Alpha-Jet

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pedro

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Alpha-Jet
« em: Janeiro 07, 2006, 08:46:00 pm »
Caros amigos eu abri este topico para saber mais informacao sobre os Alphajet.
Tambem gostaria de saber as vossas opinioes sobre se os novos F16 am/bm sao os substitutos ideiais para os Alphajet?o se seria melhor outro tipo de avioes?
cumprimentos e espero as vossas opinioes.
 

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Nuno Bento

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« Responder #1 em: Janeiro 09, 2006, 12:32:08 am »
"Dassault/Dornier Alpha-Jet
Motor:

Dois TURBO-FAN LARZAC 04-C20 debitando 3.172 lbs de impulso, cada um.


Dimensões:

Envergadura.................. 9,11 m
Comprimento.................. 12,91 m


Performances:

Velocidade máxima.......... 1.160 Km/h
Alcance maximo.............. 2.600 Km
Autonomia maxima........... 03H00
Tecto de serviço............. 50.000 fts
Distancia de descolagem... 400 m
Distancia de aterragem..... 520 m
O DASSAULT/DORNIER ALPHA-JET é um caça-bombardeiro subsónico, bilugar e que pela sua concepção apresenta características de versatilidade que o tornam particularmente adaptado para a execução de operações de apoio aéreo ofensivo e de apoio às forças de superfície bem como para a instrução avançada em aviões de caça e conversão operacional, podendo utilizar várias configurações de armamento. A forma como esta aeronave está equipada confere grande eficácia no planeamento e execução de missões. O "Head-up-display" permite ao piloto receber a informação necessária de vários sistemas sem ter que desviar a atenção do espaço exterior. Os computadores de Tiro e Navegação são bastante precisos e permitem uma grande flexibilidade na execução das missões de ataque. A utilização do computador "AFA" visa simplificar e concluir com rapidez e eficiência o planeamento de uma missão. Existem ainda, outros equipamentos que visam proporcionar ao tripulante capacidade de sobrevivência em combate. O ALPHA-JET é operado pela Esquadra 103 da Base Aérea de Beja- BA11."

No que respeita ao treino de conversão operacional não existe nenhum aparelho actualmente na fap para substituir o Alpha Jet,  quanto a função de caça bombardeiro penso que os F-16 complementados por uma asquadra de helicopteros de ataque apache seriam uma escolha muioto mais eficaz.
 

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Re: Alphajet
« Responder #2 em: Janeiro 09, 2006, 03:47:45 am »
Citação de: "pedro"
...gostaria de saber as vossas opinioes sobre se os novos F16 am/bm sao os substitutos ideiais para os Alphajet?o se seria melhor outro tipo de avioes?...


Tendo em conta que a capacidade da ataque dos nossos AlphaJet configurados com 2 depósitos de combustível é praticamente nula, um F-16A mesmo sem MLU é um óptimo substituto. :wink: !


Cumptos
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pedro

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« Responder #3 em: Janeiro 15, 2006, 01:14:20 am »
Obrigado pelas vossas respostas.
cumprimentos
 

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Johnnie

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« Responder #4 em: Janeiro 15, 2006, 08:52:59 pm »
O Alpha Jet em relação ao FIAT G-91 representou um salto tecnológico a todos os niveis sem duvida.

Foram cedidos 50 como contrapartida pela utilização da base de Beja pela Lufwaffe.

Actualmente cerca de 20 devem estar operacionais e continuam a ser belos aparelhos de treino avançado, embora a sua carreira tenha sempre sido ofuscada pelo magnifico Bae Hawk.

Apresenta como vantagens manutenção simples e barata, capacidade de operar de pistas curtas (600 mts) e capacidade de transportar um certo numero de armamento ligeiro, mas sendo na sua genese e função principal em avião de treino.
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

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Spectral

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« Responder #5 em: Janeiro 15, 2006, 09:25:32 pm »
Não gostava de ser piloto de A-Jets na Luftwaffe nos anos 80 caso a 3ª Guerra Mundial eclodisse. Nem dos Fiats que eles ainda operavam nessa altura :roll:
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

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Johnnie

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« Responder #6 em: Janeiro 15, 2006, 10:20:45 pm »
Na Luftwaffe e caso eclodisse uma 3ª Guerra, uma das suas principais tarefas seria dar caça aos "Hinds" do pacto de varsóvia.
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TOMKAT

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« Responder #7 em: Janeiro 16, 2006, 12:02:30 am »
Citação de: "Johnnie"
O Alpha Jet em relação ao FIAT G-91 representou um salto tecnológico a todos os niveis sem duvida.

Foram cedidos 50 como contrapartida pela utilização da base de Beja pela Lufwaffe.

Actualmente cerca de 20 devem estar operacionais e continuam a ser belos aparelhos de treino avançado,....


Johnnie pelas informações que já circularam, aqui pelo fórum nem metade desses 20 devem estar operacionais por falta de peças de substituição, a não ser que tenham entretanto renovado o stock de sobresselentes. :?
IMPROVISAR, LUSITANA PAIXÃO.....
ALEA JACTA EST.....
«O meu ideal político é a democracia, para que cada homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado»... Albert Einstein
 

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PereiraMarques

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« Responder #8 em: Janeiro 16, 2006, 12:55:52 am »
A Alemanha ainda tem umas boas dezenas de Alpha Jet para vender...haja dinheiro :?

Cumprimentos
B. Pereira Marques
 

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sturzas

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« Responder #9 em: Janeiro 16, 2006, 02:26:13 am »
PARA ALPHA-JET... NÃO...
NA PAZ E NA VIDA... QUE RESERVA TÃO CALMA E TRANQUILA... MAS SE OUVIRES O TROAR DA GUERRA... ENTÃO IMITA O TIGRE...
 

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« Responder #10 em: Janeiro 16, 2006, 05:39:48 am »
Citação de: "Johnnie"
O Alpha Jet em relação ao FIAT G-91 representou um salto tecnológico a todos os niveis sem duvida...

Sem dúvida, já que estamos a falar de aeronaves com 20 anos de diferença. O contrário é que não seria de esperar... :?


Citação de: "Johnnie"
Apresenta como vantagens manutenção simples e barata, capacidade de operar de pistas curtas (600 mts) e capacidade de transportar um certo numero de armamento ligeiro...

No papel poderá ser importante mas na realidade é como referi atrás:
Citar
...a capacidade da ataque dos nossos AlphaJet configurados com 2 depósitos de combustível é praticamente nula...


Que cenários bélicos poderão existir onde a capacidade bélica do AlphaJet possa ser uma mais-valia?! :?


Resumindo, não consigo encontrar argumentos suficientes para não considerar o AlphaJet apenas como a melhor opção do ponto de vista puramente económico para substituir 3 frotas de aeronaves na FAP.


Cumptos
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TOMKAT

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« Responder #11 em: Janeiro 16, 2006, 12:03:08 pm »
A questão que se deve colocar é qual o tempo de "vida útil" que resta aos nossos Alphajet.
Está já assumido há muito que apenas se vão dedicar ao treino avançado dos Pilav da força Aérea, sendo substituidos nas missões de combate pelos F16.
Pelas informações que correm muitos estão a ser canibalizados para manter uns poucos a voar, com a consequente redução drástica da frota.

Se não se aquirir material sobresselente para efectuar uma manutenção eficaz aos Alphajet, daqui a uns tempos apenas restarão umas carcaças inúteis. :P
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Johnnie

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« Responder #12 em: Janeiro 16, 2006, 04:42:58 pm »
A Força Aerea Belga tb usa o binómio Alpha Jet + F-16 MLU, se vamos manter estes ou não é uma decisão politica.

Ou se mantem os Alphas até aos limites possiveis (Provavel)

Ou deixamos de ministrar treino avançado em Portugal, recorrendo a outro pais aliado ( Acho que os pilotos dos vipers Italianos recorrem á Força Aerea Turca por exemplo)

Ou adquirimos novos aparehos para o efeito (Hawk por exemplo)

É uma questão de escolha...
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pedro

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« Responder #13 em: Janeiro 16, 2006, 05:20:30 pm »
que tipo de aviao e o Hawk?
cumprimentos
 

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Miguel

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« Responder #14 em: Janeiro 16, 2006, 06:06:39 pm »
Os nossos Alphajet podem ainda ter uns 15/20 anos de vida.

Penso que vamos manter uns 18 aparelhos na Esquadra 103 e Asas de Portugal.