Actualmente, se o F-22 é brutalmente caro, a culpa é do Congresso que foi sempre ameaçando acabar com o programa, e que cortou no número de unidades.
Outra consequência desta pressão do Congresso foi, por um lado, a transformação do F-22 em F/A-22, dando-lhe uma capacidade multi-missão que soa melhor aos ouvidos dos políticos nestes tempos de pós-guerra fria; e por outro, a diminuição das capacidades ar-ar dos F-35 (estes sim é que se deviam chamar F/A-35, ou mesmo A-XX), que na prática se tornaram mais um "bomb truck" do que outra coisa (são o verdadeiro sucessor do A-7 na USN). Assim, o Congresso já não podia argumentar que bastaria comprar o F-35, porque este teria que ser complementado com o F-22 para garantir a supremacia aérea.
Isto é uma coisa de que infelizmente as pessoas ainda não se aperceberam (particularmente os países que estão a pensar ter frotas apenas com F-35 - caso de muitos dos utilizadores europeus do F-16 - Portugal incluido). O F-16, quando foi concebido, era um caça para missões ar-ar, de curto alcance, diurno, e com bom tempo, com uma capacidade ar-solo secundária; com o tempo foi ganhando cada vez mais capacidades - all weather, BVR, SEAD, etc... O F-35 não é, por isso, uma repetição do F-16 - estruturalmente não é tão adequado às missões de supremacia aérea, o que provocará, no futuro, um défice de capacidades (já para não falar do stealth, que não é uma característica totalmente inerente ao avião - quero ver o que vai acontecer quando os radares conseguirem detectar o F-35...)
Sendo assim, tenho grandes duvidas que o Raptor esteja verdadeiramente ameaçado.
Quanto ao preço, é caro, mas os EUA podem pagar
Esperemos é que haja mais encomendas do EF2000 para que os custos começem a descer...