arma submarina de excelência. Com 8 Subharpoon e 24 torpedos distribuídos por 2 submarinos devemos ir longe (mas isto é das tais coisas que não se pode dizer e deve ser top secret, sendo que, o que está a dar é a fanfarronice e a pomposidade). Sorte, é o Pivô não perceber peva disto e perguntar com tantos torpedos e misseis, quanto tempo a "arma submarina de exelência" aguentava numa guerra...
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/defesa/detalhe/governo-reserva-71-milhoes-para-modernizar-torpedos-dos-submarinos Os submarinos Tridente e Arpão chegaram às mãos da Marinha portuguesa em 2009 e 2010, respectivamente, embora o Governo já tivesse comprado 24 torpedos Black Shark em 2005 (uma vez que se esperava que os submarinos fossem entregues mais cedo) por 42 milhões de euros. Cada um dos submergíveis pode ser equipado com 12 destes torpedos.
https://www.defensa.com/edio-brasil/submarinos-portugueses-com-misseis-ainda-este-anoA Marinha Portuguesa poderá receber ainda este ano os 8 mísseis anti-navio UGM-84G Sub-Harpoon Block II para armar os dois submarinos 209PN da Classe Tridente que formam a 5ª Esquadrilha de Submarinos.