Saudações guerreiras.
AMX vs F-16.
Preços :
AMX-T : 26 milhões de $ por unidade (baseado no negócio proposto à Eslováquia há já alguns anos)
F-16 MLU (usado) : 10 milhões de $ por unidade (negócio Holanda-Chile) incluindo revisão geral das aeronaves, aplicação do FALCON STAR nos Vipers que não o tinham e contratos de logística, treino etc.
Vale a pena continuar para uma comparação operacional ?
Caro Spectral, olhe que se formos por aí, em relação aos custos aquisição/uso, acho que o AMX venceria sempre, se á partida ambos tiverem a mesma vida útil, num prazo de 25 anos, por exemplo, ou até menos possivelmente.
Nesta comparação, tal como em qualquer outra que envolva os dois para comparar, está sempre, á partida, ganha pelo AMX. Repare que não é por ser mais caro ao princípio que o AMX deixará de ser competitivo (neste item, claro). Ele é mais caro, sem dúvida, mas no fim quem ri melhor é o AMX. O F-16 será sempre bem mais oneroso de manter e em relação a isso não há nada a fazer.
Agora, no que diz respeito á relação custo/benefício, nisso o F-16 será sempre o vencedor.
Papatango:
Mas eu acho que embora nada no horizonte aponte para uma agressão externa ao nosso país, nós poderiamos ter a ganhar em termos um avião AMX "brasileiro", dedicado mais a ataque ao solo, já que nem teremos helis de ataque, do estilo Apache ou outro no GALE ou na FAP.
E poderia ser um excelente instrumento para atacar eventuais incursões inimigas, desde que previamente se assegurasse um mínimo de supremacia aérea, através dos F-16 e seu futuros substitutos.
Daí que eu proponha o AMX para atque ao solo, e que em tempos de paz (que todos esperamos que se mantenham) sirvam para treinador avançado.
Mesmo que não se vislumbre nenhuma ameaça externa iminente, não significa que o país tenha que estar de tanga :idea: . As próprias cores e vernizes aplicados nos aviões vêm já preparadas com essa finalidade. Não esquecer o vidro de cor amarelada, também. É muito importante nessa função e protegem também a tripulação contra as ondas electromagnéticas, neste caso utilizados também nos Prowler
(***).
(***) Avião de guerra eletrónica
Nos nº 4 e 5 isso já é tecnicamente possivel há anos. Mas isso não tem nada a ver com furtividade.
Os russos testaram equipamentos a bordo de aviões de combate convencionais em que os tornavam mais furtivos através de uma nuvem de plasma, tipo campo de forças, escudo iónico/magnético percorrendo todo o avião, mas creio que foi abandonada ou então estão a amadurecê-la.
A saída com as tubeira orientáveis só é utilizada operacionalmente, neste momento por aviões de origem russa, da família Su-27. Já existem missíeis com orientação vetorial, também. Quer de origem russa quer de origem americana. Por acaso não sei se os franceses têm algo parecido. Os americanos, em resposta aos aviões com TVC- Thrust Vectoring control (acho que é assim que se designa, para aos aviões com tubeiras orientáveis) intoduziram isso nos misséis tornando-os ainda mais eficazes e letais.
O próprio avião não é penalizado por excesso de peso, pois as tubeiras orientáveis são baseadas em mecanismo hidráulicos e requerem materiais especiais e caríssimos de obterem, manutenção igualmente complicada e onerosa, também . Tirando os contras o avião em dog-fight tem muito mais probabilidades de êxito do que um sem TVC. As tubeiras orientáveis dão ao avião a possibilidade de fazer manobras impossíveis em relação a um que não a tem. A morte é quase, quase, quase certa para o adversário. Azares da vida.
Aqui vão umas fotos de uma versão mais musculada do Alphajet que o Egipto adquiriu, a SM1 e mais tarde SM2.
Vejam o míssil, um Magic.
Será treta ou é mesmo verdade? Um AM39 Exocet!!! UAU
É mesmo verdade. Atualmente estes são os mais sofisticados Alphajet.
(Outra vez o Magic. Será este o II?)
Cumprimentos