Do ponto de vista do Interesse Nacional Boliviano, Evo Morales é um Patriota.
Porque motivo a riqueza mineral e energética da Bolivia há-de sair do País a troco de uma esmola, sendo o grosso do lucro amealhado por Empresas estrangeiras?
Num cenário ideal, 100% do Gás e minérios da Bolívia seriam extraídos por Empresas Bolivianas para que 100% do lucro fique no País.
O Gás é Boliviano, quem o pretender, que pague.
Claro que com a típica corrupção e traição por parte de indivíduos que vendem o País a troco de umas migalhas, fenómeno bastante recorrente na America Latina, e noutros pontos do Globo mais vulneráveis.
O cenário ideal não sendo possível (Ou seja, A Bolívia não tendo AINDA a capacidade industrial e tecnológica de desenvolver tais projectos independentemente), então é fazer como Evo Morales acaba de fazer, forçando as Empresas Estrangeiras a pagar 50% de imposto , em vez de 18%.
E parece-me que o valor até está baixo. Sendo o Gás 100% Boliviano, sai do País e somente 50% do lucro fica na Bolívia.
E um indivíduo que se considere Latino, tem é que aceitar esta medida como positiva, pois o sucesso de qualquer país Latino, é do interesse de todos os Latinos.
Para que um dia os "gringos" engulam as palavras de desprezo pelos povos Sul Americanos.
P.S. - Eu suspeito que o Brasil nunca veria com bons olhos, que por exemplo 100% da produção nacional de açúcar estivesse em mãos estrangeiras. E não se pode culpar a Bolívia por não querer financiar as necessidades energéticas do Brasil a preço de desconto, tendo a Bolívia ainda por cima tanta miséria. Tal como o Brasil em situação idêntica nunca aceitaria.