Viva!
Não te posso responder a isso, não sei! Lamento.
Mas estás a queimar. Tens de treinar mais. Se não consegues baixar, pode-se estar a dar o caso de não estares com o método de treino mais ajustado à tua pessoa. Se conheceres algum professor de educação física, pergunta-lhe, pede-lhe conselhos.
Já fiz as minhas provas de admissão há 17 anos. Não me lembro de quase nada. Mas julgo que os mil metros são feitos em grupo. Isso torna a coisa “mais” fácil se forem todos mais rápidos do que tu, já que basta segui-los. Por outro lado, se forem todos mais lentos que tu, podes estar metido numa carga de trabalhos, porque a tua tendência vai ser acompanhar os outros. Quando começares a tua prova, impõe o teu ritmo habitual, tenta abstrair-te do que te rodeia. Depois de dares uma volta ao estádio, observa a situação. Se vires que os outros estão a ficar para trás, já sabes que tens de te desunhar. Se vires que há pessoal à tua frente, tenta sempre chegar junto deles, mas sempre controlando o tempo e o teu esforço. Leva um relógio com cronómetro e vai controlando o tempo.