Boa Tarde a todos.
Cá vou eu para a minha 1ª participação neste Fórum.
Considero este tema e quaisquer outros ligados à aquisição de equipamento militar quase um exercício de ficção científica, quer pela pouquíssima importância que os nossos políticos atribuem a este tema quer pela aparente falta de capacidade financeira para a sua concretização.
As nações mais ricas, assim que lançam à água novos navios iniciam todo um processo de estudo da geração seguinte. Nós por cá vamos ao mercado ver o que há.
As OHP são um péssimo negócio.
De facto toda a família Meko parecem-me ser a mais adequada, quer em termos de eficácia nas suas missões, quer na flexibilidade do projecto (em termos de armamento, sensores, propulsão, etc.) quer na possibilidade de transferência de tecnologia. Este último aspecto é para mim fundamental, a capacidade de produzir sistemas de armas é fundamental para a afirmação da soberania nacional, além do forte contributo que pode dar à economia. Exemplos disso são a Suécia, a Bélgica, a Áustria, a Holanda que não possuindo forças armadas muito relevantes estas são de qualidade e as respectivas indústrias bélicas são actividades económicas importantes.
Além disso uma troca de tecnologia podia ser facilitada já que o construtor da família Meko é o mesmo estaleiro que nos deu as corvetas Batista de Andrade e João Coutinho, as fragatas Vasco da Gama e irá fornecer os submarinos. Já existe pois uma longa ligação.
Não sei se já conhecem este site mas tem imensa informação sobre quase todos os sistemas de armas da actualidade:
http://www.deagel.com/