Resolvi efectuar uma outra FAP segundo a minha visão.
Abertura da BA3 - Tancos com:
» Esquadra 501 - 6 C-130H Hércules
» Esquadra 552 - 18 Allouettes III
» U.A.L.E. - 10 NH-90 T.T.H.
BA5 - Monte Real
» Esquadra 201 - 20 F-16 (MLU???)
» Esquadra 301 - 20 F-16 (MLU???)
» Esquadra 103 - 20(?) Alpha Jet
BA6 - Montijo
» Esquadra 601 - 5 P-3C Orion
» Esquadra 502 - 12 C-295
» Esquadra 751 - 12 EH-101 Merlin
» E.H.M. - 5 Super Lynx
AM3 - Madeira
» destacamentos de F-16, C-295 e EH-101.
AM4 - Açores
» destacamentos de F-16, C-295 e EH-101.
Agora antes que me batam com a moca dos pregos
vou explicar o porquê de algumas das coisas que referi:
Inspirei-me na organização da FAP nos anos 80 em que a instrução não estava toda junta em Beja mas sim separada pelas bases como a instrução de jactos em Monte Real, e a aviação de carga em Tancos.
Tornei as bases mais especificas, a BA3 tem como função apoiar forças terrestres, escolhi Tancos devido à presença dos paraquedistas ai, tive algumas duvidas entre por o C-130 ou o C-295 em Tancos mas acabei por decidir pelo C-130 já que o C-295 possui versões de vigilância marítima e faz destacamentos de transporte inter-ilhas nos Açores e Madeira logo é mais virado para acções sobre o mar, simultaneamente o C-130 está mais vocacionado para missões tácticas em teatros de operações de risco (Afeganistão), logo mais virado para apoiar forças terrestres.
Sou contra a formação de duas unidades a usar a mesma aeronave, refiro-me ao substituto do Allouette, deve permanecer só uma unidade, talvez uma unidade mista FAP-exército, ou então totalmente FAP ou totalmente exército, mas mesmo sendo só do exército continua a formar pilotos para a Armada e para a FAP (EH-101).
A base de Monte Real apoia tanto as forças terrestres com CAS como forças maritimas com TASMO.
Fechei Beja, ou então pode tornar-se num Aerodromo de Manobra como em Ovar o AM1.
Como é facilmente perceptivel quase não alterei o numero de aeronaves que possuimos ou pensamos possuir nem os tipos de aeronaves, este exemplo de FAP é principalmente a nivel da localização.
edit: esqueci-me da esquadra 101 com os Epsilon, esta retorna a Sintra, que é onde foi o seu inicio, como a BA1 fecha esta esquadra fica atribuida à Academia como está actualmente a esquadra dos Chipmunk.