Oficinas de Matosinhos já recuperaram 50 carruagens. CP transportou mais 12,8 milhões de passageiros em 2024Susana Pinheiro
As Oficinas de Guifões da CP começaram a funcionar há cinco anos. As 50 carruagens renovadas no complexo nortenho passaram a circular nas linhas do Douro, Minho e Beira Baixa.Carruagens Arco restauradas nas Oficinas de Guifões da CPMeia centena de carruagens já foi recuperada nas Oficinas de Guifões da CP – Comboios de Portugal desde a reabertura, em 2020, daquele complexo em Matosinhos, passando a circular nas linhas do Douro, Minho e Beira Baixa e reforçando a oferta de comboios para responder à crescente procura de passageiros. “Os dados provisórios de 2024 apontam para mais de 185 milhões de passageiros transportados [no país], mais 12,8 milhões que no ano anterior“, contabiliza o presidente do Conselho de Administração da CP, Pedro Moreira.
Em seis anos a CP registou um aumento de 46% do número de passageiros, tendo por base os 126,2 milhões transportados em 2018. A adesão ao transporte ferroviário em Portugal tem sido, por isso, cada vez maior, garante a empresa.
“Com o material circulante que tem sido recuperado, não só em Guifões, mas também nas oficinas de Contumil, do Entroncamento e do Barreiro, temos conseguido aumentar a capacidade de transporte de passageiros e disponibilizar um melhor serviço aos nossos clientes”, sublinha o presidente do Conselho de Administração da CP, citado num comunicado.
Carruagens Arco restauradas nas Oficinas de Guifões da CPPedro Moreira vinca mesmo que “sem esta aposta na recuperação, modernização e reposição ao serviço de material circulante que se encontrava inoperacional, não teria sido possível dar resposta ao grande aumento da procura que se registou nos últimos cinco anos”.
Em 2020, a CP investiu 2,5 milhões de euros na recuperação e no reequipamento das instalações das Oficinas de Guifões que estavam inoperacionais. Também empregou 79 pessoas que passaram a restaurar carruagens e a fazer revisões gerais de várias tipologias de automotoras e outras intervenções pontuais.
Neste período foram restauradas 13 carruagens Schindler, que fazem serviço regular na Linha do Douro e serviços especiais na Linha da Beira Baixa; 14 carruagens Sorefame que asseguram igualmente o serviço regular na Linha do Douro; e 23 carruagens Arco que fazem a ligação inter-regional da Linha do Minho assim como entre Valença e a Figueira da Foz.
Com o material circulante que tem sido recuperado, não só em Guifões, mas também nas oficinas de Contumil, do Entroncamento e do Barreiro, temos conseguido aumentar a capacidade de transporte de passageiros e disponibilizar um melhor serviço aos nossos clientes.
Pedro Moreira
Presidente do Conselho de Administração da CP
“A CP tem procurado assumir-se, cada vez mais, como operador estruturante da mobilidade interna e líder do mercado do transporte de passageiros, contribuindo para a coesão territorial e para a sustentabilidade económica, social e ambiental do país”, destaca a empresa na mesma nota enviada às redações.
Pedro Moreira enaltece ainda a contribuição dos colaboradores para o sucesso da empresa. “É graças ao empenho, dedicação e profissionalismo dos nossos trabalhadores, em todas as áreas da empresa, que a Comboios de Portugal continua a crescer e a oferecer um serviço cada vez de maior qualidade a todos os portugueses”, conclui.
Oficinas da CP, em Guifões (Matosinhos)https://eco.sapo.pt/2025/01/15/oficinas-de-matosinhos-ja-recuperaram-50-carruagens-cp-transportou-mais-128-milhoes-de-passageiros-em-2024/?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques